No Brasil os ricos são ricos apenas para mostrar sua riqueza, ostentar poder e se glorificar por ter melhores condições de vida. Mas para tudo tem seu lado não tão bom assim, se tem carros importados, trafegam em ruas congestionadas e lado a lado com ônibus, podendo ser assaltado, seqüestrado e até morto como qualquer cidadão brasileiro, se tem mansões desenhadas por arquitetos famosos, são obrigados a esconder seus templos atrás de muralhas, sem contar nas fortunas que devem gastar com equipamentos da mais alta tecnologia para poder dar segurança ao seu patrimônio.
Os ricos podem ter tudo que o dinheiro pode comprar, porém usufruem sozinhos e aprisionado na pobreza social.
Saem para se divertir em restaurantes caros, sempre levados por carros luxuosos e seguranças para todo lado, sem ter a liberdade de caminhar ao ar livre, ir a um cinema, freqüentar bares com amigos. Por mais ricos que sejam, são pobres por medo e pela falta de segurança de poder utilizar tudo que conquistou com sua riqueza.
Ao viajar pelo exterior, podem ser ricos ou milionários serão vistos como destruidores do nosso planeta, destruidores da floresta Amazônica, ou seja, ricos empobrecidos pela vergonha de ser visto como destruidor pelos estrangeiros.
A oração com mais impacto no capítulo A Pobreza dos Ricos do livro Os Instrangeiros de Cristovam Buarque é "A maior pobreza dos ricos brasileiros encontra-se em sua incapacidade de enxergar a riqueza que há nos pobres".
Tudo poderia ser diferente se percebessem o valor dos escravos libertos e lhes fosse dado o direito de igualdade nas terras que o país dispunha, os ricos teriam eliminado a pobreza que gira no mundo da riqueza.
A riqueza cegou a visão dos ricos e não enxergam o verdadeiro valor do povo, a educação, desviam recursos apenas para formar suas próprias riquezas.
A pior pobreza que alguém pode ter é a pobreza de espírito, onde não basta ter apenas dinheiro é preciso ter ao menos a honestidade de perceber o quanto todos são importantes, onde a inteligência de dar a educação ao povo serviria para acabar com a desigualdade social.