O modo pela qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conversação ou com transformação social.                        Na concepção sociocrítica a organização escolar é vista como um sistema que une as pessoas nas tomadas de decisões. A tomada de decisões é feita coletivamente, possibilitando aos membros do grupo discutir e deliberar, em uma relação de colaboração.

            Gestão é a parte de um coletivo que envolve todo quadro funcional de uma escola. As dimensões em que a gestão escolar está englobada destacam-se:

  • Gestão democrática – liga a escola com a comunidade por intermédio de planejamento participativo, estabelecimentos de parcerias, participação de pais e alunos entre outros.
  • Gestão pedagógica – avalia a atuação da escola na gestão coletiva, criativa e inovadora dos processos e recursos pedagógicos, tendo em vista a oferta de educação de qualidade para seus alunos.
  • Gestão de pessoas – examina a atuação e a participação das pessoas que integram a comunidade escolar: professores, funcionários, pais e alunos.
  • Gestão de apoio – responsável pelos serviços de segurança, limpeza e manutenção, trabalham pela conservação e adequação dos recursos físicos, instalações e equipamentos.

            Para que o ensino aconteça com qualidade é de extrema importância que toda a gestão, principalmente a pedagógica e a de apoio deem suporte necessário para que a educação possa ser de fato concretizada. O aumento das demandas dirigidas a escola exige, além de professores competentes em suas disciplinas, de uma gestão que arregimente o coletivo de uma escola, de modo a torna-la referência para os alunos e seus pais, também de exercitar a própria democracia, com responsabilidade e competência. Quanto mais complexa a tarefa, maior a necessidade de a gestão ser bem planejada, bem acompanhada e adequadamente avaliada.

             Aqui, a participação na gestão escolar será abordada em seu contexto geral, para que a seguir, seja compreendido a sua importância no processo do ensino musical.

            A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. A participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade, e propicia um clima de trabalho favorável a maior aproximação entre professores, alunos e pais.

            O conceito de participação para Libâneo (2001) fundamenta-se no princípio da autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios, isto é, para a condução da própria vida. Como a autonomia opõe-se às formas autoritárias de tomada de decisão, sua realização concreta nas instituições dá-se pela participação na livre escolha de objetivos e processos de trabalho e na construção conjunta do ambiente de trabalho. Portanto, a participação significa a intervenção dos profissionais da educação e dos usuários na gestão da escola.

            Por meio dos professores, alunos, funcionários, pais e comunidade, as escolas podem traçar o seu próprio caminho por se tornarem corresponsáveis pelo êxito da instituição. Assim a organização escolar transforma-se em instância educadora, espaço de trabalho coletivo e de aprendizagem.

            Quando se diz “Gestão Escolar” é um equivoco pensar apenas na figura do diretor. Todas as decisões e procedimentos organizativos devem ser acompanhados e avaliados, com base na relação entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar. O conjunto das ações e de organização do trabalho na escola está voltado para as ações pedagógicas em razão dos objetivos básicos da instituição. O controle implica uma avaliação mútua entre direção, professores e comunidade. A equipe escolar precisa investir sistematicamente na mudança das relações autoritárias para aquelas baseadas no diálogo e no consenso.

            O projeto pedagógico deve ser realizado com a participação e a colaboração dos membros da equipe, definindo a escola que desejam e o futuro que esperam dela. Assim, há um alto grau de envolvimento nos objetivos na consecução das metas e, especialmente, nas ações práticas a serem conduzidas pela equipe.

            O projeto pedagógico de uma escola é fruto da projeção desenhada por todos os sujeitos envolvidos, profissionais e usuários, coordenados por uma liderança profissional democrática, após análise histórica e prospectiva da escola, a partir tanto das sinalizações já presentes a respeito do futuro da civilização humana quanto das realizações que queiram imprimir nesse futuro.