A PERMANÊNCIA DO SURDO NA ESCOLA INCLUSIVA

AS DIFICULDADES E FACILIDADES

 

 

Maria Lucineide Dionisio Viana

Edla Yara Priess

  

 

RESUMO:

O presente artigo teve por objetivo levar a compreensão sobre o atual processo de inclusão de alunos surdos em escolas regulares, reavaliando a importância da percepção dos professores e demais profissionais da educação, com conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, neste processo. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário que foi respondido por professores da rede municipal de ensino, na cidade de Cabedelo, que atuam no processo de inclusão de crianças surdas. Os dados apontaram que a inclusão vai muito além de matricular alunos em escolas regulares, é preciso proporcionar um ambiente acolhedor e oferecer um aprendizado especializado. Também se percebeu que muitos profissionais da educação, procuram aprender Libras, pois a língua de sinais é para o surdo o que a voz é para o ouvinte, ou seja, é por meio de ambas, que se absorvem informações, contribuindo para a construção da aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; LIBRAS; Surdos; Educação; Aprendizagem.

 ABSTRACT

The present paper has as its objective to understand the current process of including deaf pupils in regular schools and to state the importance perception of the teacher and other educational professionals with knowledge of the Brazilian sign language - LIBRAS.   For the collection of data we applied a questionnaire which was answered by teachers of the municipal educational system in the city of Cabedelo, which took part in the inclusion of deaf children.  The data which pointed out that the inclusion went way beyond the enrollment of pupils in regular schools; it was found that it was necessary to provide a welcoming environment and to offer specialized teaching.   It was also noted that many educational professionals, tried to learn sign language, as the sign language is for the deaf the same as the voice is for the hearing , in other words it is through both, that information is absorbed, contributing to the construction of the learning process.

KEY WORDS

Inclusion, LIBRAS, Deaf, Education, Apprenticeship

 

1 - INTRODUÇÃO

Todo o contexto educacional contemporâneo necessita entender a importância dessa temática. Essa pesquisa objetiva elucidar alguns questionamentos sobre formas de atender essa nova clientela, agora também atendida, na rede regular de ensino. A inclusão de um aluno surdo e ou deficiente auditivo, no ensino regular, ainda precisa superar muitos desafios. Na prática, o que se vê é uma imensa falta de informação sobre a surdez e como se dá o comportamento de uma criança surda. Uma sala regular mista, com diversos tipos de deficiências poderá prejudicar o ensino bilíngue (a LIBRAS como primeira língua e a Língua Portuguesa, como segunda), acarretando ao aluno surdo um déficit na aprendizagem.