UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

Artigo: A Pluralidade Cultural nos ingressantes do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco             

Rio de Janeiro

2012 

A Pluralidade Cultural nos Ingressantes do Curso de Educação física da Castelo Branco 

*Priscila Rodrigues de Souza Barboza

*Roberto Periard e Silva

*Rafaela da Silva Castelano

*Claudio  Luiz do Nascimento

*Luciano de Almeida Ferreira

*Diego  Morais Fernandes

**Ramdel Caldas

***Sérgio Ferreira Tavares

 

* Discentes do curso de graduação em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ).

**Pós Graduando em Elaboração e Gestão em Projetos

Socioesportivos e Vilas Olímpicas (UCB/RJ)

Bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas Simonsen

Discente da Graduação em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

*** Orientador. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ Docente da UCB/RJ

RESUMO

É inapreciavel a importância da temática transversal Pluralidade Cultural como elemento de formação curricular e humano de futuros docentes de Educação Física;profissionais estes que tem o papel primordial enquanto professores portanto formadores de opinião,de mudanças de comportamento,e de transmitirem para seus alunos,lições de tolerância,respeito mutuo e aceitação do diferente.Através do vetor Pluralidade Cultural,demonstrado em uma peça teatral,buscaremos ampliar o repertorio das manifestações multiculturais do grupo focal pesquisado,a partir de uma intervenção voltada a apresentação de três culturas:oSamba,a Dança do Ventre e o Funk,levaremos esses futuros professores á uma reflexão sobre a dimensão da Tematica Pluralidade Cultural demonstrando assim,a necessidade e a importância de ser um profissional plural.Este ensaio se resume em uma pesquisa expost-facto,que visa medir o grau da Pluralidade Cultural dos ingressantes do curso de Educação Fisica da Universidade Castelo Branco(UCB/RJ),localizada na zona oeste do Estado do Rio de Janeiro.

PALAVRAS CHAVE:Pluralidade Cultural,Funk,cultura,Samba

ABSTRACT

.

Is inapreciavel the importance of cross-cutting themes Cultural plurality as curricular training and human element of future physical education teachers;these professionals that has the primary role while teachers therefore opinion formers,changes in behaviour,and to transmit to his students, lessons of tolerance,mutual respect and acceptance of the other.Through vector's Cultural plurality,demonstrated in a play,we will seek to expand the Repertoire of multicultural manifestations of focal group searched,from an intervention focused on the presentation of three cultures:the Samba, belly dancing and the Funk,we'll

PALAVRAS CHAVE: Pluralidade Cultural, Funk, Dança do Ventre, Samba

University Physical education course CasteloBranco (UCB/RJ),located in the West zone of Rio de Janeiro.

 

INTRODUÇÃO

 

INTRODUÇÃO

            Ao ingressar em um curso de Educação Física,muitos estudantes carregam a perspectiva de que tal campo do conhecimento seja somente uma reprodução de jogos e competições. Segundo (Maturana 2002,p.13)´´A competição é um fenômeno cultural e humano, e não constitutivo do biológico como fenômeno humano, a competição se constitui na negação do outro´´.Portanto há de se reformular tais concepções aceitas e difundidas acerca do universo da Educação Física. Tal fato é compreendido ao aprofundar-se nas raízes da Educação Física, de valores militaristas e tecnicistas,onde os princípios que norteiam são de habilidades motoras e técnicas,esquecendo-se que o homem é um ser biopsicossocial,portanto além das habilidades motoras,há de se observar as questões sócio afetivas, utilizando-se da cultura corporal como ferramenta pedagógica insubstituível para se produzir um convívio tolerante.

          O presente artigo objetiva avaliar o nível de Pluralidade Cultural nos alunos ingressantes no curso de Educação Física na Universidade Castelo Branco,do campus Realengo sendo considerados suas respectivas origens,apresentando-lhes conhecimentos pertinentes aos diversos tipos de manifestações culturais,utilizando-se do teatro como forma a desmistificar a visão ortodoxa do curso,e ampliar-lhes o repertorio cultural,estimulando-os a uma reflexão crítica acerca da sua responsabilidade enquanto elementos capazes de mudança comportamental e de pensamento. Para Bertrand (2001),os estudantes de hoje serão os principais agentes ,condutores e prosseguidores das transformações paradigmáticase éticas reinvindicadasatualmente.Isso significa que esses jovens e crianças precisarão de uma educação e de uma formação ´´com valores diferentes da competição ,da segregação ,do racismo ,etc (p.231).

