Apesar da grande riqueza pertencente aos ricos brasileiros, eles possuem uma enorme pobreza.
São pobres porque gastam parte de suas riquezas comprando belos carros importados, porém passam a ser mais visados por assaltantes. Gastam fortunas construindo mansões belíssimas, mas que no final passam a ser presídios onde vivem trancafiados por trás de grandes muralhas cercadas de seguranças.
Os ricos brasileiros gastam cada vez mais suas fortunas para tentar garantir a segurança de suas famílias, segurança necessária essa, causada pela desigualdade social que circunda a população brasileira.
Quando fazem uma viagem para fora do Brasil, os ricos tornam-se mais pobres pela vergonha que sentem ao serem vistos pelos olhos de estrangeiros, por serem vistos como pessoas portadoras de doenças tropicais, assassinos, traficantes, destruidores de florestas, afinal é assim que é vista a população brasileira.
Esses mesmos ricos são pobres de visão, pois não conseguem enxergar a riqueza que há na cabeça de grande parte da população (os pobres). Eles deixaram tudo isso de lado para se preocupar apenas em aumentar cada vez mais suas riquezas, criando mais uma pobreza, a de achar que poderiam ficar ricos sozinhos. De que adianta tanta riqueza se vivem cercados da pobreza de seu país.
A pior de todas as pobrezas que envolvem os ricos é a pobreza de espírito. Essa pobreza de espírito só vai mudar quando os ricos perceberem a riqueza eu há na cabeça e nos braços dos pobres. Aí então, os pobres sairão da pobreza e os ricos da vergonha de usufruírem com tristeza suas malditas riquezas.