A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL

 

Alessandra Dobelin da Silva

Helvio Amancio Ramos

Jodemir Antônio da Silva

 

RESUMO

Nesse artigo iremos descrever as concepções de pesquisa e de formação docente que orientam o perfil do professor-pesquisador que desejamos formar. Para tanto, procuramos deixar claro que a atividade de pesquisa requer investigação do professor a desenvolver uma atitude investigativa. Pesquisar em educação é refletir e, para o professor-pesquisador refletir sobre e na sua ação, objetivando proporcionar respostas aos problemas vivenciados em sua atuação.

PROFESSOR PESQUISADOR

A importância da pesquisa consiste no exercício permanente da busca por melhores soluções para os nossos problemas cotidianos. A pesquisa é a busca constante, ontológica, por saber mais, melhor, como, quando e por saber o já sabido, na construção de um conhecimento novo, que tão logo seja conhecido se tornará velho. Como diz Freire:

“Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.” (FREIRE, 1998, P.32)

Ao pesquisar, interpretamos, indagamos a realidade e, transitamos da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica.

Pesquisar é localizar ou produzir respostas, é tornar visível o que se vê, e conhecer a essência, a intencionalidade existente nos fenômenos que observamos, pois só encontra o que procura quem busca e quem tem consciência da busca. O sucesso da procura depende do caminho tomado. A pesquisa nasce da existência de uma dúvida, de um problema relativo a cerca de estudo, em busca de respostas adequadas e imediatas. Gil define pesquisa como:

“um procedimento sistemático, baseado na racionalidade, a qual objetiva proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Realizadas por razões de ordem intelectual e razões de ordem prática.”(GIL, 1996, P.159)

É importante que o professor seja um pesquisador, porque nos desafios da escola temos a pesquisa como sendo a própria maneira de educar, como um questionamento reconstrutivo da ação docente. O professor questionador e reflexivo planeja sua pratica docente de forma criteriosa e vinculada às necessidades significativas do contexto ao qual pertence. Para Demo:

“educar pela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional da educação seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como principio cientifico e educativo e a tenha como atitude cotidiana.”( DEMO, 2000, p.2)

O professor-pesquisador é aquele que explicitando suas teorias, reflete sobre elas ao mesmo tempo em que permite aos alunos a expressão de seu próprio pensamento, assim, a pesquisa permite o olhar da realidade da sala de aula para alem do conhecimento escolar.

Os pressupostos apresentados por Demo sobre o educar pela pesquisa são:

“a convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica; o reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa; a necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana no professor e no aluno; e a definição da educação como processo de formação da competência histórica humana.”(DEMO, 2000, p.6)

É fundamental que cada professor, através de sua capacidade inventiva, consiga apresentar seu modo próprio e criativo de teorizar e praticar a pesquisa, nessa lógica, é necessário que o professor-pesquisador seja capaz de refletir profundamente tanto sobre os detalhes que norteiam sua ação pedagógica quanto sobre os aspectos gerais de relações presentes no cotidiano educativo, se aventurando pelo mundo das duvidas, incertezas  e das buscar, envolvendo-se pelo trabalho marcado pela disciplina, pelo comprometimento e pelo coletivismo voltado à socialização e à discussão dos processos e resultados com a comunidade.

BIBLIOGRAFIA

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.