A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, nas formas de resposta acadêmica para um desafio na própria sociedade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Livro relacionado:

A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, nas formas de resposta acadêmica para um desafio na própria sociedade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.
Um dos grandes fundadores da Sociologia foi Auguste Comte (em 1839), que chamou a esta ciência de Sociologia (Societas, do latim = sociedade, e logos, do grego = estudo, razão) e que acreditava unificar os estudos relativos ao homem, inclusive a História, Psicologia e Economia. Montesquieu foi encarado como um dos fundadores e destacou por ser considerado clássico ou o primeiro pensador moderno. Saliento que a Sociologia e a Filosofia passaram a ser obrigatória na matriz curricular apartir do ano de 2008, onde que a comunidade escolar sentiu a necessidade de focar temas relacionados ao desenvolvimento do ser humano como um todo para desenvolver nos educandos o censo crítico e participação ativa na mesma. A Sociologia é a base para possíveis esclarecimentos sobre muitos fatos que ocorreram e ocorrem e não existem respostas para os mesmos, como entender o relacionamento em sociedade, entre os seres humanos,
Para Comte, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessadas as mesmas histórias distintas e se as pessoas compreendessem esses momentos do progresso, poderia prescrever "remédios" para os problemas que tanto afligem a ordem social.
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades e naturalmente formam a sociedade, o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, os fenômenos sociais, buscando uma explicação para as relações de interdependência.
No século XVIII, destacou a Revolução Industrial e Francesa, e que naturalmente destacaram as mudanças significativas para a sociedade com relação a suas formas passadas, focando às próprias tradições.


O triunfo da indústria capitalista foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses (donos dos meios de produção) e proletários (possuidores apenas de sua força de trabalho). Há paralelamente um aumento do funcionalismo do Estado que representa um aumento da burocratização de suas funções e que está ligado majoritariamente aos estratos médios da população. (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia >. Acesso em: 29/05/2010.
A sociedade começa a transforma em busca de melhorias, os trabalhadores rurais começam a desaparecer, dando início a um novo processo de crescimento com base no capitalismo. Com isso os trabalhadores têm suas horas de trabalho prolongadas, e milhões de seres humanos sofreram mudanças significativamente em relação à vida diária com a própria família. A sociedade naturalmente não aceitou as mudanças decorrentes do capitalismo e começou a agir através de manifestações, causando assim prejuízos, roubos, crimes, formação de sindicatos e movimentos revolucionários.
A sociedade estava passando por um processo único e foi então que nasceu a Sociologia, que começou a analisar, questionar e a mesma passou a ser objeto de estudo com os problemas intríscos.
A Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da Sociologia transformar as malhas da rede com a qual a ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos podem constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e, conseqüentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais. (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia >. Acesso em: 29/05/2010.
Com a evolução da sociedade deparamos com pesquisas classificadas em macroestruturas que procuram explicar a raça, classe, gênero, instituições familiares, processos sociais, crimes, divórcios e as relações interpessoais. Tudo isso acontece de forma que utilizam técnicas como entrevistas dirigidas, métodos etnográficos, discussões em grupo etc. E com isso no Brasil nas décadas de 20 e 30 a sociologia estava num estudo sobre a formação da sociedade brasileira, e analisando temas como abolição da escravatura, êxodos, e estudos sobre índios e negros. Nas décadas seguintes de 40 e 50 a sociologia voltou para as classes trabalhistas tais como salários e jornadas de trabalho, comunidades rurais. Na década de 60 se preocupou com o processo de industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo e a partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas sócios políticos e econômicos originados pela tensão de se viver em um país cuja forma de poder é o regime militar. Na década de 80 a mesma finalmente volta a ser disciplina no Ensino Médio, e ocorreu a profissionalização da sociologia. Além da preocupação com a economia política e mudanças sociais apropriadas com a instalação da nova república, voltam também em relação ao estudo da mulher, ao trabalhador rural, e outros assuntos culminantes. Sabe-se que as escolas atualmente têm a oportunidade de trabalhar com a disciplina de Sociologia, que vem a somar no currículo do educando, mas a prepará-lo para a vida em sociedade, delimitando os seus limites e oferecendo subsídios para possíveis quetionamento sobre a mesma, incluindo os direitos e deveres dos cidadãos que exercem um papel na sociedade. Sabe-se que a disciplina de Sociologia trabalha com foco principalmente em questionar a realidade, mas tenta explicar os fatos com bases sólidas o que acontece naturalmente com os indivíduos que compõem a mesma em relação ao avanço tecnológico que vem sofrendo ao longo dos anos.

Edicléia Santana Rocha