Pode não ser novidade que a cidade de São Paulo é um dos maiores centros urbanos do mundo . Entretanto, o que muita gente não sabe, é que a capital paulista também tem grandes áreas verdes dedicadas ao convívio com a natureza.

Há muitos espaços naturais na região , por isso colhemos alguns dos melhores deles para você aproveitar quando quiser sair da rotina urbana e desfrutar de um pouco de natureza .

Parque Estadual da Cantareira


parque estadual da cantarera
É a maior e mais importante área verde da capital e fica localizado na zona norte. Tem oito mil hectares de área, o que significa, aproximadamente, oito mil campos de futebol de mata atlântica preservada. Este parque é considerado a maior floresta urbana do mundo.

Dividido em três núcleos de visitação – Pedra Grande, Engordador e Águas Claras ­–, o Parque da Cantareira reúne desde samambaiais gigantes a mais de 200 tipos de animais; dentro do parque também é possível fazer trilhas que passam por cachoeiras.

Horto Florestal

horto florestal

Pertinho da Cantareira fica o Horto Florestal, que possui espaço para piquenique, playground, pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, bicas naturais de água potável e lagos. O parque oferece também o Museu Florestal, um lugar dedicado à exposição de exemplares da flora de madeira paulista, além de réplicas de sementes e folhas e xilogravuras.


Parque Estadual Fontes do Ipiranga

parque estadual fontes do ipirangaEsse parque, também conhecido como Parque do Estado, fica na zona sul de São Paulo e conta com cerca de 360 mil metros quadrados de área de Mata Atlântica preservados. No complexo estão localizados o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico e o Zoo Safari.

No Jardim Botânico encontramos plantas nativas e exóticas, bosques de pau-brasil, orquidário e lagos formados pela nascente do riacho do Ipiranga, além de trilhas de caminhada, cheias de animais silvestres.

O Jardim Zoológico e o Zoo Safari são dedicados à fauna, com exemplares dos mais variados animais; no Zoo Safari há a interessante oportunidade de passear de carro pelo espaço onde os animais vivem soltos. Esses dois ambientes também são cercados pela floresta nativa.

Parque Ecológico do Tietê

parque ecológico do tietêO Parque Ecológico do Tietê atende à Zona Leste da cidade. Ele ocupa uma área de catorze milhões de metros quadrados e serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal.

Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, o Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga dois mil animais (apreendidos pelo IBAMA, Polícia Florestal ou doados pela população). Além disso, há espaços para piquenique, caminhada, playgrounds e pedalinho nos lagos.

Parque Estadual do Jaraguá

parque estadual do jaraguaRemanescente de Mata Atlântica, esse parque, localizado no limite da zona oeste paulistana, chama atenção pela formação montanhosa do seu terreno. A principal atração é o Pico do Jaraguá. Com uma altitude de 1.135 m, é o ponto mais alto de São Paulo e oferece uma vista privilegiada da cidade.

Além desse atrativo natural, a área tem playground, espaço para piquenique, trilhas com água corrente e a possibilidade de subir ao pico tanto de carro, quanto por trilhas que passam por uma aldeia indígena localizada dentro do território do parque.

Quem procura apartamento a venda em sp encontrará diversas opções localizadas próximas dessas áreas.   

Usufruir de espaços para lazer ao ar livre e ter contato com a natureza é uma necessidade de muita gente, e São Paulo oferece essa possibilidade. Com várias opções , você pode dedicar, sempre que quiser, um pouco de tempo para ter esse contato, sem precisar sair da cidade.