"O mundo está angustiado, e sua agitação cresce dia a dia. Sua face se inclina para a desobediência e a descrença. Tal será seu dilema que não seria apropriado ou aconselhável que Nós o divulgássemos agora. Sua perversidade continuará por muito tempo. E quando chegar a hora marcada, haverá de aparecer subitamente aquilo que fará tremerem o membros da humanidade."1 Estas são as palavras de Bahá'u'lláh um prisioneiro dos governos Otomano e Persa exilado em Adrianópolis no ano de 1867.

Bahá'u'lláh usa a expressão "nova ordem mundial" para descrever as mudanças significativas na vida política, social e religiosa do mundo: "Os sinais de caos e convulsões iminentes podem agora ser discernidos, na medida em que a ordem predominante demonstra ser lamentavelmente defeituosa ... Breve será a presente ordem posta de lado, e uma nova ordem se estenderá em seu lugar."2

Há cento e cinqüenta anos atrás, Bahá'u'lláh, exilado de sua pátria, a Pérsia, devido a Seu mandamento, encontrava-se prisioneiro do tirânico e todo-poderoso Sultão do Império Otomano. Em tais circunstâncias dirigiu Suas palavras aos mandatários do mundo. Em linguagem clara e inconfundível, aos reis e governantes do mundo, aos seus líderes religiosos e à humanidade em geral, que a era, longamente esperada, de paz mundial e fraternidade, havia, finalmente, se iniciado e que Ele Próprio era o Portador da nova mensagem e do poder de Deus que iriam transformar o sistema, então prevalecente, de antagonismo e inimizade entre os homens e criar o espírito e a forma de pré-destinada ordem mundial.

Dentre aqueles do mundo ocidental a quem Bahá'u'lláh escreveu estavam: Alexandre II, o Czar da Rússia; Francisco José, Imperador da Áustria; Napoleão III, imperador da França; O Papa Pio IX; A Rainha Vitória da Inglaterra; William I, rei da Prússia. Em Sua Mensagem Ele proclama: "Ergueu-se o Tabernáculo da Unidade; não vos considereis uns aos outros como estranhos. Nutrimos a esperança de que a luz da justiça possa brilhar sobre o mundo e o santificar da tirania."2 "Inclinai vossos ouvidos à doce melodia deste Prisioneiro. Levantai-vos e erguei as vozes, para que talvez despertem aqueles profundamente adormecidos." 2

Bahá'u'lláh afirma que "a ordem atual demonstra ser lamentavelmente defeituosa" 2, que o alicerce desta civilização é baseado em corrupção, e que em breve desmoronará: "Aproxima-se o dia" em que Deus haverá de limpar a terra contaminada pela corrupção.

Agora, estamos testemunhando a queda do sistema financeira e ao mesmo tempo estamos vendo os esforços dos governos para manter esta estrutura falido novamente em pé. Bilhões de dólares estão sendo injetados no sistema para ressuscitar um modelo fadado a falência, como foi previsto por Bahá'u'lláh.

O sistema atual de economia e trabalho se estabeleceu no mundo com a idéia de lucro e consumismo. Neste meio, todos os princípios morais e éticospraticamente foram abolidos. Para alcançar o lucro, a venda de armas, do álcool e cigarro, e até as drogas entraram na roda dos mercados, e os elementos de destruição se tornaram o meio para alimentar ambição dos capitalistas a custo de destruição de famílias, cidades e paises.

Outro grupo, defensores deste modelo, são os exploradores do meio ambiente que utilizam a natureza sem limite como a matéria prima, e a mão de obra dos povos como escravos. É o escravismo da era dos faraós em ação, mas de uma forma mais inteligente. Tudo está sendo sacrificado para que um pequeno grupo capitalizar muito capital. Portanto, este modelo faliu na sua promessa de felicidade para todos, apenas conseguiu a destruição da natureza e da dignidade humana.

Bahá'u'lláh fala que "cada época tem seu próprio problema, e cada alma sua aspiração especial. O remédio necessário para o mundo em suas aflições hodiernas não pode ser o mesmo que uma era subseqüente possa exigir. Ocupai-vos ansiosamente nos requisitos da era em que viveis, concentrando vossas deliberações em suas exigências e necessidades."3

Bahá'u'lláh traçou uma nova ordem sustentável. E poderá proporcionar a prosperidade coletiva. Algumas das medidas propostas por Bahá'u'lláh para esta transição são:

·Purificação do caráter do homem.

