A necessidade ideal e a real de se aprender um outro idioma

Aprender uma outra língua é muito importante, para aprimorar conhecimento, por lazer, interesses profissionais, enfim, falar um outro idioma está sendo cada vez mais necessário. Alguns concursos públicos, que até ontem não exigiam esse conteúdo nas provas, agora cobra conhecimento de quem pleiteia um cargo. Mas falar verdadeiramente bem e compreender o que se ouve em uma outra língua já é uma outra história. A necessidade de se falar, escrever, ler e compreender um outro idioma vai além de se fazer um curso. O marketing nesse ramo educacional cativa, envaidece e desperta interesse, deixando claro que muitas vezes parece ser fácil, e está ao alcance de todos, mas exige disciplina, interesse, disposição financeira e muito mais que tudo isso, exige que se ensine com eficiência e competência para obter resultados.
Todo processo se dá pela assimilação dos elementos. Ensinar outros idiomas vai além de vender pacotes fechados como se fossem receitas prontas. Muitas vezes ouvimos alunos dizerem que passaram anos em uma escola de línguas, mas que se sentem incapacitados para se comunicarem. O que pode ter ocorrido então? Será que a didática utilizada, memorização com exercícios repetitivos, tenha impossibilitado esse aprendente a ter a habilidade funcional esperada? Outra questão interessante é quando um aluno passa algum tempo em outro país e demonstra se comunicar no idioma aprendido com maior facilidade, com autoconfiança. O que acontece então? A convivência com pessoas nos mostra que aprender outros idiomas passa pelo processo intuitivo de construção do conhecimento. Acaba ouvindo, lendo, pensando em outra língua. Longe está eu afirmar que pra se aprender um outro idioma tem que se viajar para o exterior, mas que conviver com nativos da língua facilita muito o aprendizado é inegável, daí a importância dos intercâmbios. Essa participação ativa resulta em um aprendizado positivo. No Brasil temos escolas importantíssimas de idiomas e muito respeitadas. Escolas que já formaram muitos alunos com eficiência, mas por outro lado nos deparamos com instituições de ensino oferecendo promessas milagrosas, em vários canais de comunicação.
O que pode e deve ser feito para não se sentir prejudicado ao escolher um curso é consultar a idoneidade da escola, sua história, conversar com ex- alunos para saber se realmente foram beneficiados com o curso oferecido e saber antes de tudo, qual é o seu particular objetivo em estudar um outro idioma, o que você busca com isso. Apenas falar que faz um curso de línguas é simples, traçar um plano para atingir um determinado objetivo, faz com que esse "ser" que busca aprender, sinta a verdadeira necessidade disso. Todo aprendizado leva tempo, portanto, vale a pena se autoavaliar para não errar.