Certa vez o escritor alemão Johann Wolfgang Goethe disse: “Trate as pessoas como são, e elas permanecem assim. Trate-as como se fossem o que podem ser, e as ajudará a se tornarem o que são capazes de se tornar”.

                        Muita gente se queixa dos outros, mas nada faz para que se tornem melhores, ou então o faz pelo caminho errado, que acaba trazendo mais complicações do que resultados benéficos.

                        Não vou falar das pessoas que buscam rebaixar e humilhar os outros. Essas, por conta da Lei do Retorno, só vão colher desgostos, menosprezos e sofrimentos.

Quero falar a você, que muitas vezes se sente incomodado com o comportamento de certas pessoas e gostaria tanto que fossem melhores e mais felizes. Se, no entanto, as tratar como são nada estará acrescentando para que possam tornar-se um pouco melhores.

Se você trata um homem nervoso, impulsivo, ofensivo, impaciente, como se fosse calmo, controlado, positivo e paciente, você o está ajudando a tornar-se assim. Nesta forma de proceder, você evita ser mal compreendido e insultado. Simplesmente você o está tratando como ele deseja ser tratado, o que o torna altamente receptivo.

Quem não gosta de ser valorizado? Vendo no outro as qualidades que ele precisa ou deseja ter, está facilitando a que ele assim seja, pois esta imagem atuará de forma poderosa na mente consciente e subconsciente dele.

Richard Bach dizia: “Para trazer qualquer coisa à sua vida, imagine que já está lá”. Para trazer qualquer coisa à vida de uma pessoa, imagine que já está lá. Se, imaginando que já está lá, você ajuda a tornar realidade o conteúdo da imaginação, nada mais correto do que vivenciar esta realidade.

Vamos supor que seu filho tem muita dificuldade nos estudos. Se você vive dizendo a ele que precisa estudar muito porque não tem inteligência e é duro de cabeça, está reforçando e solidificando o problema. Toda mensagem que o subconsciente aceita como verdade, a executa. Portanto, a sabedoria está em transmitir ao filho afirmações que signifiquem o que você quer que ele seja. Diga por exemplo: Você é muito inteligente. Já mostrou muitas vezes que é inteligente. Então, estude com calma e tenha confiança em si, porque será sempre bem-sucedido.

De agora em diante, trate seu filho como garoto inteligente. Jamais torne a falar das dificuldades de aprendizado. Ao considerar seu filho inteligente, estará gravando esta verdade no subconsciente dele.

Faça assim com seu marido, sua esposa, seus funcionários, com seus amigos, com todas as pessoas, e estará dando a mais inteligente contribuição para que se tornem o que são capazes de se tornar.

Todo defeito de uma pessoa não é nada mais do que a sombra da qualidade nela existente. Ilumine a qualidade e a sombra desaparecerá.


 

                João Vitor Mariano

                                  Uraí – Paraná