·Obrigação de se ocupar em algum trabalho.

·Liberdade de expressão do pensamento.

·Livre e independente busca da verdade.

·Adoção de uma língua auxiliar internacional.

·Obrigatoriedade da educação das crianças.

·Igualdade dos direitos da mulher e do homem.

·Educação do mundo para a justiça.

·Eliminação de preconceitos de qualquer natureza.

·Unidade da religião ¾ convivência fraternal.

·Desarmamento gradual e total.

·Realização da paz mundial ¾ unidade das nações.

·Criação de uma moeda universal.

·Criação de um idioma auxiliar universal.

As leis, decretos e princípios determinados por Bahá'u'lláh, em conjunto criam um modelo novo para o desenvolvimento da humanidade, um modelo que também geraria nova civilização de natureza inconcebível no dia de hoje. Assim os fundamentos da educação, da política e da economia serão redefinidos e, então, novos conceitos nascerão.

Depois de um intenso período de nacionalismo, só no final do século XX foi que apareceram, sob idéia de "globalização", os vislumbres do novo modelo planetário, definido por Bahá'u'lláh. Não obstante, o conceito foi introduzido por Ele nos meados do século XIX, quando não existiam os meios de comunicação e transporte, nem havia a imaginação sobre como seria a unificação da humanidade. Ele escreveu sobre as diretrizes norteadoras desta sociedade mundial:

"Um idioma mundial será criado, ou escolhido dentre as línguas existentes, e será ensinado em todas as escolas de todas as nações federadas, como auxiliar a língua nativa. Uma escrita mundial, uma literatura mundial, um sistema uniforme e universal de moeda, de pesos e medidas simplificarão e facilitarão o intercâmbio e entendimento entre as nações e raças da humanidade." Nesta sociedade mundial, Ele afirma que : "A ciência e a religião, as duas forças mais potentes da vida humana, serão reconciliadas, assim cooperando e desenvolvendo-se harmoniosamente. Não mais será a imprensa, sob tal sistema, perniciosamente dominada por interesses, quer particulares, quer públicos, embora de plena expressão às várias opiniões e convicções do gênero humano." 2

Com esta concepção, a função da religião vai além da que até então foi consagrada.Ele clama: "A religião deve ser a causa da unidade, harmonia e concórdia para a humanidade". "O desígnio fundamental que anima a fé de Deus e sua Religião é a proteção dos interesses e a promoção da unidade da raça humana; consiste em nutrir o espírito de amor e amizade entre os homens."4 E afirma também que: A melhora do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna.

Trabalho e Economia

Além das determinações gerais que dizem respeito a assuntos sociais e de política mundial, Bahá'u'lláh escreve sobre problemas pessoais, saúde mental, desenvolvimento espiritual e regras individuais para disciplinar as futuras gerações. Por exemplo: Um dos problemas mais complexos do mundo atual é sustentar e manter a estabilidade econômica; esta questão afeta a saúde e felicidade de grande maioria das pessoas. Por exemplo, Ele estabelece uma lei, que talvez seja uma das mais renovadoras, com intuito de construir uma sociedade sadia, que é a "Participação dos empregados no lucro de todas as transações de sua empresa."5Esta é a ferramenta principal para eliminação dos extremos de pobreza e riqueza. É o meio que diminuiria as desigualdades sociais e a pobreza.

Bahá'u'lláh traçou um sistema econômico completo para o mundo que em inúmeros aspectos, acontecerão mudanças beneficias, especialmente a favor dos países e povos menos favorecidos. Por exemplo, compartilhar lucros é recomendado como solução para muitos problemas econômicos. Não há nada nos ensinamentos que seja contrário a alguma forma de capitalismo; ainda que, na sua forma atual, requeira que ajustes sejam feitos."Desigualdade social é o resultado inevitável da desigualdade natural do homem. Os seres humanos são diferentes em habilidades e por isso devem ser diferentes em suas posições sociais e econômicas. Extremos de riqueza e pobreza, no entanto, devem ser abolidos..."6 Bahá'u'lláh determina que para este fim é necessária essencialmente a aplicação de princípios espirituais ao nosso sistema econômico atual. "A consideração primária é o espírito que deve permear nossa vida econômica, e isto há de se cristalizar gradativamente em instituições e princípios definidos que ajudarão a realizar as condições ideais preditas por Bahá'u'lláh."6

