A PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE UM PACIENTE COM CÂNCER FRENTE A POSSÍVEL MORTE

Maryse Santos

RESUMO.

O câncer é a doença que mais mata no mundo, considerada o mal da sociedade contemporânea. Na antiguidade era a peste negra, hoje tem uma substituta mais que a altura o câncer, que mata milhares de pessoas em todo o mundo. Somos apenas vitimas de nós mesmos. Com ênfase nesta ideia de morte foi desenvolvido este artigo, justamente por conta do papel do enfermeiro frente a situações complexas como essa, como contar ao individuo que esta com um câncer evoluído, como ele ira reagir, o artigo mostra tudo isso.

PALAVRAS CHAVE: Câncer, sociedade, morte, mundo.

INTRODUÇÃO.

O artigo foi elaborado através de informações de um estudo de caso feito pela Acadêmica de enfermagem, no qual o paciente era do sexo masculino, de 65 anos de idade, natural de Tucano-BA, deu entrada no pronto socorro com suspeita de Câncer gástrico, que foi confirmado. O artigo traz os estágios da morte, onde as vezes o paciente passa e em outras não, como no caso. Aborda também a importância das intervenções do enfermeiro com a família do paciente, mostrando aos poucos as possibilidades de ocorrer um fato trágico e fala também da questão da mudança ocasionada pela morte e o nascimento, desses dois paradigmas. 

OBJETIVO

Compreender os aspectos emocionais que a patologia proporciona ao paciente com câncer, e como o enfermeiro deve agir na temática da morte, junto ao paciente e a família.