A PERSPECTIVA DE VIDA APÓS REABILITAÇÃO

The prospect of life after rehabilitation

 

Amanda Coelho de Moraes Dutra¹
 Anderson Lucio dos Santos¹
 Angélica de Carvalho Sarri¹
 Carolina Roza Bianchini¹
 Jéssica Ariana Pereira¹
 Luiz Gustavo Parise Silva¹
 Maria Fernanda Lemes¹
 Vanusa Diniz Marques¹
 Professora Doutora Ana Paula Barbosa²

 

 

RESUMO

       A dependência química é um assunto que está presente em toda a sociedade e que infelizmente vem se tornando cada vez mais presente na vida de muitas pessoas, e que deve ser trabalhada com cuidado, por isso as clínicas de reabilitação vem sendo de grande importância no tratamento dos dependentes. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo mostrar qual a importância da intervenção das clínicas de reabilitação no processo de superação e reinserção do adicto novamente na sociedade e como esta intervenção influencia na sua recuperação. O método utilizado durante o trabalho foi o dedutivo, com coleta de dados feita por observação e questionários. Os resultados obtidos demonstram que após a reabilitação há aspectos positivos com relação a perspectiva que os ex dependentes tem sobre sua vida, sem a presença das drogas, apresentando os seus planos e objetivos futuros e como desejam reconstruir as suas famílias, voltar ao trabalho e novamente ser inserido na sociedade.


Palavras Chave: Dependência Química, Clínicas de Reabilitação, Recuperação.

ABSTRACT

 Chemical dependency is an issue that is present in every society, and that unfortunately is becoming ever more present in the lives of many people, and should be carefully crafted, so the rehab has been of great importance when we touch this matter. Thus, this work aims to show how important the intervention of rehabilitation clinics in the process of overcoming the addict and reintegration back into society and how these influence their recovery and re-training. The method used in the study was deductive, with data collection done by questionnaires and observation. The results show that after rehabilitation there are positives about the prospect that the former is dependent on your life, without the presence of drugs, presenting their plans and objectives and how they want to rebuild their families, to work and back again be inserted in society.

 

Keywords: Addiction, Rehabilitation Clinics, Recovery.

INTRODUÇÃO

As clínicas de reabilitação apresentam grande importância no mundo contemporâneo. Por motivos culturais e sociais, muitas pessoas se encontram envolvidas no mundo das drogas. As clinicas reabilitam essas pessoas para que possam encarar a vida de uma maneira diferente do que estavam acostumadas, enquanto dependentes. Quando essas pessoas chegam a uma instituição, se encontram em um estado crítico e se veem no momento certo para se conscientizarem que necessitam de ajuda para vencer a dependência. Levando em consideração os efeitos que a dependência química traz, se faz necessário a intervenção das clinicas para que tais pessoas encontrem uma maneira de viver sem a influência e principalmente, a necessidade das drogas. De acordo com Mendes (1989, p.7) o ser humano possui o dom maior de reencontrar sempre o caminho da vida, por mais distante que este lhe pareça: os primeiros passos nessa direção estão na auto – estima e na vontade de viver. A clínica trabalha diretamente com os internos para que estes se descubram novamente na sociedade, sem a necessidade do vício, melhorando não só suas condições de lidar com o mundo externo, mas primeiramente, com si mesmo.

DESENVOLVILMENTO

A dependência é um assunto delicado, sendo uma doença que atinge todas as classes sociais sem restrição e merece ser tratada com respeito, pois a rejeição pode interferir nos resultados e perspectivas futuras desse tratamento. Para que a recuperação aconteça com êxito, são necessárias algumas condições, como um bom tratamento e profissionais capacitados, além de uma pré-disposição para a mudança por parte do dependente.

A clínica funciona como uma ferramenta essencial para que essa desintoxicação aconteça. Se faz necessária a presença de uma equipe competente para que o progresso aconteça. A atuação do psicólogo se faz extremamente importante na recuperação, pois este servirá como alicerce na recuperação e formação da nova perspectiva de vida do paciente.

 Segundo Leon (2008,p.7) muitos programas de tratamento de drogas se autodenominam Clinicas de tratamentos. Mas muitas vezes não está claro se esses programas constituem modelos de CT válidos. Há, portanto, razões pragmáticas para desenvolver padrões para programas de CT: manter a certeza da qualidade e das melhores práticas, orientar a formação de funcionários e avaliar a eficácia e a relação custo/benefício do tratamento que a CT oferece. Faz-se necessária uma formulação teórica sólida dos elementos essenciais da CT a fim de facilitar a elaboração de padrões de programa para os esforços de credenciamento e licenciamento.

