Faculdade Nossa Cidade - FNC
Curso: Administração de Empresas
Nome: Ariane Caroline Silva Albino
Orientador: Prof º Lawton Benatti

A Pesquisa de Marketing e o Consumidor

A pesquisa de marketing é um levantamento de dados obtidos junto a um público previamente selecionado que objetivam detectar, conhecer, identificar, dimensionar fatos, analisar fenômenos e comportamentos, para subsidiar no processo de tomada de decisão e estratégias de marketing.
O procedimento utilizado para obter as respostas sobre as respectivas questões é chamado de pesquisa de mercado e, existem duas maneiras de analisar o procedimento:
1ª Ponto de vista empresarial: a pesquisa é realizada para obter a resposta decisiva do negócio se você deve ou não investir o seu tempo e o seu capital em novos produtos eserviços;
2ª Ponto de vista do consumidor: é um procedimento que busca atender as necessidades dos clientes em uma breve análisede um produto ou serviço.
Nesse aspecto é necesário questionar se existe a real necessidade do produto que eu proponho a ofecer ao mercado, bem como, o valor que os clientes estariam dispostos a pagar pelo meu produto e a satisfação de suas necessidades.
Uma das técnicas mais utilizada para elaborar a pesquisa é formação de pequenos grupos de pessoas incomuns que se reunem para gerar novas idéias, permitindo que as mesmas interajam com o produto que está para ser lançado ao mercado, e dessa forma elas podem avaliar o produto dando suas opiniões, mas também existem outros tipo de pesquisas como por exemplo, a pesquisa de rua, por e-mail ou até mesmo por telefone que permite ao entrevistador expandir o assunto deixando as questões de forma clara ao entrevistado.
A boa pesquisa de marketing leva um certo tempo para ser realizada e necessita de tempo e dinheiro, no que diz respeito a um resultado rápido alguns gestores se decepcionam, mas deve se levar em conta que o trabalho está sendo realizado com extrema qualidade.
Para elaborar uma boa pesquisa é necessário avaliar se o seu grupo de pesquisadores são de pessoas qualificadas para executar o serviço com determinação e também é válido avaliar se o treinamento do mesmo está sendo realizado de forma objetiva, criativa e minusciosa para que o uso da pesquisa não seja feita de forma inadequada levando a inúmeras gafes.
Segundo Kotler e Philip (2006, p.98) "Definimos a pesquisa de marketing como a elaboração , a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação especifica de marketing enfrentada por uma empresa."
Já McDaniel e Gates (2006, p.8) afirma que, “A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”
No que tange a satisfação do consumidor as palavras 'satisfação' e 'utilidade' são usadas para definir o que ou aquilo que os consumidores querem maximizar, onde pode -se dizer que utilidade é como a medida da satisfação das suas necessidades e seus desejos. O consumidor procura maximizar sua satisfação, a partir de um nível de renda acessível e de um determinado leque de preços de produtos.
Atualmente as pessoas se tornaram mais consumistas, exigentes com a qualidade e o preço do produto, nesse âmbito, o produtor tem que enfrentar sozinho o dilema de optar entre um longo prazo geralmente desprezado pelo cliente e o curto prazo que pode lhe garantir o lucro imediato. Isso pode colocar em risco a satisfação e a qualidade do produto, onde se tem a lógica de que um produto realizado a curto prazo não tem a mesma qualidade de um produto que foi fabricado a longo prazo, daí então, é realizado a pesquisa para saber se o produto realmente atendeu às necessidades do cliente/consumidor, onde o mesmo irá demonstrar o seu sentimento de satisfação que ocorre quando o consumidor compara as suas percepções do desempenho de um produto com suas expectativas.
Um consumidor geralmente não pensa e nem age sozinho, ele sempre está inserido em uma rede de relações sociais, e é a partir daí que ele avalia as suas experiências de consumo.
Contudo, a participação da empresa e do consumidor na busca de uma equação mais favorável para a solução do dilema do conceito de marketing "a satisfação do consumidor e a de obter lucratividade", não se trata apenas de identificar e dominar fatores suscetíveis de proporcionar a satisfação do desejo.

Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MCDANIEL, Carl D.; GATES, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2006.