Antivírus são programas que previnem e capturam vírus de computador, mas antes, o que é vírus de computador?

Um vírus de computador (conhecido simplesmente como vírus) é um software (programa) que tem como finalidades: Destruir o sistema operacional do computador, capturar senhas de acesso a e-mails e contas bancárias e furto de informações sigilosas.

Ele recebeu esse nome pela comparação com o vírus biológico. O vírus biológico entra no corpo de uma pessoa, contamina a pessoa e depois se propaga. O de computador tem um mecanismo igual, ele se instala, ataca o sistema, e depois de propaga, que pode ser por meio de CD, DVD, Pen Drive, porém, o meio mais comum é por anexo de e-mail.

O que são Hackers? Qual a diferença de Hacker e Cracker

No Brasil o termo Hacker é utilizado de maneira errada para se referir a uma pessoa que se dedica a destruir computadores de outras pessoas. Na verdade Hacker nada mais é que uma pessoa que se preocupa em conhecer as falhas dos sistemas dos computadores, sem a finalidade de prejudicar ou invadir computadores, sistemas operacionais ou banco de dados. Alguns Hackers famosos são Mark Zuckerberg (Seu feito foi invadir o sistema de várias Universidades, hoje é dono do Facebook), Steve Jobs (Seu feito em sua adolescência era invadir computadores de empresas telefônicas para fazer chamadas gratuitas para qualquer lugar do mundo, Fundador da Apple) um último exemplo é o jovem Nicholas Allegra (Seu feito foi criar a técnica “Jailbreak” que libera o Sistema IOS que é o sistema dos iPhones, iPods e iPads para instalação de programas fora do iTunes, hoje ele é funcionário da Apple).

O criminoso que extorse pessoas com informações privilegiadas, vândalos que destroem páginas de internet, pessoa, grupos ou organizações que tem a finalidade apenas de destruir, é chamado de cracker. Cracker famosos podemos citar Kim Dotcom (foi condenado a três anos de prisão por fraude e roubo de cartões de créditos, dono do antigo Megaupload), George Hotz (Está sendo processado pela Sony por ter destravado o Playstation 3) e Kevin Mitnick (com 12 anos invadiu o sistema de transporte de Los Angeles, só para não pagar mais passagem, mais tarde invadiu sistemas de empresas grandes como da IBM, Motorola e Nokia. Entrou na lista do FBI como cracker mais perigoso do mundo).

E como surgiu o antivírus?

Em 1983 Fred Cohen desenvolveu um vírus experimental para apresentar um seminário sobre segurança da computação, foi ele que designou o termo “vírus” para esse tipo de software. Até hoje ele é conhecido como o “pai do vírus de computador”. Em 1989 foi criado o vírus que criptografava (protegia com senha) os seus dados do seu computador, e eles só eram devolvidos mediante um pagamento. Aí em 1990 a Norton lançou seu antivírus que protegia o computador de vírus polimórficos (são vírus que fazem modificações cada vez que infecciona um novo computador).

Como funciona um antivírus?

Esse programa obedece alguns comandos para detectar softwares mal intencionados. O primeiro é a atualização, todo dia novos vírus são encontrados, quando são descobertos a empresa responsável pelo software decodifica ele e manda como atualização via internet, assim se o antivírus perceber algum código parecido em seu computador, ele move direto para quarentena (esse termo é usado para dizer que esse arquivo está funcionando livremente, mas está em observação). O segundo passo é analisar todos os programas que estão sento executados (para você ver todos os programas que estão funcionando agora no seu computador entre no gerenciador de tarefas e clique na aba Processos). Depois ele faz uma busca algoritmia (ele abre o programa e lê os códigos que os constituí) se ele encontrar algum código que já está em seu banco de dados, então ele coloca o programa em quarentena. E a checagem que é a varredura, o antivírus esporadicamente faz uma varredura em todos os arquivos, comparando os códigos dos programas com armazenados em seu banco de dados, caso encontre algum dado suspeito, ele coloca em quarentena!

Os mais baixados e como funcionam?

Avast Free Antivirus

O antivírus mais baixado da página Baixaki, traz para o usuário uma interface muito bonita e bem organizada, de fácil utilização até para pessoas mais leigas, totalmente em português, não interfere na execução de outros programas, foras as várias formas de verificações (Rápida, disco removível, completa, entre outras), o que falta melhorar é a parte de compatibilidade com Windows 8, e remover o modo aquela mensagem de “As atualizações de vírus estão atualizadas”, ela pode até ficar, porém, menos escandalosas.

AVG Antivírus Free

Sempre que sua versão é atualiza, vem sempre com muitas melhorias, a última deixou ele mais eficiente e bem mais inteligente, e já vem com suporte para telas de toque. O maior incomodo ao escolher ele é a instalação daquelas barras de ferramentas indesejáveis.

Avira AntiVirus Personal Edition

Possui uma variedade enorme de opções disponíveis, possui uma interface de entendimento bem simples e vários modos para de verificação. O maior contra é a versão gratuita que vem com várias opções bloqueadas, e os menus dele são divididos em português e inglês.

Microsoft Security

Na minha visão o melhor antivírus, poucos sabem, mas ele vem com o Windows (você pode baixar ele na página da Microsoft ou pelo Windows Update) isso significa que, ele já está pago, pois o preço dele está embutido no preço do Sistema Operacional. Ele possui uma interface bem organizada e todos os recursos dele são liberados, possui um excelente modo de busca de vírus e outras pragas virtuais. O único problema vai ser encontrado pelas pessoas que utilizam de softwares pirata, pois esse antivírus busca todas as chaves de ativação e verifica se são originais ou não, se ele descobrir que não é original... Ele desativa o funcionamento do programa.

Norton AntiVírus

Já foi muito usado, e hoje vem caindo um pouco em descenso, ele vem com o mesmo problema do Avira, gratuito para testes, se quer ele completo, tem que comprar. Sua interface é bem organizada, possui uma análise muito rápida e alerta quando encontra programas que podem prejudicar seu computador. Ele é totalmente em português, o maior defeito na minha opinião é que ele possui tantos recursos, que na maioria das vezes nem usamos.