   Estando em um ambiente agradável, o processo, por mais difícil que seja, torna-se mais viável. Dentro da clinica, eles recebem todo o apoio necessária para que após o tratamento, possam retornar para suas casas e seguir em frente, fortalecidos para superar os obstáculos que enfrentarão. Família e amigos são imprescindíveis para a reabilitação e o período pós ela, pois lhes dão referências e seguranças, podendo assim planejar sua nova vida, e colocar em prática os sonhos e objetivos que foram interrompidos por conta da drogadição.

Segundo Pereira (2008), a reintegração social é o período onde, depois de realizado o tratamento para deixar o vício, o indivíduo se reestabelece na sociedade. É neste período que ele sente o peso do mundo exterior e busca apoio em grupos de ajuda, por exemplo. Ressocializar  é reintegrar o ex-usuário de substâncias ilícitas na sociedade para que este se sinta pertencente a um grupo, no qual possa ser útil e produtivo, possibilitando a produção do exercício da cidadania.

O ex dependente, pode sim retomar antigos hábitos, normalmente, após o tratamento, contando é claro, que estes hábitos não estejam relacionados, de alguma forma com a droga, ou com os problemas que esta pode trazer. Se faz necessário uma série de fatores, que combinados entre si, possam se fazer eficazes no combate a dependência. Família, ambiente apropriado, e principalmente a vontade da libertação da droga são indispensáveis.

  A família é fundamentalmente importante para a superação da dependência, assim como para a reinserção dos pacientes da clínica, e ainda para a construção de suas perspectivas de melhora e atividades após o final do tratamento. Percebemos ainda que quando falamos em família não devemos pensar somente a corresponder aos laços de sangue, mas sim àquelas pessoas que se fazem presentes e importantes na vida de cada um.

Utilizamos o método dedutivo para a realização da pesquisa que é o processo pelo qual com base em enunciados ou premissas, se chega a uma conclusão necessária, em virtude da correta aplicação de regras lógicas. Caracteriza-se pelo emprego de cadeias de raciocínio. Pode utilizar resultados da experiência, expressos em termos de relações. É dedutivo o raciocínio que parte do geral para chegar ao particular, ou seja, do universal ao singular, isto é, para tirar uma verdade particular de uma geral. Pela argumentação dedutiva o fato geral encerra em si a explicação de outro igual, mais menos geral. Processo dedutivo leva o pesquisador do conhecido para o desconhecido, mas também de alcance limitado. Não existe um só método na ciência capaz de orientar todas as operações que exige o conhecimento. Por isso, o pesquisador deve valer-se de vários métodos na pesquisa. (MARCONI & LAKATOS, 1996).

 CONCLUSÃO

Concluímos que o trabalho realizado trouxe uma experiência muito significativa para nós, estudantes de Psicologia, pois contribuiu para nosso aprimoramento acadêmico, e nos mostrou uma realidade diferente da nossa, porém não distante. Percebemos que os dependentes de drogas têm sim esperança, que acreditam em um futuro melhor e em um recomeço. Entendemos que buscam apoio principalmente em suas famílias e neles próprios e que, a partir disso, com ajuda da reabilitação, alguns partem em busca de mudanças e de uma nova realidade, produtiva, digna e longe das drogas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOFFMAN, Erving. Manicômio, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KALINA, Eduardo. Viver sem drogas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

LEON, George de. A comunidade terapêutica: Teoria, modelo e método. São Paulo: Loyola, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996

MENDES, Rui H. Dolácio. O drogado e a família. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

MOYSÉS, Gerson Luís Russo; MOORI, Roberto Giro. COLETA DE DADOS PARA A PESQUISA ACADÊMICA: UM ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO, A VALIDAÇÃO E A APLICAÇÃO ELETRÔNICA DE QUESTIONÁRIO, 2007. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR660483_9457.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2013.

MONTEIRO, Rita Maria Paiva. A‘carreira moral’ de jovens internos em instituições de recuperação para dependentes químicos. Disponível em: <http://revistadil.dominiotemporario.com/doc/DILEMAS-5-1-Art5.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2013.

PECK, Scott. O DEPENDENTE QUÍMICO EM RECUPERAÇÃO. Disponível em: <http://adroga.casadia.org/recuperacao/dependente_em_recuperacao.htm>. Acesso em: 16 mar. 2013.

PEREIRA, Elaine Lúcio. Processo de Reinserção Social dos Ex-Usuários de Substâncias Ilícitas. Disponível em: <http://www.mp.ce.gov.br/esmp/publicacoes/edi001_2012/artigos/18_Elaine.Lucio.Pereira.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2013.