Como um novo paradigma e como um modelo de trabalho sustentável Ele determina o seguinte: "É ordenado que cada um de vós se ocupe em alguma forma de trabalho – seja ofício, algum ramo de comércio, ou coisa semelhante. Benevolamente temos elevado vossa ocupação em tal trabalho ao grau de adoração a Deus". 5Afirma ainda "Sois as árvores de Meu Jardim; deveis dar frutos belos e maravilhosos, para que vós e outros sejam por eles beneficiados. Assim compete a cada um ocupar-se em ofícios ou profissões, pois o segredo da riqueza está nisso." 7

Esta orientação da fé Bahá'í mudará, o rumo do desenvolvimento da humanidade. È um paradigma que revolucionará o futuro é a modificação do conceito de adoração a Deus; agora, aos olhos de Deus, é considerada a verdadeira adoração, o trabalho com espírito de serviço à humanidade. Ele escreveu:

"Quando alguém se ocupa em um ofício ou uma profissão, a própria ocupação é considerada, aos olhos de Deus um ato de adoração." Continua "Dedicai-vos àquilo que a vós mesmos e aos outros possa trazer proveito." 7

Talvez seja difícil avaliar a profundeza dessas frases e suas infinitas influências positivas nos múltiplos aspectos da vida. Mas não é difícil prever como elas poderão corrigir as distorções hoje existentes em relação ao trabalho. Agora, sim, será implantada uma nova ética em relação ao exercício profissional e, naturalmente, com uma dupla função: trabalho como algo sagrado, como o próprio louvor a Deus, e de outro lado, profissionalismo e realização das potencialidades humanas.

Seguindo a mesma linha de pensamento, verifica-se que, da mesma forma que Moisés, para gerar os alicerces de uma civilização humana, longe de escravismo, defendeu uma série de regras que proporcionavam a criação dos governos e de justiça, da mesma forma, nesta revelação foi traçado por Bahá'u'lláh um conjunto de ações capaz de viabilizar os próximos passos da humanidade rumo ao progresso, medidas estas que inevitavelmente acontecerão, como vêm acontecendo.

Ao analisar as medidas anunciadas por Bahá'u'lláh, percebe-se rapidamente a necessidade das mesmas para o momento atual. Pode-se compará-las como pilares para a meta de unificação e globalização dos interesses das nações. Ainda, pode-se entendê-las como solução para os problemas complicados de um período de transição da humanidade, passando da fase de "juventude" para a de adulto.

Desarmamento e Estabelecimento da Paz!

Sobre desarmamento Bahá'u'lláh... escreveu a todos os reis e governantes, encorajamos, aconselhando-os com relação ao estabelecimento da paz; tornando evidentes, por provas claras e convincentes, que a felicidade e glória da humanidade somente poderiam ser asseguradas através do desarmamento e do arbítrio. Para este fim, Ele exorta tanto os líderes como os membros da sociedade: "Não se vanglorie quem ama a pátria, mas sim quem ama o mundo. A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos."8

Na visão de Bahá'u'lláh: Através de um acordo geral, todos os governos do mundo devem desarmar-se simultaneamente. Não daria certo se um se desarmasse e outros se recusassem fazê-lo. As nações do mundo devem concorrer umas com as outras com relação a este assunto de suprema importância, de forma a que possam abandonar juntas as armas mortais de extermínio humano. Quanto mais uma nação aumenta seus orçamentos militares, outras nações são forçadas a esta insana competição, para proteger seus supostos e naturais interesses. 8

É lamentável que: Quantos milhares de seres humanos têm deixado seus trabalhos em indústrias úteis, para trabalharem dia e noite a fim de produzirem novas armas, ainda mais mortais, que podem fazer o sangue da raça fluir mais copiosamente. Cada dia uma nova bomba é inventada, ou um novo explosivo, e então os governos se vêem obrigados a abandonar suas armas obsoletas e iniciar a produção de novas, pois as antigas não podem competir com as novas... O custo assombroso de tudo isso deve ser absorvido pelas massas indefesas. 8

