CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNI-BH

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU"

EM MARKETING E COMUNICAÇÃO

A MUDANÇA DE PERFIL DOS CONSUMIDORES DA MARCA ALL STAR EM BH¹

MARCO TULIO MOREIRA LAZAROTTI ²

SÉRGIO ARREGUY SOARES ³

Belo Horizonte, 23 de Junho de 2009.

Resumo

Os consumidores da All Star continuam fiéis à marca, devido à criação de novos modelos e cores diferenciados durante os anos. No mercado de Belo Horizonte a loja BlackBoots é a que mais se destaca em questão a variedade e modelos importados da All Star, o público da loja é fiel e procura por novidades que não são encontradas em outros estabelecimentos.

Palavra – Chave:

All Star; Consumidores; Blackboots; Marca; Belo Horizonte.

¹ Título do projeto de trabalho de conclusão do curso de Pós – graduação em Marketing e Comunicação

² Aluno do Curso de Especialização em Marketing e Comunicação ([email protected])

³ Mestre em comunicação, administração, educação e consultor de comunicação e marketing.

([email protected])

1 – INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

Antigamente os modelos comportados eram fatores determinantes na fabricação de tênis no Brasil. Com poucas variações de cores e de modelos a All Star conseguiu construir uma imagem clássica na mente dos consumidores. O Brasil sempre foi um mercado de grande relevância para esta marca que conquistou o mundo, principalmente no mercado americano onde ela surgiu em 1917. Foi através da relação de estrelas da cultura pop com os tênis All Star, que acabaram influenciando diversas tribos de jovens e consolidando como uma marca despojada e cult.

Com o passar dos anos as empresas calçadistas perceberam a mudança de perfil dos consumidores, e que precisavam revitalizar seus produtos, adequando a um público cada vez mais variado. Com este objetivo foi preciso estudar o perfil do consumidor nas ruas, buscando assim novas idéias e conceitos, aprimorando o produto final e estando mais próximo do público – alvo. A All Star percebendo esta mudança investiu nas diversidades de cores e design, saindo das quadras de basket para conquistar as ruas, virando um ícone de estilo.

Com o ressurgimento do movimento retrô nos últimos anos invadindo rádios, bares, festas e consequentemente a moda, o All Star de cano baixo e cano longo ressurgiu de modo triunfal, principalmente nas festas dos anos 80.

Outro fator a ser considerado é a diferenciação dos modelos da All Star após a compra da "Converse" fabricante do tênis pela Nike, que acabou conquistando consumidores de poder aquisitivos mais elevados.

Durante os anos o tênis All Star conseguiu atingir o público quarentão, os moderninhos e os caretas, além do público mais jovem que faz parte do target da campanha nos dias atuais.

O tema do projeto consiste em observar como ocorreu a mudança do perfil dos consumidores belo horizontinos da marca All Star ao passar dos anos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.