         A organização deste ensaio salienta inicialmente, os conceitos e ideologias que os alunos ao ingressarem no curso de Educação Física trazem consigo. Sendo seus conhecimentos culturais influenciados por diversos fatores, seja por influência do vetor Indústria Cultural ou influência das classes hegemônicas, acerca do que vem a ser cultura. Segundo (Medina 1990)no pensamento educacional hegemônico, salvo algumas exceções, a Educação Física,por muito tempo desenvolveu-se sob uma ótica dualista que separa corpo e mente.Logoapós demonstra de uma forma resumida as multiformes de intervenções culturais sejam elas de caráter estrangeiro, de origens das classes não dominantes e outras estigmatizadas pelo vetor colonização,referindo se respectivamente as danças  do Ventre, Funk e o Samba, a fim de se alcançar o universo de reflexão dos alunos do 1º período do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco(UCB/RJ)acerca da temática Pluralidade Cultural.

Cultura x Educação Física

Ao ser consultado sobre qual significado da palavra cultura,o dicionário da Academia Brasileira de Letras (2008) revela que a significância da palavra cultura esteve vinculada ao cultivo da terra, recebendo novas definições ao longo do tempo. Atualmente a palavra cultura desmistifica o homem na sociedade; através de padrões de comportamento, costumes, níveis de conhecimento, crenças e etc... que passam a ser valores norteadores aos grupos sociais,definindo assim também as tradições e os valores sejam eles morais ou intelectuais. Sendo atualmente o termo utilizado, para definir o homem em sociedade e suas atribuições definindo assim,se este é dominado ou classe dominante. E a definição de ser classe dominante ou dominado garante a este individuo grandeza ou diminuição das suas formas de se expressar.

São as produções culturais a rebote das classes dominantes com o papel de tornar a cultura do homem mais simples,portanto classe dominada menos importante,sendo definido por Karl Marx; que a ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.Na visão marxista toda sociedade é determinada historicamente por sua infraestrutura econômica, e quando vigora o regime capitalista, essa sociedade tendo inexoravelmente a uma divisão em duas camadas fundamentais (Medina p.40). Por conta disso, acredita-se que o futuro docente  tem que se posicionar de forma neutra, em relação aos vários tipos de cultura que encontramos.

 Mas sem ignorá-las,juntando todas em um grupo só deixando de lado suas histórias culturais.Temos sim que ressaltarmos suas diferenças culturais e procurar expor essas diferenças valorizando-as para todos,e assim tornando-as comum a todos. Como dito nos PCN’s (Brasil 1998)a Pluralidade Cultural é um tema transversal que deve ser abordado em sala de aula, com base nessa informação, procura-se com a presente pesquisa, levar os futuros docentes à reflexão sobre a importância do tema Pluralidade Cultural,aumentar o seu nível entre os alunos e oferecer elementos culturais e sociais aos alunos do  1º período do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco(UCB/RJ).

É notória as influências que a educação física sofreu ao longo de sua existência,seja de caráter político,seja do vetor indústria cultural,entre outros.No Brasil,no âmbito político,a educação física foi utilizada como arma de alienação em massa,principalmente no regime da ditadura militar,a fim de produzir cidadões dóceis e sujeitos às regras.

Os meios de comunicação desta época eram subvertidos as ordens militares, que se utilizavam destes para disseminar seus ideais de comportamentos morais e higienistas.Alias,cabe ressaltar o poder que as produções culturais tem de influenciar as massas.Neste contexto,se utiliza das tele novelas,produções teatrais entre outros,para disseminar seus ideais.Para a educação física não é diferente,o corpo é a ferramenta de linguagem;e é através dele que se exprime sentimentos;um corpo que fala através de seus músculos ou magreza,um corpo torturado pelas mazelas da miséria,ao corpo-acrobático e saudável,que dança,pula,se comunica e se expressa de maneira a revelar dor,sofrimento,alegrias,traumas e medos,como lembra Mário Andrade “por horas sou trezentos,trezentos e quarenta,um dia serei”,referindo se ao corpo dos marginalizados e o corpo burguês saudável e nutrido.

