Apesar da desigualdade e preconceito de gênero presentes por toda a história, a mulher brasileira conseguiu superar suas dificuldades e alcançar novos horizontes na política, garantir novos direitos e assumir novas atividades. A mulher do século XXI age, lidera e tem maior poder nas decisões. Surge então, a Era em que as mulheres quebram os paradigmas e crescem na sociedade.

            Durante muito tempo, a mulher foi restrita às tarefas do lar, podendo somente exercer atividades diárias em sua casa, como criar os filhos e fazer os trabalhos domésticos. Porém, esse aspecto tem mudado bastante nessas últimas décadas. A mulher, atualmente, trabalha e muitas vezes sustenta o lar, exerce sua atividade para a sociedade, lidera empresas e mostra sua força e poder de decisão.

            Após a conquista do direito ao voto, as mulheres ainda buscam por igualdade e poder político. O Brasil é um símbolo dessas novas conquistas, nossa presidente atual tornou-se a primeira mulher a liderar uma nação da história do país. Além disso, outros países têm mostrado o quão importante é o trabalho político da mulher, como Argentina, Finlândia e Chile, onde as mulheres lideram com eficiência suas nações.

            Além de quebrar diversos paradigmas, a mulher brasileira busca pela quebra do chamado preconceito de gênero, o qual diferencia a remuneração entre homens e mulheres que exercem um mesmo cargo somente pelo sexo do indivíduo. Essa ainda é uma situação presente e que, sem dúvidas, deve ser eliminada a favor da igualdade e justiça brasileira.

            Assim sendo, podemos perceber o crescimento do espaço feminino em diversas áreas. Hoje, a mulher que sofreu preconceito luta, lidera e exerce grandes funções na sociedade. É desejo de todos que os paradigmas e desigualdades com a mulher ainda existentes sejam extintos, a fim de que o futuro seja cada vez mais justo e proporcione mais paz e liberdade a todos.