A MULHER PODE SER PASTORA? parte 3
 
A MULHER PODE SER PASTORA? parte 3
 


UM FATO: HÁ DIVERSIDADE DE ENTENDIMENTO E CONSEQUENTEMENTE TAMBÉM DE ATITUDE ENTRE AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS QUANTO À CONSAGRAÇÃO DE MULHERES COMO PASTORAS.

É fato que em alguns ministérios não se consagram mulheres como pastoras, o que não é o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus, que tem várias irmãs ministrando a Palavra e sendo grandemente abençoadas no ministério.

Pode ser que exista, da parte de quem não aceita o pastorado feminino, uma confusão entre as determinações bíblicas acerca da mulher não poder exercer autoridade sobre o marido e o exercício do pastorado.

Um ponto é certo: a chamada para o ministério é sempre confirmada pelos líderes espirituais da pessoa que a recebe

"E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. " Atos13:1 e seguintes .


UM OUTRO FATO RELEVANTE: EXISTE CONFUSÃO ENTRE A SUBMISSÃO DA ESPOSA AO SEU MARIDO E O MINISTÉRIO DA MULHER SER UMA PASTORA.

Há na Palavra do Senhor autorização para mulher pastora, diferentemente da atribuição de ser o cabeça da casa, que é papel atribuído por Deus ao homem.

A Palavra de Deus mostra de modo absolutamente cristalino que essa autoridade que o marido tem é exercida em amor, ou seja, o relacionamento de uma família que teme a Deus é norteado pelo amor e respeito mútuos, não por imposição ou voz de comando. Se é assim no lar, imagine na igreja!

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; " Efésios 5:22,

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. " Efésios 6:4;

"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. " 1 Pedro 3:7

O texto aludido diz: "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio." 1 Timóteo 2:12.

Muitos vêem aqui uma proibição apostólica de a mulher ser pastora. Eu não entendo dessa forma, pois um exame mais detalhado do contexto vai mostrar que a restrição do apóstolo é quanto à mulher ter autoridade sobre o marido, pois isso quebraria a ordem natural ("Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. " 1 Corintios 11:3; "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. " Efésios 5:23) criada por Deus.

Não se está falando de a mulher poder ou não ministrar a Palavra como pastora na igreja, até porque o próprio apóstolo disse que todos poderiam profetizar, e isso inclui as mulheres ("Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. "1 Corintios 14:31; "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. " Gálatas 3:28).

A idéia do pastor como "dono", chefe, comandante do rebanho é absurdamente estranha à Bíblia.

O Senhor Jesus ensinou, de forma contundente que entre Seus seguidores, os líderes não são os que dominam, mas os que servem aos liderados ("Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. " Marcos 10:42-44).

Visto desse modo, o ministério pastoral feminino em nada afronta o ensino bíblico, pois a pastora não vai, no exercício de seu ministério, exercer autoridade sobre seu marido, mas vai servi-lo.



A MULHER COMO PASTORA: TEMA DE DEBATE ENTRE OS PROTESTANTES AO REDOR DO MUNDO.


A questão se mulheres podem ser ordenadas, ou não, como pastoras tem sido tema central de debate entre protestantes ao redor do mundo, recentemente. É inegável que este tema divide igrejas e denominações, tanto no exterior como no nosso país.

De modo geral existem duas vertentes: a dos igualitaristas e dos diferencialistas.

Os igualitaristas afirmam que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; a subordinação feminina foi parte do castigo divino por causa da queda, com conseqüentes reflexos sócio-culturais. Em Cristo, essa punição (e seus reflexos) é removida; assim, com o advento do Evangelho, as mulheres têm direitos iguais aos dos homens de ocupar cargos de oficialato na Igreja.

Os diferencialistas, por sua vez, entendem que desde a criação ? e portanto, antes da queda ? Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e a mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes.
A nossa base tem sempre que ser a Bíblia e, de forma alguma, o progresso humano, ou a crescente participação da mulher em outras áreas da sociedade

As Sagradas Escrituras devem ter a palavra final sobre o assunto. Assim evitaremos os extremos dos que proíbem o que Deus não proibiu, e dos que querem que a Igreja adote aquilo que Deus não permitiu.



Deus abençoe a todos os leitores e Ele conceda a cada um de nós o entendimento dEle a respeito de todos e quaisquer assuntos.

Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini

Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.

Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigosos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html

"Jesus Cristo é o Senhor"
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Monica Gazzarrini
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
renascida em Cristo desde 2004, membro da Igreja Internacional da Graça de Deus na cidade de Campo Limpo Paulista/SP, estudiosa do Evangelho, escritora de artigos cristãos em http://bencaossemlimites.blogspot.com e autora dos livros "Como Conhecer Deus na Prática" volume 1 http://conhecaadeusnaprati...
Membro desde setembro de 2007
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: