Ciências Sociais para a Educação de Jovens e Adultos- A mulher como ator secundário na sociedade.
Introdução
Durante muito tempo as mulheres foram colocadas de lado, excluídas das decisões políticas e sociais da sociedades desde a antiguidade até os dias atuais, o Brasil não é uma exceção, durante muito tempo excluiu a mulher da vida política e delegou a ela um papel secundário na esfera social que foi construída em uma sociedade totalmente machista e patriarcal, no entanto, as mulheres não fizeram o silêncio que a sociedade patriarcal clamava e aos poucos com muitas lutas foram conquistando seu espaço. Essas mudanças na sociedade referentes a mulher influenciaram muitas produções artísticas como músicas, literatura, artes plásticas, entre outras, e através delas conseguimos perceber o que a sociedade pensava e ainda pensa sobre mulher.

Questão geradora
Hoje a mulher está inserida no mercado de trabalho de forma marcante, porém podemos perceber que esta não é valorizada como deveria, através dos salários menores comparados aos de outros funcionários, exercendo a mesma função, porém muitos homens contribuem para essa situação, fazendo com que a mulher fique com baixa auto-estima, não valorizando o seu papel no mercado de trabalho, O que podemos fazer para elevar a auto-estima e buscar a valorização da mulher perante a sociedade?

Contra tema (hipótese)
A mulher desde o inicio da sociedade, buscou sua independência a sua maneira, hoje isto não mudou, a mulher busca cada vez mais sua independência, aprimorando seus conhecimentos (estudando), trabalhando em busca de uma maior qualidade de vida. Porém não são todas as mulheres que conseguem esta tão sonhada independência por vários motivos, um deles é a formação familiar "precoce".

Tema gerador
A inserção da mulher no mercado de trabalho e a sua auto-estima.
Intencionalidade (objetivos específicos)
Incentivar o aluno a não desistir de estudar (cognitivo).
Buscar melhorar a auto-estima valorizando as suas conquistas ao longo dos tempos (afetivo).
Proporcionar momentos de interações sociais e dinâmicas de grupos. (Motor)
Estudo da realidade
Como a mulher lida com sua jornada dupla (em casa e no trabalho) buscando a excelência no que faz? E o homem colabora de que forma neste processo?

Organização do conhecimento (recurso)
Dinâmica ? Homens e Mulheres
Questionário da realidade.
Música: Maria Maria ? Milton Nascimento e analise.
Exposição de idéias e debate.
Após o debate da música, e das questões postas em discussão, monte um texto de acordo com o seu entendimento do tema proposto: O mundo do trabalho: mulher e a auto-estima.

Aplicação do conhecimento
Promover e mediar a dinâmica e o debate em turma sobre o tema proposto, de modo que não gere tanta polêmica, uma vez que o tema em si já levanta bastante discussão, buscando não deixar que o debate fuja ao tema.
Ao propor que os alunos façam um texto sobre o assunto debatido, lembrá-los que não fujam ao tema e que este servirá como critério de avaliação.

Avaliação
Será através da observação da dinâmica proposta, onde a participação dos alunos é de grande importância através da fala dos grupos envolvidos. Outra forma de avaliar é através dos textos produzidos pelos alunos, onde estes irão expor melhor as suas idéias sobre o tema em questão.