ALEX RIBEIRO LOPES
ANA PAULA MAIA BENJAMIM
ANGÉLICA APARECIDA DE SOUZA
ELISA CAMPOS PINTO
EVELYNNE LEMOS FARIA
IVANABREU DENUBILA











A MÚSICA PARA MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA DO DEPENDENTE QUÍMICO







Projeto de Pesquisa dos alunos do segundo ano de Psicologia noturno da Universidade de Franca sob a supervisão da professora: Dr. Ana Paula Barbosa.



FRANCA
2011
A MÚSICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO DEPENDENTE QUÍMICO EM TRATAMENTO

THE MUSIC FOR IMPROVE THE LIFE QUALITY OF THE CHEMICAL DEPENDENTS IN TREATMENT

Alex Ribeiro Lopes
Ana Paula Maia Benjamim¹
Angélica Aparecida de Souza¹
Elisa Campos Pinto¹
Evelynne Lemos Faria¹
Ivan Abreu Denubila¹

Ana Paula Barbosa

Autor correspondente: Alex Ribeiro Lopes
Endereço: Goiás nº 1752 Bairro: Bela Vista ? Passos - MG
Telefone de contato: (35) 3526-4043
Email: [email protected]

Autor correspondente: Ana Paula Maia Benjamim
Endereço: Piau nº52 Bairro: Vila Rica -Passos- MG
Telefone de contato: (35) 3522-2949
Email: [email protected]

Autor correspondente: Angélica Aparecida de Souza
Endereço: Elzo Calixto Mattar nº1167 Bairro: Exposição - Passos - MG
Telefone de contato: (35) 9959-2174
Email: [email protected]

Autor correspondente: Elisa Campos Pinto
Endereço: Doutor Antonio Pinto nº87 Bairro: Centro ? Delfinópolis -MG
Telefone de contato: (35) 3525 1821
Email: [email protected]

Autor correspondente: Evelynne Lemos Faria
Endereço: Acácias nº 341 Bairro: Jardim Panorama ? Passos -MG
Telefone de contato: (35) 3521-7218
Email: [email protected]

Autor correspondente: Ivan Abreu Denubila
Endereço: Arlindo Figueiredo n° 174 Bairro: Centro - Passos- MG
Telefone de contato: (35) 3521-4638
Email: [email protected]


Resumo
Este artigo é uma forma de expor o estágio voluntário feito pelos alunos do segundo ano de Psicologia da Universidade de Franca, na fazenda de reabilitação de dependentes químicos, Sagrada Família, situada na cidade de Passos, estado de Minas Gerais. O trabalho foi feito de uma forma qualitativa. O intuito foi levar a arte para gerar, entretenimento, conhecimento, reflexão, para ter uma melhoria na qualidade de vida dos dependentes.
Palavras chaves: qualidade de vida, dependência química, arte musical.
Abstract: This article is a form to present the students by volunteered of Psychology course the second year at the Unifran(University of Franca), in the farm?s rehabilitation of drugs addicts, Holy Family, located in the city of Passos, Minas Gerais state . The work was done in a qualitative form. The focus was to bring art to creation, entertainment knowledge, reflection, to have a better quality of life for the drugs dependents.
Key Word: Life quality,Chemical dependence,Musician art.

Introdução

Os alunos de Psicologia, do segundo ano da Universidade de Franca, realizaram um estágio voluntário, na fazenda de reabilitação de dependentes químicos, Associação sagrada família (ASSAF), foi fundada em 10 de agosto de 1998, é uma entidade civil, Brasileira, com personalidade jurídica do direito privado, sem fins lucrativos, com sede e fórum na cidade de Passos ? MG, e funcionará por tempo indeterminado sem qualquer sectarismo político, social ou religioso.
A música usada como relaxamento e para reflexões pode contribuir com o grupo de moradores da Associação. À medida que as reuniões iam passando cada vez mais se soltavam e estavam mais entusiasmados a fazer as tarefas tanto as propostas pelos estagiários, quanto as tarefas obrigatórias exigidas pela fazenda.
O bem estar para o dependente químico é um fator extremamente importante, uma vez que, o sentimento de angústia, medo, e um pensamento posto pelos internos, "que só tinham feito coisas erradas", os prejudicam, pois tendem a ter depressão, stress. Esses fatores faltam com o tratamento, pois deixa o dependente com uma auto-estima muito baixa.
O trabalho foi para tentar levar a auto-estima através da música. As músicas sempre eram escolhidas a fim de ter uma reflexão transformadora, a própria melodia partia de um momento profundo para uma melodia mais alegre, ou uma letra mais acolhedora, que os fizessem pensar sobre coisas boas.
O projeto foi realizado, tanto para ajudar a instituição, como ponto de conhecimento e aprendizagem para estes alunos. O principal motivo do trabalho foi promover um momento para gerar um aumento na auto-estima, observar as situações, dificuldades passado pela pessoa em reabilitação.

