UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

Centro de Letras e Artes

Curso: Letras-Português

Disciplina: Fundamentos Hist. Soc. Filosóficos da Educação I

Professora: Cleidimar Rodrigues de Sousa Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A PARTICIPAÇÃO ESCOLAR NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome: Maria Magalhães Rodrigues

                                                                               Matricula: 08100015/N44

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobral - 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de aproveitamento da disciplina de Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação I, ministrada pela professora Ms Cleidimar Rodrigues de Sousa Lima e solicitado como requisito parcial para Conclusão da mesma no curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, no Semestre letivo 2008.2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Uma escola será democrática quando seus valores e as suas práticas respeitarem os princípios democráticos, sem copiar as formas específicas de condução da democracia política.”

                                                                                                                       José Puig.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

                                                                           

 

A finalidade deste trabalho é descrever a função social da Escola. Pretende-se destacar sua importância como grande contribuidora da sociedade, nos aspectos de levar conhecimento e educação. Neste sentido a Escola contribuirá efetivamente com os interesses da população que anseia por igualdade, humanidade e justiça social.

 

 

Palavras chaves:

Escola – Conhecimento – Educação - sociedade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Este trabalho visa essencialmente identificar e justificar a real importância da Escola como socializadora do conhecimento e ao mesmo tempo transformadora da vida coletiva. Para sua realização foi feito um levantamento de referências bibliográficas, onde José  Puig, foi o suporte teórico básico para a pesquisa, além de outras fontes como Carlos R. Jamil Cury e Paulo Freire.

A Escola é o meio de alcançar Educação, cidadania e conhecimento, aperfeiçoando os educandos para uma vida mais digna e justa mediante a sociedade.

Nesse âmbito, a Escola surgiu como uma ramificação da Igreja católica que até então tinha a função educar e socializar os indivíduos.

Atualmente, a Escola desempenha diversas funções sociais em favor do bem estar da sociedade, atuando como mediadora entre homem o conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

 

 

A Escola é o local específico da Educação, é variável dependendo do grau de desenvolvimento da sociedade a igual esta inserida. Não há uma unificação da Escola, por causa das diversas sociedades existentes, cada uma tem sua filosofia e moral que são inerentes. Os princípios filosóficos procuram os valores morais e que devem existir em qualquer vida social.Eles seriam abstratos se não tomassem por base na realidade social.

A educação é um vínculo integrar entre as gerações às novas descobertas do mundo. A Escola surgiu justamente com a propriedade privada e a sociedade de classes. A classe dominante dos meios de produção também domina com sua moral idéias e educação. Em toda sociedade os poucos têm a saber, a função da escola será propagar o saber sistematizado, não se pode confundir o saber popular com o sistematizado, pois é ele que a escola ensina.

As crianças humildes freqüentam a escola para tomar posse desse poder que é essencial para elas viverem numa sociedade com melhores condições. A escola de se fazer mais presente na vida da comunidade porque somente através dela é que essas crianças poderão usufruir desse saber. Ela tem sido em local de exposição de valores, crenças e convicções.

É muito importante para escola desenvolver um currículo para garantir o bom desempenho ao repassar para crianças pobres o saber sistematizado, para que elas possam conhecer mundo e nele movimentar-se e posicionar-se.

Outro fator importante é disponibilização de professores competentes, pois muitas vezes o fracasso escolar deve-se a alguns professores incapazes. Muitas crianças evadem-se ou reprovam por causa do sistema educativo. Entretanto tudo se relaciona a questão da valorização profissional  do professor, que deve receber atenção em termos de formação, atualização e remuneração. O professor é o mediador entre os alunos e conteúdos fundamentais do saber, ele é imprescindível no elo escola e comunidade.

 

 

 

2 – A DEMOCRACIA NA ESCOLA

 

 

Uma escola democrática deve estar aberta para a participação de todos. É importante estabelecer um conjunto de valores para a vida e o trabalho escolar. Podemos dizer que uma escola democrática pretende que seus alunos sejam protagonistas da própria educação, colocando em pratica um conjunto de atividades que impulsionem a participação, desses alunos em questões relativas a liberdade, o desenvolvimento critico e responsabilidade. A escola poderá contribuir para a democratização da sociedade, sendo um local para esse exercício de cidadania comprometida com os interesses daqueles grupos sociais menos favorecidos. É de fundamental importância a gestão democrática na escola. A maneira dos educadores organizarem as aulas em grupos, nenhuma escola deve esquecer a organização das relações interpessoais e da convivência.

A escola tem diversas funções sociais, uma delas seria a própria socialização do individuo, adquirindo conhecimento para garantir uma melhor sobrevivência. Outra função é melhorar as desigualdades sociais e culturais dando condições de defesa aos alunos na área política e social. Podemos citar ainda a escola como realizadora: de assistência social; de socializadora de conhecimento; de padronizadora de atitudes; hábitos e valores; de treinamento para o mercado de trabalho. A escola é a maior prestadora de serviço social.

O principal intuito de educar é trazer para os integrantes da atual sociedade em que vivemos condições mais prosperas e mais positivas, moldando caráter coletivo e proporcionado reais valores para valorização humana.

 

 

3 – CORRENTES POLITICOS-FILOSÓFICOS

 

 

3.1 – EDUCAÇÃO COMO REDENTORA DA SOCIEDADE

 

A tendência redentora enfatiza a importância do todo social, a composição da sociedade é feita tanto pelos indivíduos atuantes quanto por aqueles que estão a sua margem. Sendo assim esta tendência compreende a educação como formadora da personalidade e desenvolvimento dos valores éticos indispensáveis para a convivência social.

É certo dizer que a instrução acaba enriquecendo sempre a construção da personalidade e que a formação demanda, inevitavelmente, a assimilação de saberes culturais, morais e éticos (PUIG, JOSEP 2000).

