A ORIGEM DO NOME DE VALENÇA-BAHIA

 

 

Janete Pereira de Sousa Vomeri[1]

 

RESUMO

 

O presente artigo trata do tema: a Origem do nome de Valença e tem como objetivo dirimir duvida quando a origem do nome. A importância está em entender que o nome fora dado ao governador com a finalidade de homenageá-lo pelos feitos a região de Valença e não por conta de lendas locais. As pesquisas baseiam na literatura especificas e bibliografias histórica.

 

Palavras chaves: Valença, origem, nome.

 

INTRODUÇÃO

Entender a história local e sua nuances, seus recortes e fatos nos faz perceber aspectos gerais e específicos sobre o lugar que vivemos. Ao analisar o questionamento: o porquê do nome de Valença criou-se muitos disse, e me disse sem base histórica. Não desconsideremos o papel das lendas e mitos é o poder do imaginário do povo que, de uma forma peculiar,  também constrói o que somos e que criamos. Mas, o que está em pauta é a origem. Neste caso partiremos para entender os fundamentos históricos.

O porquê do nome de Valença? Há algumas versões e geralmente citadas e repetidas até em documentos oficias como o Plano municipal de Educação de 2008. Assim, Visando esclarecer constantes dúvidas sobre a origem do nome. É interessante nos debruçar sobre os registros históricos da nossa cidade e nos certificarmos, bem como, elucidar as dúvidas sobre a discussão em pauta.

 

O NOME VALENÇA FOI UMA HOMENAGEM

Notemos o que diz Oliveira, quando se refere a Valença no seu livro a industrial cidade de Valença:

A 23 de janeiro de 1799, acolhendo a sugestão feita pelo ouvidor da Comarca de Ilhéus, Baltazar da Silva Lisboa, a coroa portuguesa, através de carta regia, elevava á categoria de Vila, o povoado denominado Amparo, situado em terras da capitania de São Jorge dos Ilhéus, ás margens do rio Una, á altura de sua primeira cachoeira, a partir da foz, doendo-lhe o nome de Vila de nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus, em Homenagem ao 4º Marques de Valença, D. Afonso Miguel de Portugal e Castro, que governara a Bahia de 1779-1783. (OLIVEIRA, 1985: p. 05),

Vale salientar que o autor do livro Valença – Memória de Uma cidade Vaz Galvão cita o trecho no seu livro esclarecendo mais uma vez a temática em apreciação.

Diante do exposto, é possível chegar a seguinte conclusão:  o nome Valença foi uma homenagem ao então governador da Bahia no período de 1779-1783.   O ouvidor Baltazar da Silva Lisboa, a fim de prestar as devidas honras ao 4º Marquês de Valença por ter ele aberto as estradas das boiadas entre Areia (atual Ubaíra) e o Litoral, trazendo mais uma vez os bois e mantimentos para terras de Valença, sugere então o nome Valença e de comum acordo com a Casa de Câmara recém-criada e demais homens de poder da nova vila,,  que a partir de 1799 o então povoado do Amparo chamaria Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus

Podemos então chegar à conclusão que é uma falácia dizer que, o nome Valença advém de uma lenda onde alguns pescadores, perdidos nesta região, ao encontrarem o Vale do Una, disseram; chegamos a nossa Valença[2].

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao pesquisar a bibliografia foi encontrado então que a origem do nome desta cidade que se deu por conta da Ouvidoria da Comarca de Ilhéus, que tendendo a prestar homenagem, ao  governador da Bahia, suscita o nome do 4º Marquês de Valença, haja vista ter sido este governador, o grande protagonista da abertura das caminhos das boiadas entre Areia ( atual Ubaíra) e o litoral, a cidade atual de Valença.

Desta forma, vale então pesquisar também sobre quem foi o D Afonso Miguel de Portugal e Castro, está figura que denomina com sua titularidade a cidade de Valença.

REFERENCIA

 

OLIVEIRA, Waldir Freitas. A Industrial Cidade de Valença (surto de Industrialização na Bahia do século XIX) UFBA. Centro de Estudos Baianos, p. 5 . Salvador Bahia, 1985.

Vaz Galvão, Araken. Valença – Memória de uma cidade. Edição da Prefeitura Municipal de Valença, Valença-Ba.1999.



[1] Janete Pereira de Sousa Vomeri pedagoga escola/empresa, Licenciada em história , especialista em Metodologia e Didática e Psicopedagoga Institucional e Clinica . Professora do Fundamental II e Coordenadora do Memorial da Câmara Municipal de Valença. Email [email protected]

[2] Grifo nosso