No Brasil cada vez mais os brasileiros, não somente o público de alta renda vêem despertando para a possibilidade de investir seu dinheiro. Conforme Diz Renato Meirelles, sócio da Data popular "Grande parte é o público jovem que gradualmente, passam a compreender que para prosperar financeiramente é preciso investir para aumentar o seu patrimônio". Antigamente o brasileiro mediano só colocava seu dinheiro na poupança e alguns poucos mais entendidos e interessados sobre o assunto, investiam em imóveis, hoje conseguimos observar um crescente interesse por outros tipos de investimentos.
Nos últimos anos, a quantidade de pequenos investidores que adentrou no mercado de ações, seja adquirindo cotas de fundos ou comprando e vendendo ações diretamente na Bolsa de Valores, como também aplicando seus recursos em fundos multimercado (fundos que procuram aplicar em diversos tipos de ativos como dólar, títulos de dívidas, juros, outros fundos e etc.) é extremamente significativa. Investidores dos mais diversos perfis estão começando a descobrir o mar de possibilidades que essas opções apresentam. No momento atual do mercado financeiro cada vez mais concorrido as instituições financeiras não sobrevivem oferecendo somente os próprios produtos, os bancos estão buscando um leque muito maior de opções de investimentos, pois a competição entre os bancos e corretoras de valores está extremamente agressiva. As empresas especializadas em gestão de recursos financeiros são conhecidas como corretora de valores, este tipo de empresa esta se alastrando cada vez mais no mercado financeiro, tornando seus produtos e serviços fortemente competitivos; entre as instituições financeiras, as mesmas possuem estratégias com a finalidade de montar uma carteira para os clientes com rentabilidade superior ao de seus concorrentes. Como diz o economista Carlos Antônio Rocca "À medida que o governo reduz sua dívida pública, cresce a participa¬ção dos papéis privados e do mer¬cado de capitais, e cada vez mais empresas e pessoas terão de recor¬rer a consultorias de crédito e risco para decidir seus investimentos". A tendência é de que essa ativi¬dade cresça cada vez mais, acom¬panhando o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil.
O fortalecimento do mercado de capitais está se tornando cada vez mais visível e se expandindo por toda a população brasileira, pode-se dizer que a cada momento surge um novo milionário, o crescimento de médias empresas, a venda de companhias nacionais para corporações ou investidores está fazendo com que o mercado se "aqueça" provocando uma grande expansão de investidores cada vez mais dispostos a correr riscos com ganância de se tornar um milionário.
O investidor brasileiro busca exemplos de um simples mortal que se tornou hoje um milionário de sucesso como o americano Sr. Warren Buffet que com sua sabedoria construiu estratégias vencedoras se tornando o maior investidor de todos os tempos, passando a ser adotado como um benchmark (maneira de comparação de serviços, produtos e etc.) , para o brasileiro que hoje está investindo com a finalidade de enriquecer e aumentar seu patrimônio. Nos EUA desde a década de 50 o americano de baixa renda já despertou para a possibilidade de aplicar na bolsa e atualmente metade dos americanos aplicam em ações.
O mercado de capitais tem hoje o aumento da classe C, que também está cada vez mais despertando as atenções em investir em diferentes aplicações que rendam mais que a tradicional caderneta de poupança, constantemente novos produtos e serviços estão á disposição da população, o serviço oferecido como Home broker (Usado como instrumento para negociação no mercado de capitais via internet) é um exemplo de serviço muito utilizado nos dias de hoje pelos investidores de todas as classes.
Segundo a pesquisa do Instituto Data Popular "Essas pessoas que representam 15% da classe C conseguem poupar regularmente e parte delas, aos poucos, a buscar aplicações que rendam mais que a poupança que ainda é a aplicação preferida deste público". Diz Renato Meirelles, sócio da Data popular.
Poupar não é comum no Brasil, de modo que as alterações ao perfil dos investidores podem estar gerando uma transformação extremamente significativa para o mercado financeiro, cuja situação está sendo vista de acordo com a entrada de novos investidores na bolsa.