A Paraíba e seus problemas

de José Américo de Almeida.

 ConseqUências sociais

José Américo inicia este capítulo mostrando que a população predominante no sertão resultou do cruzamento ascendente entre índios e portugueses, com pouca participação de afro-descendentes.

O autor demonstra através de censos demográficos passados como prova desta predominância mestiça mameluca.

Isto não exclui a parte mulata da população que, apesar de menor, ainda se mostra significativa na zona rural, nos centros escravagistas de quase todo o território estadual.

Já os traços cafuzos se perderam devido ao recruzamento.

Basicamente, a formação das cidades Paraibanas apresentam este perfil. Este perfil, comenta o autor, não nos deixa menos nobres.

Para conhecer a alma de um povo, é preciso observá-lo em sua jornada de vida mais do que nos acontecimentos pontuais de sua história.

O contingente que, numa segunda leva, povoou nosso território não carregou consigo as manchas da primeira “colonização de degredados”.

Uma nova mentalidade marcada pela disciplina do trabalho e anseio de um novo destino suplantou a antiga e pioneira geração.

Por haver maior proximidade com a raça européia, notou-se, os mamelucos apresentavam um equilíbrio maior do que os mestiços de brancos e negros.

O autor ainda salienta a opinião de outros autores quanto ao resultado desta mestiçagem na população posterior.

Couto de Magalhães, por exemplo, salienta que esta mestiçagem predominante do branco com o índio gerou uma raça excelente, marcada pela desenvolvida faculdade mental do primeiro, somada à aguda sensibilidade de sentidos e força física oriundas da segunda raça.

Outros, como Euclydes da Cunha, afirmam que a mistura de raças é sempre decadente, e não herda nenhuma característica positiva de seus ascendentes.

Ambas as opiniões, porém, são igualmente errôneas, embasadas apenas numa observação superficial e de juízo tendencioso e duvidoso.

O autor defende que a idéia mais aceitável segue o princípio que nenhuma das raças ascendentes tem ação exclusiva e determinante, mas que sempre, um deles, fornecerá alguma ação preponderante, seja para um ou outro traço dominante.

Assim, um filho pode herdar todas (ou quase todas) as características de um lado da família, ou ainda uma ou outra característica mesclada de seus ascendentes, seja positiva ou negativa, e assim sucede-se às próximas gerações. 

Além da genética, outro fator importante é a influência do meio.

Apesar da mestiçagem ser uma realidade na composição da população brasileira, José Américo observa traços distintos na população paraibana, fruto da somatória dos fatores acima descritos: “o sentimento da família, a benevolência, o amor a gleba, o espírito de ordem, a fortaleza de ânimo, e a dedicação ao trabalho.” Nota ainda outros traços não tão nobres desta mistura: “vontade desorganizada por uma lamentável imprevidência que alguns atribuem a herança moral dos selvagens (a falta de senso econômico, do hábito de amealhar, e o descaso pelo dia de amanhã que o leva a esbanjar em poucos meses todos os produtos de anos prósperos, sem temor às crises inevitáveis).”

Ele ainda nos adverte que não podemos julgar a índole da população de maneira generalizada, mas que devemos ter o cuidado de se distinguir os diferentes grupos sociais que se formam como resultado de fatores particulares a cada local.

Como diferença entre tipos urbanos, cita Campina Grande, que teve ao longo da história, muito mais contato com a capital pernambucana do que afinidade com a do próprio estado.

Entre os tipos rurais, comenta pelo menos três tipos bem distintos: “o praieiro, o lavrador e o vaqueiro.” O autor discorre sobre as características e dificuldades de cada grupo. De certo modo, cada um representa uma das três regiões geográficas bem distintas da Paraíba: zona da mata, agreste e serão.

Mas, em resumo, de tudo o que se observa, entende-se que a maioria das peculiaridades notadas nestes grupos não são atribuídas tanto à mistura das raças branca, índia e negra, mas sim às causas sociais e pressão do meio em que vivem (influência do território e clima).

Sobretudo, observa, o sertanejo paraibano é um lutador. José Américo coloca-o como um exemplar da raça: um povo com espírito próprio que não teme as dificuldades da natureza hostil que o envolve.

Não obstante a severidade do meio que o solo e o clima lhe impingem, a generosidade hospitaleira deste povo é patente. Talvez, justamente pelo rigor que a natureza lhes impõe, é que se originou uma alma solidária e persistentemente trabalhadora.

 Lemos ainda sobre o proficiente caráter deste valente povo, que soube tirar vantagem do meio em que vive. Esta qualidade levou a outras, como habilidade e criatividade para enfrentar problemas, inteligência e vontade de aprender.

Com tudo isto, o paraibano ainda contribuiu prolificamente para o povoamento da nação. Entre secas e secas, diante de tantas vidas ceifadas pela infelicidade do destino, tantas vezes a população sertaneja se reconstituiu, demonstrando assim sua incomparável tenacidade.

Porém, a mesma situação climática, acaba por gerar algumas lamúrias à vida do corajoso sertanejo: lamento, dor, aflição, e não poucas vezes a verem-se na obrigação de abandonar suas terras para ou perecer com sua família pelo caminho ou, aqueles que conseguem, aventurarem-se nas cidades.

