O presente artigo tem como finalidade principal trazer uma análise minuciosa sobre o filme BrokeBack Mountain levando em consideração as principais tendências e idéias da teoria queer. Na análise serão levados em conta aspectos do filme, como enredo, cenário e personagens. Buscando sempre uma relação entre esses aspectos e as idéias da teoria queer. Inicialmente foi realizada uma breve síntese da história do filme juntamente com enredo, em seguida foram apresentados ao leitor os conceitos básicos que envolvem a teoria queer, desde o seu surgimento até os principais colaboradores e por fim, a parte mais extensa e importante, a análise propriamente dita. Para a abordagem do tema escolhido, foram levados em conta referenciais de autores como Judith Butler (2011), Michel Foucault (1999), Pierre Bourdieu (2002), dentre outros, que contribuíram significativamente para os estudos dessa corrente.

Considerações Iniciais:
O filme Brokeback Mountain, considerado um marco para a comunidade LGBT, é um filme cheio de simbolismos e detalhes que eventualmente podem passar despercebido. Muitas cenas do filme, ou mesmo partes do conto original, podem ser explicados através da teoria queer. E é esse um dos objetivos do presente artigo, fazer uma analise do filme/conto dentro da teoria queer que possa vir a ajudar futuros interessados em estudar tal teoria, além de desmistificar questões sociais importantes como preconceito e violência.
Para o desenvolvimento do artigo foi utilizado o modelo de pesquisa bibliográfica, onde foram coletadas todas as informações necessárias para conceituar os termos utilizados, além de uma grande pesquisa sobre os aspectos do filme como um todo e sobre os autores presentes na teoria queer. O artigo é desenvolvido em uma linguagem clara e acessível, que visa o entendimento primário sobre o tema.
Além de poder contribuir para futuras pesquisas na área, o presente artigo tem como objetivo também, acrescentar informações ao acervo do tema, tendo em vista que teoria queer ainda é um tema pouco trabalhado.