A MULHER NO MUNDO DO TRABALHO: determinação e perseverança pordireitos iguais

Rosilane de Moura Farias

Francisco Benedito da Silva Junior

Edjerlan Alves da Silva

RESUMO: o presente artigo tem por finalidade apresentar varias concepções da mulher e sua inserção no mercado de trabalho no brasil, analisar r discriminização do salários das mulheres em relação ao do homem, mostrar a proteção que a constituição fundamenta para sua permanência ao meio empregatício, visar as competências as quais insiram ao mercado de trabalho e sua conquistas neste meio.

PALAVRAS-CHAVES: Discriminação. Mercado de trabalho. Mulher





INTRODUÇÃO


           Este artigo trata sobre a descriminação e a perseverança por direitos iguais das mulheres ao mercado de trabalho. No inicio do século, ditavam que apenas o marido era o provedor do lar e que a mulher não necessitava e nem deveria ganhar dinheiro. Algumas mulheres quando perdia seus marido, para sobreviver e manter seus filhos, tinham que faze doces, dar aulas de costuras, cantos, piano, mesmo assim sendo mal vista pela sociedade. Com o passar do tempo algumas conseguiram traspor esta barreira do papel de apenas esposa, dona de lar, deixando para trás na década de 70, quando passaram a conquistar um espaço no mercado de trabalho.
          O mundo anda apostando nos valores femininos passando a ocupar cargos importantes, como nos ministérios, tribunal superior, no topo de grandes empresas, em organização de pesquisas de tecnologias de ponta, pilotando jatos, comandado tropos, e por fim, demostrando que são altamente qualificadas para qualquer posto que venha a ser submetida. Portanto não há mais nenhuma áreade trabalho em que eram apenas composto por homens que não tenha sido invadido por pelo domínio feminino.
           Apesar da inserção da mulher no meio do mercado do trabalho esteja em êxito, bem junto a ela vem a discriminação e a desvalorização, atingindo a qualidade de ocupação no setor formal e informal do mercado de trabalho, principalmente quando se refere a desigualdade salarial .
           O presente artigo esta organizado da seguinte forma: breve histórico da mulher no mercado de trabalho, desigualdades salarial entre homens e mulheres, proteção no mercado de trabalho das mulheres, lutas e conquistas.



1 BREVE HISTÓRICO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

            Observando toda a trajetória da mulher no mercado de trabalho, aparti da década de 70 do século XX. Ocorre um crescimento muito importante para a fixação da mulher no seio da sociedade, nnão apenas como mulher-esposa, mais como uma trabalhadora em diversas áreas.
             Este crescimento ocorre por conta da expansão da economia, com o processo da industrialização, acompanhado pela urbanização. As mulheres se introduziram no mercado de trabalho, ocupando cargos flexíveis, precária em grande parte no setor terciário. Mais tarde durante a década de 80, o brasil sofre varias mudanças na sua organização politica e econômica. Com as crises externas os planos de ajuste econômicos e as restrições dos gastos públicos no social conduzem a maior precariedade no mercado de trabalho e o aumento da exclusão social. Mesmo com varias dificuldade a perseverança feminina ao mercado se mantem apesar da retração da atividade econômica. Os setores mais destacados na geração de postos foram a de prestação de serviços, comércios e atividades sociais.
   Na década de 90 ficou caracterizado pelo fortalecimento de suas participação ao seio do trabalho e o aumento de responsabilidade no comando da famílias, representado a maior parcela da população, aumentando seu poder aquisitivo, seu nível de escolaridade. E hoje no século XXI, as mulheres estão em alta, com vitorias merecidas, por sua próprias determinação, vencerão os preconceitos imposto pela sociedade, com atitudes de coragem e determinação pór direitos iguais aos do homens.


2 DESIGUALDADE SALÁRIAS ENTRE HOMENS E MULHERES


De acordo com que está expresso no art. 5º da Constituição Federal Brasileira de 1988, as mulheres devem desfrutar legalmente dos mesmo direitos e deveresque homens. Embora a lei proíba a discriminação de gêneronos empregos, salários, há sim disparidades salarias expressivas entre ambos.
             Apesar da determinação e do crescimento da participação das mulheres no decorrer do tempo no âmbito do trabalho, mostram em varias pesquisas, em que as mulheres com os memso grau de escolaridade, encontrando-se em pé de igualdade com a masculina, dando contribuição essências para o funcionamento da economia não são valorizadas na mesma forma que a ala masculina, sempre se encontrando em situação de economia amais baixa, apesar de compor a maior parte da sociedade brasileira, sendo amplamente excluídas da tomada de decisões econômicas. A discriminação ao respeito ao salario é bastante evidente pois mesmo trabalhando as mesmas carga horarias e as mesmas funções, as estatísticas mostram que os salários das mulheres são sempre mais desvalorizado em relação ao do homem.



3 PROTEÇÃO AO MERCADO DO TRABALHO ADA MULHER


A proteção no mercado de trabalho da mulher deu origem para garantir que as mulheres tenham acesso e igual oportunidade de trabalho que os homens, para quepossa afastar todas e quais quer formas de discriminação, esta proteção esta contida no art. 7º, inciso XX, da CF/88, “proteção do mercado de trabalho mediante incentivos específicos nos termos da lei.”
               Para que possa evitar esta discriminação é preciso que criem vários mecanismos o para incentivar a contratação por partes das empresas, para SERGIO PINTOMARTINS, uns dos incentivos já existentes é o pagamento do salario maternidade, feita pela previdência social e não pelo o empregador. Retirando o ônus de pagar a licença e dividi-lo com custo social por toda sociedade.
                Dos projetos de lei que visam regulamentar o art. 7º da CF/88, estabelecendo medidas de proteção no mercado de trabalho a mulheres, tramitem nocongresso desde a promulgação da atual carta magna, um deles foi aprovado, tratando-se da lei nº9.799 de 26 de maio de 1999, que incseriu artigos na CLT, que modificou o titulo da seção do atual “ da duração e condições de trabalho”para “ Da duração e condições de trabalho e discriminação Contra a mulher”são modificações que visam coibir distorções e punir a discriminação e incentivar sua contratação e permanência no emprego.



4 LUTAS E CONQUISTAS

Ao longo dos anos foram longos os desafios que as mulheres tiveram para superar e romper uma barreira cultural, a qual elas so tinha seventia exclusivas para atividades domesticas, como dona do lar, esposa, mãe, e no máximo exercer uma atividade artesanal na própria casa, então após a consolidação do capitalismo e sua incasaveis lutas feministas durante décadas, foram fatores determinates para sua evolução no mercado do trabalho e na sociedade em geral, sua conquistas são imensas que vão desde o simples uso de uma calça comprida, a votar e ser eleita, foram aprovadas aos poucos, por sua competências, profissionalismo, habilidades de trabalhar em grupos, criatividades, liderança. Conquistando espaço e rompendo barreiras dos preconceitos.


CONSIDERAÇÕE FINAIS

                Concluímos que as mulheres brasileiras vão ampliando pouco a pouco seu espaço na economia nacional. Este fenômeno e lento, mas constante e progressivo, estão deixando de ser mulher tradicional e formando uma nova mulher contemporânea ingressando no mundo capitalista e se aperfeiçoando seus dons de ser mãe, esposa, dona de casa e auto independente. Trabalhar fora é uma conquista que foi vencida por determinação e perseverança por seus direito iguais.