Neste último caso, algumas variantes são observáveis: seja o pai de família que tem seu orgulho quebrado ao precisar humilhar-se para pedir ajuda a um povo pouco hospitaleiro, seja a filha que se entrega à prostituição, seja a rendição ao alcoolismo ou o engajamento ao banditismo dos homens da família. 

Com respeito a este último evento o autor também reserva algumas páginas. Não é o caso de um cangaço de grandes proporções, mas de ações e criminalidade pontuais. Muitas vezes o primeiro crime é cometido por algum preconceito comum ou simples vingança. Daí, se vê forçado a persistir nesta vida delinqüente.

Por fim, o autor encerra citando dezenas de nomes de ilustres paraibanos que, desde os primórdios de sua formação, é um estado que contribuiu significativamente para as ciências, a arte e a política, faculdades indispensáveis para o auxílio do crescimento e hegemonia de nossa Nação.

CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS

Sendo que a economia do estado da Paraíba está quase que totalmente calcada na agropecuária, os efeitos da seca (assim como o combate a) são tidos como problemas de ordem econômica. 

As diferentes culturas espalhadas pelos quase quinhentos quilômetros de extensão do estado, estão divididos por zonas, de acordo com as composições geológicas, às formas de terreno e a modalidade do clima.

Baseado na divisão que a Inspetoria Agrícola fez destas zonas, José Américo discorre, uma a uma, sobre seu histórico, suas principais características e cultivares, sempre enfatizando a relevância econômica de cada cultura, bem como as conquistas e percalços ao longo da história, e suas implicações financeiras em cada caso. Como segue:

  1. LITORAL
  2. Praia: Cultivo predominante de Coqueiro.
  3. Várzea: Propícia a plantação de Cana de açúcar.
  4. Caatinga litorânea: Zona de algodão de fibra curta..
  5. Arisco: Cultivo da mandioca.
  6. Taboleiro: Pomares de mangaba e batiputá.
  1. SERRA
  2. Brejo: Zona do café e do fumo
  3. Caatinga serrana: Zona de algodão e criação
  4. Agreste: Plantações de batata americana e fumo
  1. SERTÃO
  2. Caatinga sertaneja: região exclusiva de criação
  3. Várzea: Cultivo de algodão de fibra longa

Algumas atividades:

O Coqueiro é uma cultura nativa, portanto dispensa adubação e produz praticamente o não inteiro. Só não foi intensificada por falta de beneficiamento e exportação que valorizem o produto e a falta de estabilidade de preços desestimula a produção. Além disto, na mesma zona litorânea, concentra-se fortemente a prática pesqueira do estado.

Ainda próximo ao litoral (um pouco mais afastado da costa) encontramos área propícia para o cultivo de manga e jaca pelas excelentes condições de desenvolvimento destas frutas.

Desde os primórdios da colonização a várzea paraíbana tem sido explorada com a cana de açucar. Datam do século XVII cerca de vinte engenhos para processamento do açúcar, conferindo grandes somas à economia do estado.

Um erro crucial, porém, deu-se ao comercializar o produto com a praça do Recife, desaparecendo, assim a navegação direta da capital paraibana para a Europa. A dificuldade e os acréscimos com despesa de transporte, a distância da capital pernambucana, os embargos políticos da camada e da Companhia de Comércio, somados às inundações de alguns anos trouxeram grande prejuízo aos senhores de engenho.

Somente no século XIX houve sinais de uma pequena melhora, porém a abolição da escravatura desferiu um golpe mortal ao cultivo e comércio da cana de açúcar em solo paraibano. Somente nos últimos anos, com o desenvolvimento tecnológico e mecanização agrícola é que o cultivo voltou a ser viável.

Durante um certo tempo, a cultura do algodão chegou a competir com os engenhos de açúcar no número de escravos, nas construções e nos lucros, principalmente na época da guerra da secessão que interrompeu o trabalho agrícola nos EUA. O algodão tem uma longa história na Paraíba e foi, por muito tempo, a principal atividade econômica neste estado.

Segundo o autor, a Paraíba detém as melhores terras do planeta para o cultivo do algodão e, no seu tempo, era o estado que mais produzia algodão no Brasil.

Houve muito empenho dos governantes da época para incentivar e aprimorar o cultivo desta planta. Não se mediu esforços, também, para combater pragas naturais e protegê-la.

A Mandioca é cultivada na zona do Arisco. Apesar de ser paupérrima em elementos fertilizantes, esta zona é grande produtora desta cultura, pois embora desprovidos de minerais, é um solo propício aos tubérculos.

Porém, mais pobre ainda que o solo da zona do arisco é o solo da região do Taboleiro. Porém, graças a um arbusto nativo, o batiputá, seus moradores tem um meio de sobrevivência.

A caatinga é uma vasta zona de criação e nas fases de decadência da indústria algodoeira, a pecuária dominava a lavoura.

A tristeza da seca é e sempre foi o maior empecilho para um desenvolvimento maior desta prática rural. Além desta, o autor ainda alista a praga do carrapato, cujo combate é difícil.

