A OUTRA FACE DA MOEDA. O DESCASO DA SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL.

 

Quem de nós nunca precisou usar o Sistema de Saúde do seu Município, de seu Estado?

Aparentemente o caso é mais sério que imaginamos. Falta tudo; médicos,  atendentes, enfermeiros, remédios, esparadrapos, soros fisiológicos e tudo mais. É estarrecedor o que a população brasileira passa quando precisa de um bem maior: A Saúde.  

 Incrível, mas não é só no Ceará, e muito menos na região  Norte e Nordeste. A região Sul e Sudeste vive um colapso na saúde pública. A Grande São Paulo, região mais populosa e mais rica do País, principal centro financeiro corporativo e mercantil da América do Sul, os hospitais estão fechando as portas por falta de  materiais hospitalares e  de recursos

Onde está o dinheiro de nossos impostos pagos? Pagamos impostos altíssimos para não ter saúde digna e ver seres humanos amontoados no chão  dos corredores dos hospitais jogados a míngua, a “Sorte do Divino” sem tratamento, sem atendimento. Não vem a óbito porque não chegou a hora. Passam uma, duas três semanas; meses até mais de ano por uma simples consulta.

Há casos verídicos, que pacientes na espera da marcação de consultas em hospitais, esperam e quando chega o dia de sua  consulta,  a atendente recebe a má notícia que o paciente já faleceu há  mais de ano. Um absurdo !

Os principais jornais do país já filmaram e vivenciaram  gestantes, à procura de leito nos hospitais, e por falta deste, dão à luz nas calçadas, nas emergências, no trânsito, dento do carro, ônibus, deslocando de um hospital a outro, percorrendo mais de 200km por um atendimento.  Muitos não têm a mesma sorte. Morrem por falta de atendimento.    

 Na maioria nem tomografia, esparadrapo, seringa, álcool se encontram nas  redes hospitalares desse nosso Brasil. Muitos pais, filhos, amigos e até os próprios médicos e enfermeiros  tiram do seu próprio bolso,  dinheiro para comprar materiais dos mais simples, para os pacientes mais graves.

 Se chegar à rede pública, nem se fala, uma simples gripe vira pneumonia, você sai muitas vezes com uma baita infecção hospitalar, por causa da falta de higiene que se encontram muitos hospitais. Não têm macas, nem lençóis, não tem atendimento, não tem médicos. Não tem nada,  é uma vergonha.

 A Cidade de São Paulo possui o 10º maior PIB (Produto Interno Brasileiro)  do mundo.  Possuindo a segunda maior bolsa de Valores do Mundo em valor de mercado. Toda essa riqueza e captação de recursos vão parar aonde? Os desvios de nossos impostos viram pó.  Parece mentira, mas ninguém é responsabilizado. Roubam nosso dinheiro e fica por isso mesmo.

 O Estado do Rio de Janeiro, segunda maior economia do país, é um dos Estados que menos investiu na saúde pública nos últimos anos. Faltam leitos, UTI, equipamentos. As santas casas estão se esforçando para não fecharem as portas. Tudo isso reflete o descaso da Saúde Pública com a população.

 Recentemente, em junho desse ano de 2015, no Estado do Rio Grande do Sul houve uma paralisação e manifestação da população com os descasos do SUS (Sistema Único de Saúde), quando a Santa Casa de Porto Alegre anunciou a redução de atendimentos a pacientes, ocasionados por má administração  do Governo Anterior, cortando mais de 50 mil consultas, mais de 4 mil internações, mais  três mil e trezentos procedimentos cirúrgicos, numa tentativa de reestruturar suas dívidas, com um corte acima de 500 milhões na saúde.

 Segundo um estudo do IBGE, a qualidade dos serviços de saúde prestados para pobres e ricos é tão desigual que divide o país em dois.

 Quando chegam as vésperas de eleições, os mesmos jargões são detonados na mídia televisiva por “FALSOS PROFETAS”, ou sejam falsos e futuros candidatos políticos, em seus pronunciamentos prometendo mais SAÚDE, EDUCAÇÂO, SEGURANÇA  e MORADIA. É um faz de conta.

 E a população brasileira pagando a conta. Mensalão, Corrupção, Inflação, Recessão, Distritão. E haja coração. Petrobrás, Lava jato, PEC da Bengala,  CPI, PT, Dilma  Rouseff são palavras de bolso do povo brasileiro. Será que vamos nos acostumar com tantas falcatruas de nossos representantes políticos.  

 Para o Ministro da Fazenda Joaquim Levy, em entrevista  a revista época  “É o setor privado que fará o Brasil Crescer. Vai à pergunta. Onde está o setor Público do país? Como acreditar?  

 Estamos violando os princípios básicos da Administração, instituído no artigo 37 da nossa Constituição Brasileira.

 Para relembrarmos são eles: Legalidade, Moralidade, Impessoalidade e Publicidade. Estamos perdendo a natureza, o sentido e a verdadeira característica da Administração Pública, que é o “ Múnus Público”  com fins que resumem  num único objetivo – O bem comum da coletividade.

 Estamos violando também a própria Constituição Federal Brasileira aos direitos e garantias fundamentais e individuais, elencado no art. 5º sob pena ao desrespeito de um verdadeiro “Estado de Direito do cidadão”.

 Já tentaram de tudo para ludibriar o povo brasileiro. Novamente estão pensando na volta da CPMF na solução do orçamento da saúde do brasileiro. Pensando bem. Já vimos esse filme antes.