A POLÊMICA NOVELA DO ESTALEIRO EISA EM ALAGOAS

ROBERTO RAMALHO É JORNALISTA, ADVOGADO, RELAÇÕES PÚBLICAS, ARTICULISTA, E FUNCIONÁRIO PÚBLICO

DURANTE A COMEMORAÇÃO DO DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (15), O GOVERNADOR TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB) REAGIU COM INDIGNAÇÃO AO SER QUESTIONADO, SOBRE OS RECURSOS PARA A INSTALAÇÃO DO ESTALEIRO EISA EM ALAGOAS. AFIRMOU ELE BASTANTE IRRITADO COM UMA PERGUNTA FEITA POR UM RADIALISTA: “É INCRÍVEL COMO TORCEM CONTRA O ESTALEIRO” E. MOSTRANDO-SE IRRITADO DISSE: “ESTAMOS AQUI PARA COMEMORAR O “DIA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA”, COMPLETOU DURANTE EVENTO NA CIDADE DE MARECHAL DEODORO.

MESMO NÃO TENDO APRESENTADO DETALHES SOBRE O FINANCIAMENTO DO EMPREENDIMENTO QUE DEVERIA JÁ TER SIDO INSTALADO NO PONTAL DO CURURIPE, EM FACE DE SUA INCOMPETÊNCIA E DE SEUS ASSESSORES DIRETOS, E QUE ESTARIA ORÇADO EM CERCA DE R$ 1,5 BILHÃO, O GOVERNADOR TEOTONIO VILELA AFIRMOU QUE O EMPRESÁRIO GERMAN EFROMOVITCH HAVIA LHE GARANTIDO QUE A CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO NO ESTADO SERIA FEITA NO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO (SIC!).

SOBRE O FATO DE O GOVERNADOR PERDER O FINANCIAMENTO SOCICITADO À MARINHA MERCANTE POR ESTE TER EXPIRADO, EXPLICOU QUE O FINANCIAMENTO APENAS TERIA SIDO CANCELADO, MAS LEMBROU QUE PODERÁ SER FEITO UM NOVO PEDIDO.

ASSIM SE JUSTIFICOU O GOVERNADOR: “O CANCELAMENTO DA AUTORIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO PARA O ESTALEIRO EISA PELO FUNDO DA MARINHA MERCANTE OCORREU PORQUE EXPIROU O PRAZO DESSA SOLICITAÇÃO. O EMPRESÁRIO GERMAN EFROMOVICH JÁ ESTÁ PROVIDENCIANDO UM NOVO PEDIDO. ISSO FAZ PARTE DO PROCESSO BUROCRÁTICO EXIGIDO PELO FUNDO. O FINANCIAMENTO É JUNTO AO BNDES E PARTE DOS RECURSOS EMPREGADOS NO EISA ALAGOAS VIRÁ DAS PRÓPRIAS EMPRESAS DE GERMAN”, DIVULGOU EM NOTA NA AGÊNCIA ALAGOAS.

AINDA SOBRE O ASSUNTO, EM NOTA DIVULGADA NO PORTAL OFICIAL DO GOVERNO, O GOVERNADOR TEOTONIO VILELA COMENTOU A DEMORA PARA A CONCESSÃO DA LICENÇA AMBIENTAL: “A DOCUMENTAÇÃO RESTANTE EXIGIDA AO EISA PELO IBAMA, PARA QUE SEJA DADA A LICENÇA AMBIENTAL, DEVERÁ ESTAR SENDO ENCAMINHADA ATÉ O FINAL DE JANEIRO DE 2012. A CONSTRUÇÃO DA OBRA EM CORURIPE ESTÁ PROGRAMADA PARA INICIAR TÃO LOGO ESSA LICENÇA SEJA CONCEDIDA. ACREDITO QUE ISSO OCORRERÁ NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO PRÓXIMO ANO”.

HÁ, HÁ, HÁ! MAIS UMA LADAÍNHA CONTADA PELO GOVERNADOR TEO VILELA. TODA VEZ QUE ELE VAI A BRASÍLIA BEIJAR A MÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, ELE ACABA AMARELANDO E NÃO TEM CORAGEM DE PEDIR PARA QUE ELA MANDE O PRESIDENTE DO IBAMA KURT TRENNEPHOL A CONCEDER A LICENÇA AMBIENTAL DEFINITIVA.

SE FOSSE COMIGO EU SÓ SAIA DE BRASÍLIA QUANDO ELE RECEBESSE ESSA AUTORIZAÇÃO, OU SEJA, A LICENÇA DEFINITIVA.

TODOS OS OUTROS ESTADOS ONDE OS JÁ ESTALEIROS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS COMO É O CASO DE PERNAMBUCO, SANTA CATARINA, ESPÍRITO SANTO E RIO GRANDE DO SUL, AS OBRAS JÁ ESTÃO A PLENO VAPOR, E DENTRO DE POUCOS MESES ESSES ESTALEIROS ESTARÃO LANÇANDO SEUS NAVIOS NOS MARES DO BRASIL E DO MUNDO.

SE ELE TIVESSE A CORAGEM DE ME LEVAR, E COMO EU CONHEÇO O KURT, GARANTO QUE ARRANCARIA DELE ESSE LICENCIAMENTO, POIS ARGUMENTOS EU TENHO PARA CONVENCÊ-LO. E EMBORA SEJA ADVOGADO E ESPECIALISTA EM DIREITO AMBIENTAL, NÃO COBRARIA NENHUM TOSTÃO DO GOVERNO DO ESTADO, APENAS MINHA PASSAGEM AÉREA, MINHA HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO.

