A NOSSA ÁGUA

Antonio Magalhães de Oliveira*

Água da chuva, água do mar, água revigorante no corpo cansado, água refrescante, que sacia a nossa sede. Pois esse elemento da natureza de essencial importância se tornará escasso em nosso planeta, se não for utilizado de forma sustentável.
Embora o volume total do planeta seja de 1,44 bilhões de Km³, 97% são de água salgada e apenas 3% de água doce, e somente 0,7% destes, em lagos, rios e subsolo, são passíveis de exploração. Hoje, 250 milhões de pessoas, em 26 países, enfrentam falta crônica de recursos hídricos. A previsão é de que em 30 anos saltará para 3 bilhões, em 52 países. Como se não bastasse, o consumo de água é duas vezes maior que o crescimento populacional.
A degradação do meio ambiente vem escasseando e contaminando rapidamente as reservas superficiais e subterrâneas desses recursos. O Brasil detém 12% de toda a água disponível para consumo no mundo. Apesar disso, nosso país é um dos que mais sofrem com o desequilíbrio entre a oferta e a demanda, desperdício, poluição e violação das áreas de preservação dos cursos da água. O desperdício no Brasil chega a 60% da água tratada e injetada na rede, sendo que no meio agrícola chega a 93%.

Faltam as pessoas consciência quanto a essa gravidade desse problema e enfrentar com bastante seriedade e iniciativa com atitudes não somente com palavras bonitas e apenas ditas e não aplicada na realidade, as atitude tomadas tem que ser tornarem hábitos diários e não apenas campanha.

A solução para o abastecimento de água no planeta está no manejo adequado e sustentável dos recursos, priorizando a preservação das nascentes dos rios, o tratamento dos dejetos sanitários, hospitalares e efluentes industriais, a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos, um controle efetivo sobre a utilização de pesticidas na agricultura, a preservação de áreas remanescentes de floresta nativa, abrigo de muitas nascentes, bem como a preservação das águas subterrâneas. Para a manutenção de todas estas atitudes, torna-se essencial o investimento em educação ambiental. Assim, poderemos reverter o atual quadro alarmante, melhorando a qualidade de vida das populações e possibilitando a perpetuação de toda biodiversidade planetária.