A OUTRA FACE DO RELACIONAMENTO NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL


INTRODUÇÃO

Tenho lido e ouvido que a crise no relacionamento é causada pela mudança de comportamento do companheiro (a) durante a convivência.
Será que foram as transformações pós-relacionamentos que estão produzindo divergência ou não será que a partir de determinado momento à parte "oculta" do outro, a que você não deu atenção, mas agora está dando, passou a ter um peso muito grande no relacionamento.
Tendo como enfoque à outra face do relacionamento, resolvi escrever algumas linhas sobre esse tema, como mais uma ferramenta a se pensar, quando se está em busca de um relacionamento estável.


DESENVOLVIMENTO

Somos educados desde pequeno a buscar e valorizar a parte "boa" da pessoa.Aquela que cada um acha positiva dentro do seu critério.
Dando assim, uma grande importância a essa parte, esquecendo de prestar atenção na parte "ruim", "negativa", aquela que nos incomoda. A que não corresponde aos nossos critérios.
Vivemos a ilusão que a parte "positiva", aquela que valorizamos e queremos compartilhar, tem em si, o poder de sobrepor à "negativa", a que não gostamos e não queremos compartilhar, e que esta, não terá nenhum significado e importância no relacionamento.

"Será, será, será............!".

Vamos pensar. Compartilhar com coisas boas, agradáveis, positivas é fácil, pois pouco exige de nós e não nos incomoda. É sempre gratificante e não cria problema, discussão, desavenças, pontos de discórdia, etc.
Agora, imagine que tenha que comer uma maçã que apresente uma parte estragada. O que faria? Dentro de um procedimento normal, comeria a parte boa e jogaria a parte estragada fora. Muito bom.
Felizmente, na maçã dá para separar e só comer a parte boa. Infelizmente, no relacionamento entre pessoas, não. Não tem como separar a parte que incomoda da que não incomoda. Elas fazem parte da mesma pessoa, portanto, não dá para ignorar, o que irá produzir, mal-estar, irritação, mau-humor em você e mais tarde, discórdias e brigas.
Conhecer a parte boa é uma das etapas a ser trilhada nesse processo mas só ela não é suficiente para se ter um bom relacionamento.
Os grandes conflitos nos relacionamentos não estão na parte "boa", positiva das pessoas. Essa é fácil de conviver.Qualquer um convive bem com a parte boa da outra. Ela não exige nada.
A parte que nos incomoda, esta sim, exige de nós: transformação; jogo de cintura e bom senso. É ela que nos cobra maturidade e evolução. Logo, saber lidar com a parte que nos incomoda é o caminho para se ter um bom relacionamento.

Ao buscar um relacionamento, mude o seu enfoque e procure prestar atenção nos "desfeitos" que a pessoa tem para você, e se na sua convivência com eles conseguir conviver com sabedoria. Tudo bem! Vá em frente! Se não, pense duas vezes antes de continuar esse relacionamento, pois à parte "boa" já mais conseguirá compensar a "negativa". Caia na real, fuja da ilusão e da teimosia.

CONCLUSÃO:

O que mata o relacionamento é simplesmente, o despertar da consciência, que o outro, não é o senhor sonhado.
Não viva a ilusão que o tempo remove ou apaga o acontecido. Somos nós que deixamos de dar importância ao acontecido.Só se esquece o passado perdendo a memória.

Enfim!

As pessoas vivem em um mundo onde o direito é cultuado, esquecendo ou não dando valor as obrigações aonde estão inseridos os direitos do outro.
Acham que para serem felizes os seus direitos têm que ser respeitados e valorizados pelo outro, porém não dão a mínima atenção aos direitos do outro que estão inseridos nas suas obrigações.
Essa briga de direitos leva o casal, com o passar dos anos ao um distanciamento cada vez maior, não conseguindo ouvir o que o outro fala e deseja.
Eles esqueceram que para se ter um relacionamento maduro é preciso haver compartilhamento de direitos e obrigações e não SÓ DIREITOS.

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um além de conseguir admirar as qualidades do outro, aquela que reflete os seus desejos e que fazem parte dos seus direitos, consegue conviver e respeitar a parte que a incomoda, aquela que faz parte dos direitos do outro, logo das suas obrigações.



Pablo Milanes - AñOs

El tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos
Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De razón

Vamos viviendo
Viendo las horas
Que van pasando
Las viejas discusiones
Se van perdiendo
Entre las razones
Porque años atrás
Tomar tú mano
Robarte un beso
Sin forzar el momento
Hacía parte de una verdad

Porque el tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos
Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De razón

A todo dices que sí
A nada digo que no
Para poder construir
Esta tremenda armonía
Que pone viejo los corazones

Porque el tiempo pasa
Nos vamos poniendo viejos
Yo el amor
No lo reflejo como ayer
En cada conversación
Cada beso cada abrazo
Se impone siempre un pedazo
De temor


Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo
email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com