Paula Perusato Pereira[1]

O presente trabalho refere-se a uma reflexão sobre o documentário: "Uma verdade incoveniente" produzido, pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Julgo importante refletir acerca deste documentário, pois o filme é rico em dados e estatísticas que servem de alerta para o planeta. Ainda há falta: de uma conscientização das pessoas sobre este tema e de uma forte educação ambiental no Brasil.

De acordo com Jacobi (2003, p.193) "a educação ambiental é condição necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental, mas ela ainda não é suficiente." Sendo assim é nosso dever debater, refletir e agir para não deixarmos que estes assustadores dados se agravem.

Objetivo geral

Compreender a importância da educação ambiental em nossos dias.

Reflexão sobre o tema

Estamos acompanhando diariamente, através dos meios de comunicação , a destruição do planeta Terra.

Segundo os dados da ONU (Organização das Nações Unidas), de 2008, a destruição da natureza dá um prejuízo ao mundo de cerca de dois trilhões de euros ao ano.

Grandes catástrofes ambientais ocorreram nos últimos anos, as florestas estão sendo cada vez mais devastadas,os rios poluídos, os animais em extinção. O filme "Uma verdade incoveniente" revela dados e estatísticas ainsa mais assustadoras. Em vista disso, podemos nos questionar: até quando a natureza suportará? A natureza está pedindo socorro e cabe a nossa geração, lutar para que o quadro não se

agrave ainda mais. Como o filme sugere, precisamos é de uma educação ambiental. De acordo com Carvalho (2004) a educação ambiental preocupa-se com as gerações futuras e com a qualidade de vida nos próximos anos.Esta autora ainda afirma que para realizar uma educação ambiental é preciso que haja uma interdisciplinaridade entre as matérias de estudos na escola. Educação ambiental não é um assunto que deve ser tratado somente nas aulas de biologia ou geografia, por exemplo. Deve haver um trabalho em equipe, de diversos profissionais, afinal é um assunto de interesse de todos.

Nas escolas, podemos trabalhar com uma conscientização de que pequenos atos podem melhorar muito o ambiente em que vivemos e que estas atitudes de conservação ao ambiente podem levar a formação de valores que até então não eram atingidos por simples transmissão de conhecimento. Segundo Carvalho:

"O projeto político-pedagógico de uma Educação ambiental crítica poderia ser sintetizado na intenção de contribuir para uma mudança de valores e atitudes, formando um sujeito ecológico capaz de identificar e problematizar as questões sócio ambientais e agir sobre elas." (2004, p.157)

Considerações Finais

Enfim, devemos refletir sobre a importância da educação ambiental nos dias atuais e que como educadores temoso dever de conscientizar os alunos sobre o quão necessário é preservarmos a natureza. Com pequenos atos, podemos melhorar o mundo que vivemos.

Referências

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n. 118, pp. 189-206.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo:Cortez, 2004.



[1]Paula Perusato Pereira- Acadêmica do curso de Pedagogia Séries Iniciais PUCRS e acadêmica do curso de Farmácia da UFRGS.