REFERENCIAL TEORICO
A recreação acontece quando o individuo escolhe por livre vontade um momento voltado para o seu lazer. Essa recreação é ideal para o desenvolvimento da criatividade, pois não há cobrança, não há nada a perder, nem mesmo o tempo. A criatividade é muito importante para o individuo pois propicia o crescimento da personalidade e prepara para uma melhor condição de vida. "A prática da recreação busca levar o praticante a estados psicológicos positivos."(3)
A música foi apresentada de forma recreativa, tentando alcançar o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos dependentes químicos. Na vida moderna cada vez mais as pessoas buscam um bem-estar em vários sentidos na sua vida: desde o físico até o cultural, no final qualidade de vida.
O dependente químico chega ao local de reabilitação muito incapacitado e com sua auto-estima baixa. Um fator que permite sua reabilitação é estar de bem consigo, pois isso o torna capaz de acreditar em si. Tanto a instituição, como a família são auxiliares, que contribuem, porém não é a única ferramenta para reconstruir a auto-estima.
Intervir neste ponto é válido, pois consciente da situação, mesmo com a auto-estima baixa poderá trabalhar no processo para se valorizar, ou seja, elevar a auto-estima, se conter e saber planejar seus objetivos com mais facilidade e harmonia.
Podemos concluir que o trabalho de recreação através da música é bastante eficaz para a melhor qualidade de vida do dependente químico. E também proporcionou uma forma de ajudar os alunos a compreender a prática de uma maneira agradável a todos.

MATERIAL E MÉTODOS
A utilização da metodologia no projeto de pesquisa sobre a Associação Sagrada Família possibilitou o conhecimento e o uso de métodos, sendo o método, foi uma pesquisa qualitativa dividida em pesquisa dedutiva bibliográfica, de campo e pesquisa ação.
O material utilizado no nosso projeto foi um questionário criado pelos alunos representantes deste artigo. "O questionário não é fácil sua criação, contudo ele tende a objetivar, ou seja, resumir a busca do pesquisador para assim obter uma resposta mais breve." (2)

DISCUSSÃO E RESULTADOS
De acordo com os dados coletados através do questionário elaborado pelo grupo de estagiários, podemos observar que a música para os dependentes, ajudou na melhoria da qualidade de vida. Suas justificativas se baseiam numa nova maneira de aprendizado, afirmação de suas utilidades, benefícios para o tratamento, desenvolvimento mental, crescimento pessoal, companheirismo e descontração.
Através do questionário apresentado, os dependentes responderam algumas questões relacionadas com o período de estágio.
Os internos responderam a primeira questão, onde todos avaliaram como proveitosa para a instituição a presença dos estagiários.
Quanto à segunda questão, que aborda a arte, os internos da instituição, na sua maioria, responderam que a arte levada pelos estagiários ajudou-os na sua qualidade de vida.
Houve uma resposta de "algumas vezes", portanto o interno que respondeu a essa pergunta avaliou que em algumas situações a arte não o ajudou.
Na terceira questão os internos, na sua maioria, concluíram que aprenderam nos momentos que os estagiários estiveram com eles.
Na quarta questão, dez dos internos responderam que as dinâmicas trouxeram crescimento pessoal, serviram para abrir a mentalidade para novas coisas, outros disseram se descobrir espertos, uns foram ajudados a superar a timidez.
Outras justificativas foram os reforços da perseverança e trabalho em equipe, união e superação de dificuldades.

Como se pode constatar a música melhora a qualidade de vida dos dependentes químicos, como objeto integrador ela facilita a expressividade das emoções, aumentando a auto-estima.


Resultados
De acordo com os resultados colhidos por nosso questionário, aplicado aos dependentes, podemos dizer que, a arte é uma forma à contribuir com a reabilitação, também, a música, através de sua reflexão, leva aprendizado e crescimento pessoal. Na chegada para a reabilitação o dependente se encontra em um estado muito deprimido, muita baixa auto-estima, tendo isso em vista, a alegria é um fator extremamente importante para a melhoria.
Por mais que o convívio na fazenda é constante, ainda sim, existem muitas contradições e bloqueios, entre eles. No trabalho quebrou bastante essas barreiras, melhorando o convívio da fazenda.

CONCLUSÃO
Para concluir podemos observar que, a música abre um caminho bastante curioso, que ajuda a refletir sobre erros e acertos. A música é sempre apreciada não importa em que raça ou nação, é universal, em diferentes ritmos, em qualquer lugar do planeta é possível se ouvir algo para a mesma finalidade.
O conhecimento foi aproveitado em ambos os lados. Os estagiários aprenderam muito com os internos, nas questões do vício, aprendendo sobre a doença, a abstinência e outros fatores que envolvem o dependente. A instituição pode ver que estagiários, não só de Psicologia, mas de outras áreas, pode contribuir e muito para os internos e para instituição.


Referências

(1) GADELHA, 2008, http://iptaufc.forumn.net/t64-classificacao-das-pesquisas, acesso em 27/02/2011.
(2) PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.
(3) CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. 6. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2003.