"A civilização verdadeira desfraldará seu estandarte no próprio âmago do mundo em qualquer ocasião em que certo número de seus soberanos eminentes e magnânimos - os brilhantes exemplares de devoção e determinação - se levante com resolução firme e visão clara, para o bem e a felicidade de todo o gênero humano, a fim de estabelecer a Causa da Paz Universal. Devem fazer da Causa da Paz objeto de consulta geral e tentar por todos os meios ao seu alcance estabelecer uma união das nações do mundo. Devem concluir um tratado irrevogável e estabelecer um convênio cujas provisões sejam sãs, invioláveis e bem definidas..." 8

"É para esta meta - a meta de uma Nova Ordem Mundial, divina em origem, de âmbito irrestrito, eqüitativa em seus princípios, e de características desafiadoras - que a humanidade atribulada deve dirigir seus esforços." Para: "Efetuar uma transformação no inteiro caráter da humanidade, uma transformação que se manifeste tanto externa como internamente e que afete tanto a vida interior como as condições exteriores ." 8

"A meta para a qual a força unificadora da vida impele a humanidade é um sistema federal mundial, que regerá toda a terra, exercendo uma autoridade inquestionável, harmonizando e incorporando os ideais de Leste e Oeste, liberto do flagelo da guerra e suas tristes conseqüências, esforçando-se por aproveitar todas as fontes de energias existentes na superfície do planeta - um sistema em que a força subordina-se à justiça." 2

Ordem Administrativa Delineada por Bahá'u'lláh

A ordem administrativa da Fé Bahá'í é um sistema administrativo delineado por Bahá'u'lláh e estabelecidos por seus intérpretes.

Cada cidade tem a Assembléia Espiritual Local, que é a responsável administrativa pelos assuntos da Fé Bahá'í na cidade. Cada pais tem uma Assembléia Espiritual Nacional, como órgão máximo da Administração Bahá'í a nível nacional, e Ambas são eleitas anualmente pelos bahá'is maiores de 21 anos de idade, podendo participar das Assembléias Espirituais homens ou mulheres, de qualquer posição social ou grau de instrução, não havendo propaganda política ou indicação de candidatos nas eleições bahá'is.

Como as Assembléias Espirituais Locais, todas as Assembléias Espirituais Nacionais tem nove membros e são eleitos anualmente, no dia 21 de Abril. Todas as eleições Bahá'ís ocorrem em uma atmosfera de oração onde as nomeações, a campanha, e toda a discussão das pessoas são proibidas.

Os métodos da administração bahá'í estão de acordo com os princípios fundamentais da religião, seu objetivo é tornar possível a unidade na diversidade, abrangendo pessoas de todas as raças, classes, interesses, crenças. Os interesses universais giram em torno dos ensinamentos de Bahá'u'lláh, não deve envolver nada que dê origem ao exclusivismo ou divisão, sendo por este motivo de caráter apolítico e não-partidário.

A instituição Suprema da Fé Bahá'í é a Casa Universal de Justiça, que administra as questões internacionais da Fé. É composta de nove membros eleitos a cada cinco anos por um colégio eleitoral que abrange todos os membros de cada Assembléia Espiritual Nacional.

A Sede da Casa Universal de Justiça e seus membros residem em Haifa, Israel no Centro Mundial Bahá'í no Monte Carmelo. A primeira Casa Universal de Justiça foi eleita em Abril de 1963, por 56 Assembléias Espirituais Nacionais. coincidiu com a celebração do centenário da declaração pública de Bahá'u'lláh no jardim de Ridván, em Abril de 1863. Casa Universal de Justiça é instruída por Bahá'u'lláh para exercer uma influência positiva no bem-estar geral da humanidade, para promover uma paz permanente entre as nações do mundo, assegurar o "treinamento dos povos, o progresso das nações, a proteção do homem e a proteção de sua honra."7

 

A Construção da "Nova Ordem mundial"

As leis, decretos e princípios citados, em conjunto, criam um modelo novo para o desenvolvimento da humanidade, um modelo que tambémgeraria nova civilização de natureza inconcebível no dia de hoje. Uma Ordem cujos requisitos e fundamentos foram por Ele determinados. E no momento, milhares de pessoas, cientes de que a atual ordem está defeituosa e que não se estenderá por muito tempo estão trabalhando silenciosamente na construção desta Nova.