É o poder da expressão corporal a revelar as classes sociais, a classe dominante representada pelos burgueses,indivíduos detentores dos meios de produção no processo capitalista,e a classe dominada,sendo representada pelos proletariados,ou seja.Indivíduos que sobrevivem da venda de seus corpos marginalizados e das suas horas de vida em troca de um salário para sua sobrevivência.

A partir da década de 80 findada a ditadura militar,surge no Brasil,uma nova concepção de educação física,amparada nos estudos do poder das influências que o meio físico e social tem sobre os indivíduos.Estudos esses de caráter antropológico,filosófico e psicológico,determinam o papel de cada um na sociedade dentro das perspectivas socioculturais.Essa concepção, chamada sociocultural,considera o homem ser integrado no meio físico e social,sendo constantemente modificado por ele e,ao mesmo tempo,transformando-o(Pérez Gallardo, Jorge Sergio p.17).

Como na educação física,o teatro se utiliza do corpo em movimento na sua totalidade;aproveitando se da biomecânica do movimento como expressão artística,a revelar através de um simples gesto uma mensagem,uma ideia,um sentimento de dor,angústia ou alegria,é o corpo quem fala,se exprime.E esses mecanismos,se tornam mais latentes embalados no processo da música, e no poder que esta demonstra sobre a humanidade,desde os tempos mais remotos.A canção de ninar,cantigas de roda,canções de amor,a marcha;canção de guerra,músicas religiosas, canções fúnebres,e alguns estigmatizados no passado como o samba,o funk e etc....por terem seus ritmos correlacionados á práticas anti higienistas,anti moralistas e anarquistas de acordo com as regras sociais.

 

PLURALIDADE CULTURAL

Conforme Adorno (2002),Pluralidade Cultural é um tema transversal de muita importância,que aborda a necessidade de se combater o preconceito,a discriminação racial e promover uma cultura de paz,a tolerância entre os povos, às raças e entre os povos, as raças e entre as religiões.

É vital para fortalecer a democracia,quanto maior for o respeito e a tolerância que um cidadão demonstrar pelo outro,independente dos hábitos e costumes,representará sim, um sinal de progresso da cidadania e de uma sociedade mais adiantada.No nosso país há uma enorme diversidade cultural e há a necessidade em entendê-las, estudá-las e principalmente conhecê-las para que se tenha a possibilidade de escolher e frequentar a cultura que mais nos agrada. 

Segundo Regina Aguiar (2010)trabalhar com este tema,pluralidade cultural,remete-nos a explorar um universo escolar que tem uma população formada por inúmeros grupos étnicos, com seus costumes,com sua cultura,por meio de trabalhos interdisciplinares,como uma das melhores formas de expressar os conhecimentos adquiridos ao longo da vivência acadêmica.

  Sabe-se que todo individuo nasce no contexto de uma cultura e não existe homem sem cultura mesmo que ele não saiba ler,escrever e fazer contas PCNs(BRASIL,1998).A partir dessa concepção de que qualquer individuo tem a necessidade de experimentar e vivenciar uma cultura que tenha códigos símbolos totalmente distintos de sua raiz cultural e que o individuo pode se adaptar aos novos códigos simbólicos apresentados sem que haja dispêndio de sua cultura.

O homem é o sujeito da educação, sujeito de sua práxis, sendo um ser concreto, situado no tempo e no espaço, inserido num contexto histórico (sócio-econômico-cultural-político); sujeito de reflexão e ação sobre o mundo com o fim de modificá-lo. Sociedade-cultura A cultura é “todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens”. (Paulo Freire, 1974, p.41).

 De acordo com Canen (2005),o multiculturalismo é um movimento teórico e político que busca reposta para os desafios da pluralidade cultural nos campos do saber,incluindo não só a educação como também outras áreas que podem contribuir para o sucesso organizacional.

