Adriano Rodrigues Ferreira[2]

"Precisa a sociedade brasileira tomar consciência dos benefícios da ética, do crescimento proporcionado por tal atitude. Aplicando-a em todas as ordens da vida humana.

Ser virtuoso transforma o homem e seus ideais!

As leis só irão funcionar se o homem for educado para ser ético!

Um governo só é ético se administra uma nação ética, que o forma e confia-lhe o pleito!

No poder existe uma consciência, a de servir ao poder, e não a de servir-se do poder. Está dimensão ética que não se pode esquecer na política!

Um administrador ético só o é se também for um homem ético, e este valor o qualifica integro, primeiro como individuo e depois profissional!

É imperativo, transmitir valores éticos, que hoje estão distantes deste povo. Devemos repassar os pressupostos éticos de Aristóteles a nossa geração e a futura.

Se quisermos, podemos agora começar uma micro-revolução, simples, partindo de um pequeno gesto, de educação, de respeito, ético. Imaginemos que, após ouvir um 'bom dia' uma pessoa possa refletir que ela outrora não foi respeitosa com o próximo, e passe agir a partir deste momento de forma a propagar o respeito. Temos uma micro-revolução positiva, esta visão micro que representamos é essencial na dinâmica social.

A sociedade num todo, tem papel primordial para transformar as percepções e o comportamento humano.

Não se pode crescer o oportunismo, em detrimento da integridade!

Não se pode o dissimulado continuar sendo vitorioso!

Não deve o sucesso ser conquistado pelo ilícito!

E ser honesto não é ser ingênuo!

Devemos nos educar. Inculcar individualmente uma mudança de conduta, optando pela virtude para nossas decisões e atitudes. Termos consciência ética!

Só assim, transformaremos este país e sua imagem. Nesta visão macro, administraremos instituições responsáveis, construiremos cidadania, e mudamos a realidade desta nação para a de um Brasil harmonioso e quiçá o mundo!"



[1] Em 26 de Junho de 2008. Discurso proferido no VII Seminário Integrador da Faculdade Madre Thaís – FMT, Ilhéus, Bahia. Como, considerações finais da monitoria, Reflexões: Da Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira Atual, baseada em artigo científico de mesmo título. Artigo, monitoria e discurso do mesmo autor.

[2] E-mail: [email protected].