Todos os homens são convidados para a construção desta nova civilização, traçada por Bahá'u'lláh, da seguinte maneira: que estes estejam unidos pela mesma visão e respeitam as determinações Dele, para formarem um exército pacífico. Bahá'u'lláh afirma que a construção da nova ordem mundial não será feita a partir de políticas partidárias, nem por revoluções, mas sim, através de transformação individual e social.

Por isso é enfatizado que: "Os bahá'ís (aqueles que apóiam o plano de Bahá'u'lláh) não devem engajar-se em movimentos políticos que levem à sedição. Devem interessar-se por movimentos que conduzem à lei e à ordem de Bahá'u'lláh".9 Sobre a luta pelo Poder Dentro do Governo há seguintes orientação: "Dessa arena os bahá'ís devem abster-se. Não podem se filiar a partidos políticos e não devem se aliar a nenhuma facção. A competição partidária pelo poder é, num sentido, a sublimação da guerra civil, e os partidos, dessa forma, agem como exércitos políticos."9

A ordem mundial de Bahá'u'lláh é um objetivo que podemos vislumbrar em esboço e pelo qual podemos trabalhar. Não é um milênio mágico, resultado de alguma ação especial política ou econômica. Está fundada no conceito espiritual da unidade do gênero humano e edifica uma estrutura na qual essa unidade pode ser preservada e desenvolvida. "A terra é um só país, e a humanidade seus cidadãos". 8

Há mais de um século, a Comunidade Bahá'í Internacional tem estado implementando o plano estabelecido por Bahá'u'lláh, para a criação de uma ordem mundial baseada na justiça e na unidade de todos os povos. Representando já uma parcela significativa da humanidade, com raízes em mais de 400 países e territórios, mais de 120 mil localidades, nos cinco continentes, com pessoas vindas de mais de 1.600 origens étnicas, seus membros, que são leais aos governos nacionais sob os quais vivem, procuram por meios construtivos levar a sociedade a uma conscientização mundial que é o alicerce sobre o qual será construída uma civilização mundial e alcançada a paz definitiva no planeta. 8

A Comunidade Bahá'í Internacional reconhece não existir um caminho fácil para a paz mundial, os governos nacionais certamente têm a responsabilidade de evitar a guerra, de procurar meios de unir e desarmar, buscando um acordo político - o primeiro estágio de paz mundial: "Hoje, a tarefa que incumbe aos grandes governantes é a de estabelecer a paz, pois nisso reside a liberdade de todos os povos."10Em estágio mais avançado, é também tarefa de cada pessoa, através da conscientização de sua natureza real como serva de um Criador e membro de uma família humana, cumprir com a vontade divina de reunir todos os povos em harmonia e paz, libertando o planeta da pobreza e da guerra. Neste segundo estágio - o da verdadeira unidade e paz mundiais - o bem-estar do indivíduo e da sociedade será manifestado em uma civilização que refletirá os valores espirituais do amor, compaixão e justiça. 8

A Ferramenta principal para Construção desta Ordem

O desenvolvimento da Ordem Mundial de Bahá'u'lláh é freqüentemente comparado à construção de um edifício. Bahá'u'lláh é o Arquiteto Divino; Ele preparou o plano perfeito. Agora ela continua progredindo sob a guia da Casa Universal de Justiça.

Os bahá'ís do mundo são os trabalhadores desta construção. Talvez falte-lhes muita habilidade, experiência e talento necessários para tão grande obra. Porém, eles seguem os princípios e no mesmo tempo conta com apoio e orientação das instituições Bahá'is em nível local e nacional e Mundial.

