A origem do lúdico na Educação
 
A origem do lúdico na Educação
 


Na dimensão lúdica, a aprendizagem dá-se através da prática de jogos, brinquedos e brincadeiras visando promover o desenvolvimento integral do aluno. Platão defendia o conceito de um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política, onde preconizava que educar era tão importante e tinha como fim a busca da felicidade e compromisso de toda a sociedade.

Dessa forma o lúdico já existia na historia Greco-romana como prática educativa. Assim, sendo Platão que, paradoxalmente sustenta grande parte da pedagogia atual. Não é possível ou desejável transmitir conhecimentos dos alunos, mas antes, levá-los a procurar respostas, eles mesmos, as suas inquietações. Ele deve deixar os estudantes, sobretudo às crianças à vontade para que pudessem desenvolver livremente. Nesse ponto o processo dialético platônico pelo qual ao longo do debate da idéias, depuram-se pensamentos e dilemas morais também se relaciona a procura de respostas durante o aprendizado.
 
Avalie este artigo:
3 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Rosemary Sampaio Da Silva
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela FANESE e Mestranda em Educação pela Universidade Del Norte-Asunción-PY. Professora da rede municipal de Umbaúba-SE.
Membro desde agosto de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: