Heráclito de Éfeso.

 

500 anos antes da nossa era.

 

Tudo flui nada permanece o mesmo, a realidade é um constante vir a ser.  A realidade é um constante movimento. O que é hoje não poderá ser amanha.  A matéria é a sua mudança, dela que resultam as diversidades das coisas.

Nasceu na cidade de Éfeso na região Jônica, é considerado um pré-socrático, muito famoso por ser aquele que desenvolveu uma concepção dialética da realidade.    

A data do seu nascimento é desconhecida, existe referencias que pelo ano 500 antes da nossa era, estava em pleno vigor da sua vida física.

 Ele é considerado o primeiro formulador do pensamento dialético.  Entendia toda realidade do mundo, como algo em permanente movimento, a existência do mundo é a sua mudança.

Por esse motivo sua concepção de mundo foi denominada de mobilidade, a realidade não tem uma essência definitiva, foi desse entendimento que surgiu, por exemplo, a acepção evolucionista de todas as coisas, particularmente da vida dos animais, incluindo os homens.

A vida é um fluxo constante, movimentado por forças contraditórias, a questão da ordem e desordem ou aquilo que chamamos na Física de o principio da entropia, na evolução de algo, existe a contraposição da própria destruição.

Dessa forma ele com coerência mostra que a luta uma guerra da própria natureza com ela mesma na sua evolução, a destruição faz parte da evolução o que afirma a ser, desenvolve ao mesmo tempo com seu princípio oposto da destruição.

 O homem ao mesmo tempo em que desenvolve seu vigor físico perde simultaneamente, dentro dessa perspectiva surge o sentido da contradição, o oposto formula se em tempo semelhante.

 Isso significa que qualquer principio de matéria deteriora, a realidade é a sua deterioração e reconstituição desse mecanismo pela reformulação por meio do movimento.

O mundo é também sua deformação, e, nessa luta constante entre o ser das coisas e o não ser das mesmas coisas constitui a realidade física ou biológica do mundo.

  Não existe uma identidade a principio fundamentalmente permanente, o que é a essência de uma coisa, a não ser sua mudança, isso significa a não permanência de qualquer forma na aparência da substância.  O mundo é a variação das formas. Edjar.

Pela força da contradição que o mundo muda, não é ruim a oposição, pelo contrario é necessária ao desenvolvimento de todas as coisas. Sem a contradição a realidade permaneceria eternamente a mesma coisa.

O mundo não muda sincronicamente, tudo que existe tem sua contraposição, a dialética serve aos elementos da contraposição, os princípios da dialética de Hegel, fundamentam-se nas ideias de Heráclito.

Para defender a ideia do permanente fluxo, ele criou frases interessantes entre elas: o fluxo e a ideia da permanente movimentação de tudo, a natureza é essa força do movimento, o que se determina do constante vir a ser, a realidade é sempre outra no amanha, num futuro muito breve, o conceito da eterna mudança, o que se entende por devir histórico.

Concluiu-se Heráclito não se pode tomar banho duas vezes no mesmo rio, isso porque amanha o rio já não será o mesmo, são outras águas, do mesmo modo, quem banhou no dia anterior será também outro homem. O ser modifica constantemente a sua condição de ser.

Edjar Dias de Vasconcelos.