O conhecimento da diversidade cultural e a perspectiva da aceitação da pluralidade cultural, visando ao desenvolvimento dos valores de tolerância e de otimização das relações interpessoais entre grupos culturalmente diversos, estariam na base de ambas as perspectivas em pauta.

                                  (Alberto Canen, 1997, p. 89)

 

Origens do Funk  x   Preconceito

 Ao contrário que muitos pensam,o Funk não tem raízes culturais advindos da periferia brasileira.Apesar de fazer parte do repertório cultural das periferias,suas raízes estão ligadas aos Estados Unidos,originando-se da Soul Music,que mescla Rhythm e Blues,e grande interferência da música gospel,sendo o funk descendente direto do Soul,do Rhythm e Blues e do Jazz,o Funk nasce oficialmente nos anos 70 por meio de uma intervenção genial de James Brown(...)apontado como  godfatherof soul(padrinho do soul),Brown e apontado como inventor do funk graças a sua mudança rítmica tradicional de 2:4 para 1:3(medeiros,2006 p. 14).

As raízes da expressão Funk estão interligadas ao "sexo":trata-se de uma gíria dos negros americanos para designar o odor do corpo durante as relações sexuais "medeiros,2006,p.13). Fato esse que remeteu o Funk o estereótipo,de fato profano,imoral,e anti higienista que somente à partir da década de 80 a expressão "funky" ganha ressignificância perdendo suas atribuições pejorativas e passa a ser interligado a luta dos negros,como descreveu Hermans Vianna "Tudo pode ser Funk;uma roupa,um bairro da cidade,o jeito de andar e uma forma de tocar música que ficou conhecida como Funk."(Vianna,1988.P.20)Sendo considerado o som das periferias,

O Funk teve seus primeiros bailes,no Rio de Janeiro,em casas consagradas como  canecão,sendo este retomado pelo retorno da MPB,tendo os bailes Funk's transferidos para os subúrbios,sendo conhecidos como"Bailes da pesada"(Vianna,1998,p24)Big Boy e Ademir Lemos,"tiveram que investir na compra de equipamentos boa parte deles importados"(Herschmann 2000,p.23).Sendo um movimento de massa,para a massa.

            Observando o poder que mídia tem de levar informações,e muita das vezes de deturpada estigmatizando os indivíduos advindos das classes menos favorecidas,criou-se uma atmosfera de que funkeiro é sinônimo de pivete,se enquadrando neste patamar como marginais ou pejorativos do tipo,no caso dos Funkeiros,o estigma é "uma língua de relações,e não de atributos(goffman,1963,1982,p.13)Como resultado do estigma imposto pela mídia,nos anos 1990,com o advento dos arrastões "a termo funkeiro" substituiu o termo "pivete" passando a ser utilizado quase que naturalmente na anunciação jornalística como forma de designar a juventude perigosa das favelas e periferias da cidade (Herschmann,2000,p.69)

METODOLOGIA

        A pesquisa baseia se em um modelo descritivo: qualitativo e quantitativo, de tendência ex-post-facto,expressão cujo significado é "a partir do fato passado"(Gil,2008 p,49). Quantitativa,pois serão colhidas informações,por meio de um questionário padronizado e uniformizado com perguntas claras e objetivas; e qualitativas, pois as informações serão coletadas por meio de um roteiro,gravadas e analisadas(Andrade Maria Margarida de(2003).

            O presente estudo se baseia em um modelo descritivo qualitativo e quantitativo, com delineamento ex-post-facto;

    Richardson (1999,p.80) cita que “os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema,analisar a interação de certas variáveis,compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”. Corrobora que podem “contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar,em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos”. No que tange à pesquisa quantitativa, este autor expõe:

    Caracteriza-se pelo emprego de quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples (...) às mais complexas.

