A nova era da inovação tecnológica

A internet sempre se inovando através de seus aplicativos

 

GUIMARÃES, Erika Ribeiro

Desde seu surgimento, muita coisa mudou o que antes demorava um certo tempo, ou melhor dizendo, meses, para se ter conhecimento dos acontecimentos no mundo, hoje apenas alguns segundos que nos separa da notícia em tempo real. Tudo isso graças, aos avanços tecnológicos, principalmente o desenvolvimento súbito da internet.

A internet foi criada nos Estados Unidos, em 1969; era chamada de Arpanet, derivada da palavra Arpa (Advanced Research Projects Agency) a sua função era interligar laboratórios de pesquisa, no qual somente os pesquisadores e militares que faziam usam da mesma, pois nesse período ocorria a Guerra Fria. Levou-se alguns anos para o público em geral ter acesso.

(...) nos Estados Unidos, com o nome de Arpanet, tendo sido criada para permitir que instituições envolvidas em projetos militares compartilhassem recursos computacionais, e também para garantir integridade de canais em transmissão de dados em caso de catástrofes. Logo foi criado o correio eletrônico, e com ele um canal de comunicação entre pesquisadores. (ARAÙJO e FREIRE, 1996, p. 51)

 

Sem falar, que no Brasil só foi possível a partir de 1991, somente para fins estatais, no qual a comunidade acadêmica conseguiu através do Ministério de Ciência e tecnologia o acesso as redes de projetos de pesquisas. Conforme Bogo:

A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial. (BOGO, 2000, p.1)

 

A internet não está presente apenas nos computadores, mas sim, em celulares/smartphones, tablets, palms e em diferentes aparelhos eletrônicos.

Seu funcionamento, hoje se dá através de qualquer operadora de telefonia, através de planos mensais/pacotes ou por qualquer empresa que seja prestadora do serviço. Suas principais características destacam-se em: velocidade, multimídia, interatividade, hipertextualidade e personalização. A internet se destaca em velocidade por realizar uma tarefa com o menor tempo; sem falar que você pode acrescentar vídeo, imagens e sons como o próprio nome já diz multimídia e também está personalizando sua página, assim como está interagindo em tempo real com outras pessoas, tudo isso através da hipertextualidade, ou seja, através dos links disponíveis nas páginas.

E tem como aplicabilidade, assim como eu e milhares de pessoas no mundo continuam utilizando essa inovação tecnológica para trabalhar e pesquisar, assim como também aproveitamos para desfrutar de outras possibilidades que ela nos oferece, como os jogos nos sites  de entretenimento; também fazemos uso dos aplicativos como whatsapp, facebook, e-mail (correio eletrônico), entre outros; através da internet e por meio dos aplicativos podemos interagir pelo bate papo, ligações, vídeo conferências; e é importante lembrar que cada aplicativo possui  seus atrativos e limitações, essas são umas das inúmeras possibilidades que temos hoje, disponíveis no mercado.

A tecnologia está em toda a parte, no trabalho, nas pesquisas, nos estudos, nas compras, nos lazeres e demais atividades da vida humana, tendo como objetivo facilitar a vida do ser humano, economizando seu tempo e tornando mais fácil o acesso à informação e a comunicação.
Pode-se dizer que o ser humano vive a “era da informação”, com a tecnologia tudo torna-se mais fácil, o homem pode se comunicar com pessoas do mundo inteiro através de redes sociais, telefone, celulares e demais aparelhos tecnológicos. As cartas, como por exemplo, estão cada vez mais sendo substituídas por correios eletrônicos, denominados como e-mails, entre outras melhorias por consequência da tecnologia. (MAZZUCO, 2015, p. 1)

Considero essa inovação tecnológica como revolucionária, pelo simples fato de alguns anos atrás por exemplo se eu ou outra pessoa quisesse se qualificar profissionalmente, ela teria como possibilidade de estar realizando tal coisa de duas maneiras: presencial ou por correspondência. Sem falar que hoje já é possível se qualificar através de várias plataformas através da EaD, tudo isso por intermédio da internet que nos possibilita isso. Como assim corrobora Bogo, sobre o uso da internet.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem. (BOGO, 2000, p.1)

Portanto, concluímos que a internet é uma inovação tecnológica que não apenas revolucionou o mundo, mas sim serei enfática ao afirmar que conquistou o Brasil com inúmeros adeptos e usuários, para os mais variados tipos de aplicativos que necessitam do uso da internet.

 

 

Referências

ARAÚJO, Vânia M. R. Herrmes de. FREIRE, Isa Maria.A rede Internet como canal de comunicação, na perspectiva da Ciência da Informação. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1610/1582. Acesso em: 21/05/2017

 

BOGO, kellen Cristina. A história da internet – Como tudo começou. Matéria publicada em 01/07/2000 - Edição Número 11. Disponível em: http://informaticaeducacionaljac.blogspot.com.br/p/historia-da-internet-como-tudo-comecou.html. Acesso em: 21/05/2017

 

MAZZUCO, Claudia. A influência da tecnologia em nossa vida. Em 25/02/2015. Disponível em: http://conexaofilosofia.livreforum.com/t11-a-influencia-da-tecnologia-em-nossa-vida. Acesso em 21/05/2017

Imagem do computador. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+internet&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwioquz6jYLUAhXBkpAKHTQGAOMQ_AUIBigB&biw=1525&bih=674#imgrc=A36EQ8c-AfRA9M. Acesso em: 21/05/2017

Imagem do celular: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+internet&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjkw6SJ1IPUAhUHiJAKHfFnA28QsAQIIQ&biw=1525&bih=674#tbm=isch&q=imagem+de+celular+com+aplicativos+da+internet&imgrc=-5OADRCjoBLKLM. Acesso em: 21/05/2017