Ao longo dos milênios a nossa sociedade foi sendo montada em favor do prazer masculino, deixando para as mulheres as obrigações: de ser boa esposa, boa amante, boa mãe etc.

Boa, nesse caso, significa ser submissa e obediente como as Helenas, de Atenas ou como as Amélias, no Brasil: lavando, passando, fazendo comida, ficando sempre à disposição do homem, inclusive na intimidade e...

...durante muitos séculos o homem achou que a mulher não precisava ter prazer intimo, bastando dar prazer a ele.

E por que isso aconteceu e ainda acontece?

Porque os homens são (em grande parte) seres inseguros que, para se sentirem seguros, oprimiram e ainda oprimem as mulheres por meio da força e da violência, tanto a física quanto a psicológica, inventando falsos pensamentos ideológicos para gerar nelas sentimentos de culpa, de inadequação e, com isso, mantê-las sob seu controle.

Ideologias como:

- Mulher sente menos desejo sexual;

- Mulher honrada é aquela que só conheceu 1 único homem durante a vida;

- Mulher não pode se tocar. 

Todas essas e muitas outras ideologias foram criadas, durante séculos, por homens, para que eles ficassem livres, podendo ter várias mulheres, com a desculpa de que a natureza masculina é assim mesmo... Só que essa natureza foi montada a partir de hipóteses que não podem ser comprovadas cientificamente... Aliás, por meio da ciência essas afirmações hipotéticas foram desmentidas, mostrando que as mulheres sentem tanto ou mais prazer.

Essa comunicação patriarcal e machista está tão presente em nossa cultura que muitas mulheres acreditam que ela é verdadeira... só que a cultura também é uma invenção humana... Portanto mulheres, se todas essas crenças são invenções, vocês não precisam acreditar nelas.

Homens e mulheres são igualmente humanos, por isso devem ter os mesmos direitos, inclusive o direito ao prazer.

José Evaristo Dias – Psicanalista 

[email protected]