Já naquela época, programas para construção de açudes, bem como o de silos para estocagem de comida e água, já haviam sido implementadas pelo então presidente Sólon de Lucena.

O planalto da Borborema permaneceu inexplorado por algum tempo, pela distância dos centros comerciais, mas ele apresenta tanto recursos para agricultura quanto para pecuária.

Com isto tudo, os processos arcaicos de preparo do terreno, conhecidos como broca e a queimada subsequente, foram alterando a exuberante riqueza natural paraibana. Quanto ao derrubamento das matas, grande parte das fazendas e propriedades rurais foram devastadas pela ação do homem. Havia, já naquela época, a preocupação com a necessidade de reflorestamento como meio de corrigir as disparidades do clima, além da vantagem econômica.

A população foi aumentando e juntamente com ela o crescimento das feiras, que tornaram-se  os pólos de convergência para comércio dos produtos agrícolas – tanto os beneficiados, quanto in natura.

Já no século XVIII uma nova cultura surge na zona conhecida como Brejo paraibano: o café. Porém, uma praga conhecida como vermelho, condenaria esta atividade agrícola em pouco tempo. Outra atividade que surgira nesta região, mas de maneira tímida, é a plantação de fumo.

Toda a região brejeira presta-se e muito para o cultivo de cereais, porém a falta de transporte encarece e torna inviável esta atividade. Mais uma vez o autor faz comparações com políticas de incentivo para produção nos EUA, dando a entender seu descontentamento com a falta de iniciativas e implementação de tais práticas também em solo paraibano como forma de estimular os produtores locais a expandirem suas lavouras.

Outras iniciativas menores também são notadas pelo autor, como o cultivo da batata inglesa, da pimenta do reino, do bicho da seda, do mel, etc.

Por muito tempo, os produtos mais comercializados no sertão paraibano tem sido a farinha, a rapadura e cereais como feijão e milho.

O autor nos lembra ainda de outras atividades econômicas como o pastoreio, a curtição de peles, fabricação de cordas, extração de minérios, tudo isto na região do Cariri.

Lembra-nos também do fato dos bandeirantes paulistanos terem passagem pelo sertão, porém em nada influenciando ou alterando os hábitos daquela região.

Reserva algumas páginas deste capítulo para pormenorizar a importância da criação de gado bovino para a economia local, além de compartilhar detalhes e histórico desta atividade. Comenta de relance o surgimento da criação de ovelhas.

Outra planta relevante para a economia sertaneja é a carnaúba. Extremamente valiosa em termos de recursos oferecidos, aproveita-se praticamente tudo desta planta. Pelo que comenta, até trigo já foi cultivado em solo paraibano, mostrando assim a vasta possibilidade que estas terras oferecem.

Acertadamente, José Américo afirma que o fruto da economia está no aproveitamento racional da terra. O entrave, parece, fica por conta dos embargos.

A partir de então, José Américo faz um levantamento acurado da situação pecuária do estado. Ele descreve a realidade de cada município paraibano e o número de suas respectivas manadas, sempre encabeçadas pelo gado bovino (invariavelmente o maior número), depois equinos, asininos e muares, ovinos, caprinos e suínos.

Por fim, o aparecimento de novas tecnologias e equipamentos, acabou gerando grandes mudanças na economia paraibana. A mecanização da industria do algodão, a instalação da rede ferroviária e a chegada do automóvel começavam a mudar de uma vez para sempre o panorama sócio-econômico da região.

Ainda a introdução de tratores e máquinas pesadas para construção aliadas a novas engenharias possibilitou a construção estradas e dos grandes açudes, que visavam melhorar (ou sanar de vez) parte dos problemas enfrentados pelos produtores, como escassez de água e escoamento da produção.

No litoral, mais especificamente Cabedelo, a construção do porto permitiu a atracação de navios cargueiros de grande porte, integrado com um terminal ferroviário, facilitando assim a exportação dos produtos produzidos ao longo do estado.

Algumas medidas de cunho político também contribuíram para a melhoria da produção. Leis sancionadas naquela época incentivavam novas explorações, outras visavam resolver o problema do crédito agrícola, pois os agricultores dependiam de agiotas que chegavam a cobrar até 60% de juros ao ano.

Decretos criavam campos de zootecnia e escolas agrícolas, e a construção de armazéns gerais. O governo também criou prêmios de incentivo à produção e isenção de impostos para alavancar a agricultura e a agroindústria.

Mas após um ano fértil (1914) a crise financeira se instalou e a seca de 1915 acabou impossibilitando muitas destas medidas. Além do mais, muitas destas leis e ainda outras idéias tiveram suas práticas retardadas, por falta de uma propaganda eficiente.

Concluindo, José Américo faz um apelo empolgante por uma política voltada principalmente para a educação agrária, e de incentivos por parte dos governantes, elogiando algumas iniciativas da época e comparando com outros estados mais desenvolvidos.

Notamos claramente que o desejo ardente deste autor, era ver uma Paraíba afortunada, decorrente de uma produção intensa e remuneradora, para dignificação do sertanejo e enobrecimento dos nossos governantes.