Todo mundo pode se tornar impaciente ao longo do tempo – é da natureza humana. Mas existem pessoas que parecem não conseguir esperar por nada. A realidade é que, se você mergulhar fundo nas mentes das pessoas mais bem-sucedidas do mundo, certamente verá que há muita paciência plantada em seus caminhos.

Pensando nisso, podemos dizer que a paciência é fundamental ao:

Procurar novas oportunidades

Como empresários, estamos sempre pensando que uma grande oportunidade pode aparecer em qualquer lugar, a qualquer momento. O problema é que essa "síndrome de algo brilhante à vista” tenta os empresários a perseguir constantemente todas as oportunidades que veem na sua frente. Mas isso é péssimo - quanto mais você dividir o seu tempo, menos você vai ser capaz de se concentrar em cada oportunidade. O importante é gastar o seu tempo sendo paciente e escolhendo a oportunidade certa para correr atrás, porque independentemente do que você escolher, você vai gastar uma grande quantidade de tempo fazendo isso.

Ao treinar sua equipe

Claro, algumas pessoas aprendem mais rápido do que outras, mas na hora de ajudar a sua equipe a se desenvolver, é mais benéfico para ela aprender por conta própria, através de situações vivenciais, do que aprender com manuais de treinamento ou com você apresentando todas as respostas para tudo. Tenha a paciência de deixá-los tentar sozinhos.

Por isso que um treinamento motivacional é útil, na maioria das vezes, pois trazemos o tema para a vida real, com representações não fictícias. Assim fica muito mais fácil de os participantes assimilarem todo o conteúdo com suas próprias experiências.

O ideal é definir os direitos básicos ou mínimos de trabalho, e responder a perguntas com perguntas que levam a sua equipe para o caminho de descobrir a resposta por conta própria – semelhante ao método de ensino de Sócrates. Claro, isso tudo requer um pouco mais de paciência. Mas tente pensar nisso mais como um investimento.