A música faz parte da vida de todo indivíduo e do seu cotidiano. Como dizem os românticos, a música é uma das formas mais belas de expressão do ser humano, além de tocar e encantar os corações com sua melodia, acabam trazendo uma história para que as pessoas possam refletir sobre o tema proposto. A partir daí, pode-se perceber o valor inestimável que a música tem na vida de toda pessoa.

Liddy Chiafarelly (1961, p. 13) cita o seguinte sobre a música:

A humanidade sentiu sempre necessidade da música em sua vida, por ser forma de exteriorização dos próprios sentimentos mais íntimos, que a palavra não podia dar, por vários motivos.

 

 

Dessa forma, pode-se dizer que a música é uma atividade que atinge facilmente a sensibilidade de quem a faz e a escuta podendo exprimir algo de grande valor a outra pessoa. 

A musicalidade no âmbito escolar iniciou-se em nosso país no ano de 1937, numa escola vocacional com intuito apenas de continuar os estudos musicais. A partir daí, houve uma expansão muito grande da utilização da música, pois se percebeu os diversos benefícios que a mesma poderia proporcionar, além da musicalidade.

Na sala de aula o propósito de trabalhar a música não precisa ser apenas como motivação da aula, mas pode ser também para despertar nos alunos um interesse a mais pela música.

A música pode ser trabalhada na sala de aula de várias maneiras:

¾          Conhecer a métrica, as estrofes e as rimas;

¾          Interpretar o tema exposto na letra, para enriquecer a sua visão de mundo;

¾          Trabalhar conteúdos gramaticais;

¾          Parodiar através da música trabalhada;

¾          Propor aos alunos que façam uma pesquisa sobre determinado cantor;

¾          Expor o estilo musical favorito dos alunos, pedindo que os mesmos falem sobre seu estilo;

Além dessas propostas, o professor pode trabalhar a musicalidade de outras maneiras, basta o educador querer e colocar em prática visando o lado pedagógico objetivando tornar suas aulas mais práticas, agradáveis, diferenciadas, eficientes e produtivas no auxílio da assimilação dos alunos. Mas lembrando sempre que a música deve ser trabalhada cuidadosamente, pois se utilizada de forma errada, impondo regras e limites, a música não atingirá o seu verdadeiro objetivo. É facilmente sabido que o professor quando assume a responsabilidade de trabalhar a música, além do preparo adequado nas aulas, o mesmo deve sentir prazer e interesse pelo seu objeto de trabalho. Não esquecendo que o educador deve selecionar muito bem as músicas que utilizará em suas aulas, sendo necessário que o mesmo ouça diversas músicas de estilos diferentes para poder formar sua opinião em relação a musicalidade que queira trabalhar.

Como elucida Martins Ferreira (2006.p.14-15):

Quando um compositor está escrevendo uma peça musical, deve planejar seu trabalho com um detalhamento tão cuidadoso quanto um arquiteto ao projetar uma construção. Em cada caso, o produto final deve possuir continuidade, equilíbrio e forma.

 

 

A música utilizada de forma responsável, criativa e planejada, não apenas como uma forma de descontração com combinações de sons, mas sim como uma estratégia pedagógica, contribui para os educandos das seguintes formas:

·              Aumentando a autoestima, a observação, a criatividade e a concentração;

·              Favorecendo a aprendizagem da leitura e interpretação textual;

·              Desenvolvendo a criticidade do aluno através da letra musical e;

·              Despertando e desenvolvendo nos aprendizes sensibilidades na observação diante de questões impostas para eles.

De acordo com Liddy Chiafarelli (1967, p. 20) “a criança só aprende bem quando presta atenção, só presta atenção quando existe interesse, portanto é necessário renová-lo sempre, estimulando a atenção”.

Levando em conta o que a autora cita, cabe ressaltar que o professor deve está sempre preparado para mudar o seu planejamento diante da aula, quando necessário. Não se deve insistir que os participem, mas sim, tornar a aula mais atraente e prazerosa para que todos tenham vontade de participar.

Diante de tudo que fora mencionado, pode-se dizer que a música utilizada como uma estratégia pedagógica é de grande auxílio para os professores no processo de ensino-aprendizagem por se tratar de um recurso motivador e integrador contribuindo para uma aula estimulante, prazerosa, rica e eficaz sem deixar de ser significativa.