A educação impõe de forma autônoma sua intervenção nas decisões do todo social. A tendência redentora procura redimir a sociedade de suas mazelas. Procura formar o homem virtuoso e retira-lo do pecado. Para Comenius, pai da didática a educação salvaria os pecados.

 

3.2 – EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE

 

A educação como reprodutora da sociedade é inerente a própria sociedade. Nesta visão a educação é critica e reprodutivista. Demonstra como a educação atua dentro da sociedade e não como ela deve atuar. Essa tendência não propõe uma pratica pedagógica mas verifica a que já existe.

A escola é um dos aparelhos ideológicos do estado procura dominar, estabelecer e reproduzir sua ideologia. Antes essa tarefa era dada a igreja católica.

Carlos R. Jamil Cury, em seu livro ideologia e educação, cita o seguinte:

Se os católicos pretendem “recristianizar” o país, o objetivo dos reformadores será o de democratizar o país via escola, fugindo dos princípios do liberalismo burguês individualista. O grande mediador desta tarefa é o Estado que faz da Escola o aparelho ideal da consciência de que todas devem ser para cada um e cada um para todos.

 

Não há instituição mais apropriada do que a escola para treinar o trabalhador em relação aos hábitos exigidos pela produção formal. Desde cedo a criança desenvolve os quatro pilares dos parâmetros curriculares nacionais: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender.

 

 

3.3 – EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

 

É uma tendência crítica recusa-se ao otimismo quanto ao pessimismo. Propõe compreender na Educação como um projeto de ação coletiva, tem visão dialética, os condicionantes são iguais aos determinantes. A educação poderá ser reprodutora desde que criticizadora, verificando e assumindo coletivamente um projeto para a melhoria dentro da sociedade.

 

4- A ESCOLA COMO DISCIPLINADORA PARA A VIDA SOCIAL

 

A Escola tem realizado vários programas de assistência social, como distribuir merenda, muitas crianças não tem outra fonte de alimentação, elas freqüentando as aulas deixam ociosidade das ruas.

Na Escola são realizados campanhas de saúde, com a divulgação de métodos de prevenção de doenças. É também incentivadora da inclusão social de crianças com deficiências. Programas de responsabilidade social como a preservação da natureza e meio ambiente, a reciclagem é fonte de incentivo para os alunos. A realização de campanhas contra a violência e exploração infantil. Tudo isso tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos, tornando-os mais participantes e reflexivos. A Escola passa a ser um local agradável e colhedor para eles.

 

5 – ESCOLAS QUE TRANSFORMAM SUAS COMUNIDADES

 

Em2007 aEMEIEF Carta Preta foi vencedora na categoria Escola com Prêmio Victor Civita. O motivo do destaque foi os avanços da leitura e escrita dos alunos de 7 e 8 anos, 90% dos alunos do primeiro ciclo alfabetizados e com a taxa de repetência em queda.

A coordenadora pedagógica em reuniões mensais tem o hábito de ler para os professores uma crônica ou um capítulo de um livro interessante.

Os funcionários da limpeza, da segurança, da manutenção e da cozinha interrompem o trabalho todos os dias durante 30 minutos para ouvirem também essas leituras.

Em sala de aula os professores fazem o mesmo com seus alunos. Uma vez por semana, a atividade é realizada na biblioteca para que as crianças escolham livros e os levem para a casa.

As ações para incentivarem a leitura e a alfabetização foram muito acertadas, mas talvez o projeto não tivesse tido tanto sucesso se não fosse o envolvimento da comunidade. A escola fez parceria com o conselho tutelar para fazer com que os estudantes faltosos voltassem a frequentar as aulas, isso deu resultados positivos.

Os pais também foram chamados a participar e incentivar os filhos a lerem mais. Enquanto as crianças esperam o transporte escolar as mães que costumam acompanha-las no trajeto pegam os livros na mochila e promovem uma leitura em voz alta.

O Projeto Lendo e Aprendendo ganhou o Prêmio Escola 2007 por ter transformado a realidade de alunos e professores da Cata Preta em pouco tempo. Além de atingir seu objetivo que era a alfabetização, a escola envolveu alunos, professores, funcionários e a comunidade.

A EMEF Maria Virgínia Matarazzo Ipólito,em Cravinhos SãoPaulo, promove curso sobre preservação aos maus tratos em crianças e adolescentes, professores precisam saber como reconhecer os abusos e o que devem fazer.

A escola tem papel fundamental na identificação precoce comunicação dos casos de maus tratos contra crianças e jovens.

A diretora relata o caso de um garoto espancado pelo pai. O caso foi parar no Conselho Tutelar e no Ministério Público. Todos devem estar atentos à questão, denunciar é a melhor forma de acabar com o problema.

A escola é o segredo local depois da casa, que a criança passa mais tempo. Os adultos responsáveis por essa fase de socialização e formação podem perceber, sinais de maus tratos nos alunos e convencê-los a denunciar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

A escola é uma instituição voltada não somente para a educação, mas para contribuir como ferramenta beneficiadora da sociedade.

Verifica-se a participação dos alunos na vida da escola como sendo um dos pilares da Formação Humana. Essa participação trabalha atitudes e valores como convivência, autonomia, cooperação, sentimento de justiça e diálogo que irão refletir na sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

CURY, Jamil R. Cralos. Ideologia e Educação Brasileira. 3 ed. São Paulo; Cortez, 1986.

 

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 1ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

 

GENTILE, Paula. Transformação que vem das estrelas. Revista Nova Escola. São Paulo. Nº 209, p. 54 – 57. Dez 2007.

 

PUING, Josep et al, Democracia e Participação Escolar. 1ª edição. São Paulo: Moderna,2000.