(RICHARDSON,1999,p.70)

      A pesquisa será realizada na Universidade Castelo Branco, campus realengo, com alunos ingressantes  do curso de educação física do primeiro período. Cujo objeto é avaliar o nível de pluralidade cultural nos alunos ingressantes no curso de educação física da Castelo Branco (UCB RJ)campus Realengo.Serão entrevistados cerca de 20 alunos, de ambos os sexos. Usaremos como, instrumento norteador, dois protocolos, contendo em cada um deles uma questão fechada, duas questões abertas e uma mista,cujo objetivo será avaliar o nível de pluralidade do público alvo.Para este ensaio  usaremos como base nas duas fases da pesquisa, adaptações do questionário exposto no artigo  "imaginário" em quanto fator de pluralidade cultural para graduandos ingressantes no curso de educação física:uma abordagem reflexivahttp://www.efdeportes.com/efd152/imaginario-para-ingressantes-no-curso-de-educacao-fisica.htm

.Para tal feito usaremos como exemplo  para os graduandos de educação física,uma peça teatral utilizando se  da cultura corporal como meio de estimula los a reflexão,sobre a importância de ser plural para a vida profissional,sendo este objetivo principal desta intervenção,e levar o futuro profissional de educação física a reflexões acerca da importância do conhecimento,da grande particularidade das manifestações culturais,sendo possível aplica-lásnos jogos de esconde-esconde cantigas,cirandas, canções de ninar, levando-se em conta a possibilidade da existência de crianças de origens diferentes, de diferentes regiões ou países, ampliando a linguagem corporal das criançasobjetivo central da perspectiva sócio cultural.Essas manifestações culturais permitem o desenvolvimento do potencial filogenético da criança, para interagir com seu meio físico e social, sob princípios norteadores da qualidade das interações e da utilização das experiências em outras situações e/ou contextos,o que Bernstein(1967),um dos estudiosos do movimento humano,chama de constância motora e equivalência motora respectivamente.

Nesta amostra,20 estudantes do primeiro período,foram observados e suas opiniões relatadas em dois questionários.Aos alunos foi oferecido um evento  de características semelhantes á um “teatro” com a presença de um grupo de dança funk,composto por quatro rapazes  homossexuais oriundos da favela do Sapo,comunidade situada em Senador Camará, zona oeste do Rio de Janeiro, um grupo de Dança do Ventre e outro de Dança de Salão ambos oriundos do bairro de Realengo.Tendo como objetivo levar ao público focal,a diversidade nas  formas de convivência humana,que por vezes com influência do vetor preconceito manifestam se de forma violenta,fortalecendo a  importância da necessidade de se aprender a viver em conjunto.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A análise dos dados da pesquisa obteve resultados expressos em gráficos. No primeiro, grande parte dos entrevistados mostrou possuir um considerável conhecimentocultural que sugere uma postura plural,o que foi considerado surpreendente aos pesquisadores,pois os mesmos esperavam que a quantidade de estudantes plurais fosse menor.No decorrer da intervenção,os autores desta pesquisa observaram que o público alvo aderiu à proposta de trabalho,haja vista que interagira com o palestrante,o que propiciou inicialmente um resultado positivo.

Ao final do evento, observou-se o um aumento no nível de cultura, como visto no segundo gráfico,uma vez que o percentual de educandos considerados “poucos plurais e parcialmente plurais” aumentou.Para a realização dos resultados foi utilizado o teste T pareado informado, onde foram obtidos resultados P(T<=t) bi-caudal 0,774506 e também expressos através de análises estatísticas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 1. Percentual obtido para cada categoria

        A análise dos dados de pesquisa obteve resultados positivos. No primeiro questionário (pré-teste), foram evidenciados os seguintes resultados no público pesquisado, de um total de 20 alunos, 30% se mostraram pouco plural, 60% se mostraram parcialmente plural e 10% se mostraram muito plural.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 2. Percentual obtido para cada categoria

No segundo questionário (pós-teste), foi alcançado o seguinte resultado em que de um total de 20 alunos, 15% se mostraram pouco plural, 65% se mostraram parcialmente plural e 20% se mostraram muito plural.

Teste-t: duas amostras em par para médias

 
     

 

Variável 1

Variável 2

Média

6,6667

6,6667

Variância

25,33333333

30,33333333

Observações

3

3

Correlação de Pearson

0,877799578

 

Hipótese da diferença de média

0,5

 

Gl

2

 

Stat t

-0,327326835

 

P(T<=t) uni-caudal

0,387253096

 

t crítico uni-caudal

2,91998558

 

P(T<=t) bi-caudal

0,774506

 

t crítico bi-caudal

4,30265273

 

 Os resultados encontrados revelaram uma margem não significativa, superior a 0,05 expressos através de análises estatísticas, como elaborados no teste T pareado informado abaixo.

