O presente estudo teve por objetivo investigar a percepção de idosos em relação à expectativa de vida em uma instituição filantrópica de Itumbiara. GO, objetivando ainda analisar a participação da família no processo de envelhecimento dos sujeitos durante o período de internação asilar. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva, delineada como estudo de campo, e a amostra foi constituída por 12 idosos, com faixa etária acima de 60 anos, sendo 10 do sexo masculino e 02 do sexo feminino. O critério de escolha foi intencional e os sujeitos estudados representaram 50% da população assistida. No tocante à revisão bibliográfica foram consultados autores que retratam a terceira idade sobre a perspectiva do bem-estar subjetivo, notadamente Neri e Freire (2000) e Zimerman (2000). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada realizada nas dependências da instituição filantrópica, sendo posteriormente submetidos a tratamento qualitativo, por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos (80%) não tem boas expectativas de vida na instituição asilar e apenas 20% apresentaram expectativas positivas em relação ao futuro, desde que estejam fora da instituição. No que se refere aos aspectos positivos da participação da família durante o processo de envelhecimento pode-se afirmar que os contatos sociais e familiares contribuem significativamente para se chegar a um envelhecimento com qualidade de vida.

 

Palavras-Chave: Família. Idoso. Instituição.

THE PERSPECTIVE OF LIFE OF THE AGED IN AN PHILANTHROPIC INSTITUTION

IN ITUMBIARA. GO.

ABSTRACT

 

The present study aimed at investigating the perception of aged in relation to the life expectancy in a philanthropic institution in Itumbiara-Go, in order to analyzing the participation of the family in the process of aging of the citizens during the period of 

 

CONSIDERAÇÕE FINAIS

 

 

Considerando que uma velhice tranqüila seja o somatório de tudo que beneficie o organismo, como exercício físico, alimentação saudável, com relacionamento familiar. Deve-se levar em conta que o equilíbrio entre as limitações e as potencialidades da pessoa idosa ajuda a lidar com as inevitáveis perdas decorrentes do envelhecimento. Sendo assim, o sistema de saúde brasileiro não está preparado para o rápido envelhecimento de sua população. Outras dificuldades relacionam-se com o tema que poucos se dispõem a tratar, a angústia de enfrentar a dor do abandono e dos motivos que levam a tal situação. Concluindo, pode-se afirmar que o estudo contribuiu, para um melhor entendimento das necessidades do idoso e propiciar uma reflexão para eventual proposição de algum trabalho nesta área, no âmbito social, político e econômico, o bem estar social e fundamental para integrar o idoso no cotidiano contemporâneo e permanecer, como agentes participantes, de todo processo dinâmico da vida em sociedade.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

BEE, H. Ciclo vital: Artes médicas. Porto Alegre. 1997.

BRASIL. Lei 10.741/03, de 01 de outubro de 2003, estabelece o Estatuto do Idoso.

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF; 02 out. 2003.

CARVALHO FILHO, E. T. Geriatria: clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2000.

COSTA NETO, M. M.; SILVESTRE, J. A. Atenção à saúde do Idoso, Instabilidade

Postural e Queda. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Política de Saúde

. Ministério da Saúde, Brasília: 1999.

DIOGO, M.J.D. E. Satisfação global com a vida e determinados domínios entre idosos

com amputação de membros inferiores. Revista Panamericana de Saúde Pública,

vol. 13, p.395-400, 2003.

GIL, A. C., Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GRICELDA, A. A.; GIL, L. S. Despojando a alma em fragmentos: Emoção na

terceira idade. Canoas: Ed. ULBRA, 1998.

MOREIRA, C. R. S.; TORRES, M. S. R; BARROS, I.L. Diagnóstico de saúde

evidenciados na clientela asilar de uma instituição pública de Vassouras.

Universidade Severino Sobra. Curso de enfermagem (TCC). Vassouras, 2004.

NERI, A. L.; FREIRE, S. A. E por falar em boa velhice. Campinas: Papirus, 2000.

PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia: A velhice e o envelh