Todos os anos, o Porto saca dos seus melhores enfeites para celebrar a noite de S. João. Mal começa a cair o sol, o aroma das sardinhas assadas converte-se no prelúdio de uma noite que será tão longa como divertida. Os rios de vinho tinto, a música, o ritmo frenético dos martelos e o ressoar dos foguetes chegam a todos os cantos da cidade para assegurar que ninguém fica em casa aborrecido.  

Um banquete para os sentidos

Durante a noite de 23 de junho, os portistas ou tripeiros sacodem-se das suas preocupações quotidianas e preparam-se para celebrar em grande estilo o dia de S. João. Tudo começa com um grande jantar nos restaurantes improvisados que povoam as praças. À luz dos lampiões coloridos, degustam-se as tradicionais sardinhas com salada de pimentos e acompanhadas pelo omnipresente vinho tinto. A tradição dita que se termine com um café expresso, que por estas bandas se denomina de “cimbalino”.

Então é chegado o momento de se dirigir para a zona da Ribeira nas margens do Douro. À meia-noite em ponto, o fogo-de-artifício começa a rasgar o céu, refletindo-se sobre o rio para dar vida a um espectáculo de uma beleza mágica. Quando conseguir despertar do sonho vai dar-se conta de que a noite ainda é uma criança, a diversão está a ponto de começar nas diferentes “festarolas” que se estendem por toda a cidade.

Tradições ancestrais

Durante a noite de S. João, o fogo parece dominar a cidade, cada bairro tem as suas próprias fogueiras alimentadas com especial cuidado. A tradição obriga a saltá-las pelo menos uma vez, se possível, sem se queimar durante a tentativa. Não terá desculpas para não se atrever, já que existem fogueiras de todos os tamanhos.

No entanto, uma das tradições que os portistas mais apreciam é golpear a cabeça dos distraídos com um martelo de plástico que emite um som peculiar. Se conseguir ter o seu próprio “martelinho”, você vai dar-se conta de que este costume não só é muito divertido como também muito aditivo. Mas será melhor que esteja atento, porque entre golpe e mais golpe pode vir a acabar com uma terrível dor de cabeça.

Como poderá prever, os hotéis no Porto estão na sua lotação máxima durante estas datas, por isso, será melhor que faça a sua reserva com antecedência. Consulte a página página web das principais cadeias hoteleiras da Europa para reservar o seu alojamento com desconto e aceder às promoções de última hora.