A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS INDIOS BRASILEIROS

Souza, Meiryzangela Francisco[1]

Bazi, Vanessa[2]

RESUMO

Estima-se que atualmente, cerca de 200 a 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas. Não há classes sociais entre os indígenas, todos têm os mesmos direitos e deveres, recebem o mesmo tratamento. A terra pertence a todos os índios e quando um vai a caça costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Os índios sobrevivem usufruindo dos recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente, eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem seus próprios instrumentos de trabalho. A cultura indígena nos últimos tempos vem sofrendo com a influência dos que se intitulam civilizados, com a inserção do homem civilizado e com sua cultura, os indígenas ao poucos vão perdendo sua identidade histórico-cultural.

Palavras chaves: indígenas, etnias, cultura, organização, sociedade, influencia.

ABSTRACT

It is estimated that currently about 200-400 thousand Indians occupy the Brazilian territory, especially in indigenous reservations. There are no social classes among the natives, they have all the same rights and duties, receive the same treatment. The land belongs to all Indians and when one goes hunting often share with the people of his tribe. The Indians survive enjoying the natural resources offered by the environment, they hunt, plant, fish, gather and produce their own tools. The indigenous culture in recent times has suffered from the influence of those who call themselves civilized, with the insertion of civilized man and his culture, indigenous to the few will lose their historical and cultural identity.

Key words: indigenous, ethnic, cultural, organization, society, influences.

1 INTRODUÇÃO

Antes da chegada dos Europeus à America havia em torno de 25 e 30 milhões de índios no continente. Em solo brasileiro esse numero chegava a aproximadamente 5 milhões de nativos. Os indígenas brasileiros estavam divididos em tribos ou nações de acordo ao tronco linguístico ao qual pertenciam: Tupi-guarani (região do litoral e centro sul), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques e caraíbas (região amazônica).

Estima-se que atualmente, cerca de 200 a 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas. Segundo senso do IBGE de 2000/2008 esse numero não ultrapassava de 150 mil. São cerca de 200 etnias e 170 línguas, porem com o aumento da população ocidental e de sua influencia cultural sobre os indígenas, muitas comunidades indígenas não vivem como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco e seus costumes fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

2 A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS INDIOS

 

Não há classes sociais entre os indígenas, todos têm os mesmos direitos e deveres, recebem o mesmo tratamento. A terra pertence a todos os índios e quando um vai a caça costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são propriedades individual, cada qual tem os seus.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porem existe uma divisão quanto a idade e sexo, as mulheres ficam a cargo da comida, das crianças, colheita e plantio, os homes são responsáveis pelo trabalho pesado tais como: caça, pesca, guerra, derrubada de arvores entre outros.

O Pajé e o Cacique são muito importantes para a organização da tribo. O Pajé é o sacerdote e curandeiro da tribo, conhece todos os rituais, recebe as mensagens dos deuses, conhece todos os chás e ervas para curar doenças, faz o ritual da pajelança onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O Cacique, é o chefe, organiza e orienta os índios da tribo

Quanto à educação, os pequenos índios (curumins) aprendem na pratica, costumam observar os adultos e vão assim treinando desde cedo. É costume dos pais ao irem caçar levar um dos filhos para que este possa aprender. De fato a educação indígena é pratica e vinculada à realidade da tribo. Ao atingir 13 ou 14 anos o jovem passa por um teste e um ritual para ingressar na vida adulta.

Assim como em toda sociedade, cada nação indígena possui crenças e rituais religiosos diferenciados, mas todas acreditam nas forças da natureza e nos espíritos de seus ancestrais.  Para cultuar a estes, fazem festas, rituais e cerimônias. O responsável por transmitir estes conhecimentos para os habitantes da tribo é o Pajé. É interessante observar o respeito que os mais velhos adquirem da parte de todos. A experiência que adquiriram pelos anos de vida tornam-os símbolos de tradições da tribo.

Há relatos que tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica juntamente com seus pertences pessoais, evidentemente isto mostra que estas tribos acreditavam que existe vida após a morte.

As principais etnias indígenas brasileiras na atualidade são: Ticuna com aproximadamente 35 mil habitantes, Guarani com aproximadamente 30 mil habitantes, Caiagangue com aproximadamente 25 mil habitantes, Macuxi com aproximadamente 20 mil habitantes, Terena com aproximadamente 16 mil habitantes, Guajajara com aproximadamente 14 mil habitantes, Xavante e Ianomâmi com aproximadamente 12mil habitantes, Pataxó com aproximadamente 9.700 mil habitantes e Potiguara com aproximadamente 7.700 mil habitantes.

Os índios sobrevivem usufruindo dos recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente, eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem seus próprios instrumentos de trabalho. A terra pertence a todos os membros da tribo e cada um tira dela seu próprio sustento. Preservam o ambiente ao qual estão inseridos, pois dele dependem para seu sustento.

Os indígenas tem sua cultura completamente diferente da nossa sociedade, embora não tenham a mesma educação a qual temos, eles sabem tirar do meio ambiente sem que cause sérios danos e impactos ambientais. Nós que nos intitulamos civilizados fazemos completamente o inverso.

A cultura indígena nos últimos tempos vem sofrendo com a influência dos que se intitulam civilizados, com a inserção do homem civilizado e com sua cultura, os indígenas ao poucos vão perdendo sua identidade histórico-cultural.

3 CONCLUSÃO

 

 

Embora tenha sofrido constantes influencias do “meio civilizado” alguns indígenas ainda guardam sua identidade histórico-cultural, o esforço que as autoridades fazem para manter essa identidade pode evitar o desaparecimento de muitas coisas interessantes.

A forma como se organizam é muito interessante, todos têm os mesmo direitos e deveres e isto é visto em pratica, não é como na sociedade ao qual estamos inseridos que há tanta diferença social.

4 REFERENCIAS

Registros da Fundação Nacional do Índio/FUNAI/RO. Visita em 20/08/2013



[1] Acadêmica do 5º semestre do curso Ciências Biológicas do Centro Universitário Luterano de Ji-Parana-CEULJI/ULBRA

[2] Acadêmica do 6º semestre do curso Publicidade e Propaganda da Fundação Armando Álvares Penteado