Parte significativa de nossas vidas nós passamos na escola, aprendendo disciplinas e conceitos básicos que irão construir nossa base educacional e intelectual para vivermos em sociedade. Porém, quando chegamos ao ensino médio precisamos decidir qual a carreira que pretendemos seguir e qual a profissão que queremos abraçar.
Essa escolha nem sempre é tão simples para os jovens, que muitas vezes pressionados pela família ou pelos costumes sociais acabam prestando vestibular para um curso no qual não se sentem felizes e realizados. E o reflexo disso será um profissional frustrado e que não desempenha suas atribuições tal como deveria.
Outras vezes, o próprio jovem sente-se indeciso por não ter tido experiências no colegial que o levassem a chegar à conclusão de qual curso seguir, pois passou grande parte do seu tempo mergulhado em arcabouços teóricos, sem, no entanto, experimentar na prática os conceitos que são aprendidos na escola.
E este é um dos problemas que todos precisamos repensar, pois aflige grande parte dos estudantes e muitas vezes esta indecisão se prolonga até a vida adulta. Para sanar este impasse existe a orientação vocacional e profissional que visa dar apoio por meio de testes e ferramentas que auxiliem as pessoas a se sentirem mais confortáveis a respeito da carreira que pretendem seguir.
Mas, mesmo com a orientação vocacional e profissional alguns indivíduos não conseguem se sentir seguros a respeito de que profissão adotar. Neste caso, sugerimos o Coaching como forma de avaliar e apoiar as pessoas nesta caminhada. Muitas vezes, andar com os próprios pés é difícil e uma ajuda profissional se faz mais que necessária. Portanto, o Coaching é uma poderosa metodologia que analisará as inclinações, desejos e retrações do individuo, o auxiliando a traçar metas e objetivos ao mesmo tempo em que o motiva a entrar em um processo reflexivo e de autodescoberta.
Utilizar o Coaching como ferramenta de orientação vocacional e profissional é uma excelente maneira de obter os resultados pretendidos e de descobrir qual a profissão que fará uma pessoa se sentir realizada. Mas, advertimos que o Coaching só auxilia, pois o esforço e a perseverança devem partir única e exclusivamente de quem quer obter os melhores resultados possíveis.
Nunca se esqueça de que o amor próprio e a convicção são fortes aliados nesta caminhada. Siga em frente e desperte o líder e profissional de excelência que há dentro de você!