 

CONCLUSÃO

          Após a realização do primeiro questionário e consequentemente após o advento da intervenção com a introdução do segundo questionário, notou-se uma variação menos sugestiva do que a que era suspeitada. Foi constatada a presença discreta da temática Pluralidade Cultural revelada nos resultados obtidos: Que o nível de Pluralidade Cultural em sua maioria dos ingressantes é parcialmente plural.Mas, apesar dos dados estatísticos não revelarem picos alarmantes (0,5), esse tema de Pluralidade Cultural deve ser abordado com uma maior especificidade e através de profissionais altamente qualificados e com objetivo de enriquecer e divulgar a importância de ser plural, alcançando resultados que passam a ser muito Plural nos ingressantes do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)e muitos outros cursos existentes. Porém com a abordagem realizada, foi verificado que é possível mudar esse quadro com intervenções contínuas e gerando outras possibilidades de chegarmos a uma conclusão mais precisa sobre o tema.

           

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental, pluralidade cultural. Brasília: MEC, 1998.
  • AGUIAR, Regina; Diversidade Cultural: O papel do gestor diante da diversidade cultural no ambiente escolar. Diretório de artigos gratuitos. Brasil, publicado em mar. 2010. Disponível em: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/diversidade-cultural-o-papel-do-gestor-diante-da-diversidade-cultural-no-ambiente-escolar-3235889.html

           Acessado em: 20 de Novembro de 2012

  • MANFIO, Juliane Baggiotto; PAIM, Maria Cristina Chimelo. A dança no contexto da Educação Física escolar: percepção de professores de ensino médio.
  •  http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ano 13 - N° 125 -Outubro de 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd125/a-danca-no-contexto-da-educacao-fisica-escolar.htm

     Acesso em:  20 de Novembro de 2012.

  • CAMARGO, Monique; BELO, Carla Fernanda; DIAS, Cristiane; JÚNIOR, Daniel; SANTOS, Débora Taiane dos; SILVA, Márcio; SANTOS, Diego.Imaginário enquanto fator de pluralidade cultural para graduandos ingressantes no curso de Educação Física: uma abordagem reflexiva EFDeportes.com,    Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, Nº 152, Janeiro de 2011. http://www.efdeportes.com/.isponível em: <<http://www.efdeportes.com/efd152/imaginario-para-  ingressantes-no-curso-de-educacao-fisica.htm>>.

 Acessado em: 20 de Novembro de 2012

  • GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° ed. Editora Atlas. São Paulo. 2002.
  • CANEN, Alberto G.; CANEN, Ana. Organizações Multiculturais: a logística na corporação globalizada. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
  • ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. Theodor W. Adorno; seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida; traduzido por Julia Elisabeth Levy [et. al.]. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • FREIRE, Paulo. Abordagem sócio-cultural, 1974.
  • http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewFile/32/31 Acessado em 20 de Novembro de 2012.

 

  • MATURANA.J.P.S.(2002).Emoções e Linguagem na educação e política.BeloHorizonte:UFMG

 

  • PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Prática de Ensino em Educação Física – A criança em movimento, 2009. 1° Edição – São Paulo -Editora: FTD

 

  • HERSCHMANN,'M.'(2000).'O.Funk.e.o.Hip]Hop.Invadem.a.cena.'Rio'de'Janeiro:'UFRJ.

 

  • GOFFMAN,' E.' ([1963]' 1982).' Estigma:. Notas. Sobre. a.Manipulação. da. Identidade. Deteriorada.Rio'de'Janeiro:'LTCM'Gen.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo. 10 ed. Campinas: Papirus, 2005.
  • RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  • BERNSTEIN,NICOLAIA. The co-ordinations and regulation of movements. Oxford:Pergamon,1967
  • BERTRAND,Y.(2001)´´Por uma competência ecossosial nava´´2° ed.Lisboa :Instituto Piaget