PORÉM, COMO NÃO SOU CONHECIDO POR ELE, NÃO SOU CONSIDERADO JURISTA, E NEM SOU AMIGO DO REI, POUCO ELE ESTÁ SE IMPORTANDO COM ISSO.

TAMBÉM TEM O FATO DE EU SER UM CRÍTICO DE SEU GOVERNO, EMBORA RECONHEÇA QUE ELE TEM REALIZADO BOAS AÇÕES E É UM POLÍTICO ESFORÇADO. O PROBLEMA É QUE ELE NOMEOU MAIS DE CINCO MIL PESSOAS PARA EXERCEREM CARGO DE COMISSÃO E A TOTALIDADE É TOTALMENTE DESPRAPARADA E INCOMPETENTE, E É INDICAÇÃO DE POLÍTICOS AMIGOS DELE.

QUEM É CURT TRENNEPHOL

CURT TRENNEPHOL É ADVOGADO, E ANTES DE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO IBAMA, OCUPOU VÁRIOS CARGOS DENTRO DO ÓRGÃO AMBIENTAL DESDE 1990 E SEMPRE FOI CONSIDERADO UM EXCELENTE TÉCNICO, E UMA AUTORIDADE EM DIREITO AMBIENTAL.

EMBORA TENHA PRATICAMENTE JOGADO FORA METADE DE SUA REPUTAÇÃO COM A CONCESSÃO DO LICENCIALENTO DEA USINA DE BELO MONTE, O PRESIDENTE DO IBAMA PARACE NÃO TER LIGADO MUITO PARA O ASSUNTO, APÓS CONCEDER ENTREVISTA AO PROGRAMA “60 MINUTOS” DA TV AUSTRALIANA RECENTEMENTE.

PERGUNTADO PELA JORNALISTA ALLISON LANGDON SE SEU TRABALHO NÃO ERA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE ELE SAIU COM ESSA PÉROLA: “NÃO, MEU TRABALHO É MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS”.

AI A JORNALISTA AUSTRALIANA FOI MAIS INCISIVA E QUESTIONOU O PRESIDENTE DO IBAMA SOBRE QUEM CUIDA DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL, SE O ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR ISSO NÃO O FAZ.

SUA RESPOSTA FOI DE QUE O PAÍS PRECISA DE ENERGIA E QUE NENHUMA TRIBO SERIA TINGIDA E QUE NENHUM RIO IRIA SECAR.

COMO SE SABE, O PROJETO DA USINA DE BELO MONTE SERÁ RESPONSÁVEL PELA SAÍDA DE NO MÍNIMO 20 MIL PESSOAS DA REGIÃO EM CONSTRUÇÃO ONDE SE SITUARÁ A HIDRELÉTRICA E QUE APROXIMADAMENTE 100 KILOMETROS DE RIO IRÃO SECAR.

MAS O PIOR DA ENTREVISTA ESTAVA POR VIR QUANDO SEM SABER QUE O MICROFONE ESTAVA LIGADO DISSE:

CURT TRENNEPLHOL: “VOCÊS TEM OS ABORÍGEMES NA AUSTRÁLIA E NÃO OS RESPEITAM”.

FOI ENTÃO QUE A JORNALISTA ALLISON LANGDON RESPONDEU: “ENTÃO VOCÊ VAI FAZER COM OS INDÍGENAS BRASILEIROS O QUE NÓS FIZEMOS COM OS ABORÍGENES”?

E O DR. CURT TRENNEPHOL SAIU-SE COM A SEGUINTE RESPOSTA: “SIM, SIM!”

AI A JORNALISTA E ENTREVISTADORA ALLISON LANGDON, PERGUNTOU: “VOCÊ VAI?”

CURT TRENNEPHOL RESPONDEU: “SIM!”

KÁ, KÁ, KÁ! TÁ VENDO GOVERNADOR TEO VILELA, COMO É POSSÍVEL CONSEGUIR A LICENÇA AMBIENTAL DO ESTALEIRO EISA?

SÓ PORQUE IREMOS DESTRUIR UM PEDAÇO DE MANGUE, QUE O GRUPO SINERGY GARANTE QUE CONSTRUIRÁ UM OUTRO CINCO VEZES MAIOR, ELES NÃO QUEREM CONCEDER A LICENÇA AMBIENTAL, MAS PARA CONSTRUIR UM EMPREENDIMENTO DEVASTADOR, COMO É A USINA DE BELO MONTE, JÁ AUTORIZARAM TUDO.

SEJA HOMEM COM H MAIÚSCULO GOVERNADOR, E EXIJA QUE A LICENÇA DO ESTALEIRO SEJA CONCEDIDA.

O QUE É QUE VOSSA EXCELÊNCIA ESTÁ ESPERANDO?

SE NÃO TEM CORAGEM, ME LEVE PARA FALAR COM ELE QUE NUM PISCAR DE OLHOS ELE MUDA DE IDEIA.

ALAGOAS PRECISA DESSE EMPREENDIMENTO PARA TIRAR O ESTADO DO MARASMO EM QUE VIVE E QUE SE SUSTENTA DA “CARIDADE” E “BENEVOLÊNCIA” DOS USINEIROS”, GRUPO QUE VOSSA EXCELÊNCIA FAZ PARTE.