A ferramenta mais eficaz que os Bahá'ís tem na mão é a prática de "Consulta" em todos os assuntos, e em todas as instituições humanas. Nas palavras de 'Abdu'l-Bahá "O princípio da consulta é um dos elementos mais fundamentais do edifício divino." 11

Bahá'u'lláh enfatiza que para desvendar os problemas do mundo tem que haver consulta para "Abrir a porta da resposta para os mais intrincados assuntos - desde assuntos íntimos e de relação pessoal até os de maior significado universal."11 Ele exorta: "É necessário consulta sobre todas as coisas. Esse assunto deveria ser energicamente enfatizado por ti, de tal forma que a consulta seja observada por todos. O intuito daquilo que tem sido revelado pela Pena Máxima é de que a consulta deve ser plenamente executada entre os amigos, pois ela é e sempre será uma causa de compreensão e de despertar e uma fonte de beneficio e bem-estar." E afirma que a consulta é "um elemento fundamental no nascer de uma nova civilização universal."11

Ele escreveu as seguintes afirmações: "Nenhum homem pode atingir a sua verdadeira posição exceto através de sua justiça. Nenhum poder pode existir exceto através da unidade. Nenhum conforto e nenhum bem-estar podem ser atingidos exceto através da consulta." 11

"A consulta confere maior compreensão e transforma a dúvida em certeza. Ela é uma luz brilhante que, em um mundo escuro, indica o caminho e guia. Para tudo existe e continuará a existir um estagio de perfeição e maturidade. A maturidade da dádiva da compreensão é manifestada através da consulta."11

Uma Nova Vida em cada Corpo Humano

Como manifestante da nova era Bahá'u'lláh diz: "Este é o Dia em que os mais excelentes favores de Deus manaram sobre os homens, o Dia em que Sua graça todo-poderosa se infundiu em todas as coisas criadas." "Este é o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aos homens, o Dia em que o Sol de Sua benevolência irradiou sobre eles o Seu esplendor, o Dia em que as nuvens de Seu favor generoso têm amparado á sua sombra a humanidade."1

Ele afirma que através deste revelações a humanidade recebeu uma nova vida:"Pelo movimento de Nossa Pena de Glória, e a mando do Ordenador Onipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano e todos as coisas criadas proclamam as evidências desta regeneração mundial." 7

Quando Bahá'u'lláh declara que com o "movimento de Nossa Pena" insuflamos uma nova vida, podemos entender que, além da bênção divina que foi derramada na face da Terra, foram os paradigmas por Ele estabelecidos, que iriam viabilizar esta nova vida e capacitar a humanidade a dar gigantescos passos na trilha do desenvolvimento e, assim, inaugurar a nova era.

"Ó POVOS DA TERRA! Deus, a Verdade eterna, é Minha Testemunha de que correntes de água fresca e suave jorraram das rochas, por causa da doçura das palavras proferidas pelo vosso Senhor, o Independente; e ainda dormis. Rejeitai vossas possessões e, com as asas do desprendimento, elevai-vos além de todas as coisas criadas. Assim vos ordena o Senhor da criação, Aquele que, pelo movimento de Sua Pena, revolucionou a alma da humanidade. "2

Referências Bibliográficas

01. A Revelação Bahá'i. Bahá'u'lláh. Editora Bahá'í. Rio de Janeiro. 1976.

02. A Proclamação de Bahá'u'lláh. AOS REIS E LÍDERES DO MUNDO. Editora Bahá'í. 1977.

03. Bahá'u'lláh, Office Public Information, New York, 1991.

04. Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh. Editora Bahá'í. Rio de Janeiro. 1977.

05. O Kitáb-i-Aqdas, O Livro Sacratíssimo, Editora Bahá'í, Mogi Mirim, SP, 1995.

06. DIRETRIZES DO GUARDIÃO. Editora Bahá'í do Brasil. Mogi Mirim. 2005

07. Epístolas de Bahá'u'lláh, Editora Bahá'í, Rio de Janeiro, 1983.

08. A PROMESSA DE DESARMAMENTO E PAZ. Editora Bahá'í, Mogi Mirim, SP, 2000.

09. POLÍTICA,UMA PERSPECTIVA BAHÁ'Í .Mohiman Shafa. Editora Bahá'í. Mogi Mirim-SP.2001.

10. O SEGREDO DA CIVILIZAÇÃO DIVINA.'Abdu'l-Bahá.EDITORA BAHÁ'Í. Mogi Mirim-SP.2003.

11. A Lâmpada que Guia-CONSULTA BAHÁ'Í. Editora Bahá'í, Mogi Mirim-SP.

12. A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh.SHOGHI EFFENDI. Editora Bahá'í, Mogi Mirim-SP.2003.