A movimento da água do solo é sempre do solo para dentro da planta? A ascensão hidráulica

As raízes geralmente possuem duas funções básicas para as plantas. A primeira é a de sustentação e a segunda é o de absorção de água e nutrientes do solo. Nessa segunda função descrita, a água e os nutrientes passam do solo para dentro da planta.

No entanto,  pesquisas na Amazônia têm mostrado que florestas situadas em regiões de solos profundos, ou seja, mais de 10 metros de profundidade, a água das camadas mais profundas do solo tende a entrar nas raízes das plantas e dentro das raízes tende a subir rumo a superfície do solo. Ao atingir a superfície do solo a água tende a sair da planta para o solo. Assim, essas foram demonstrações que, diferentemente do que pensamos, nem sempre a água do solo se movimenta do solo para a planta. As vezes, como explicado, é possível a ocorrência do contrário.

Pelo fato da água das camadas mais profundas do solo atingirem as camadas mais superficiais via raízes, esse processo que água sobe da camada mais profunda para as mais razas foi denominado “ascensão hidráulica”.

Preparado a partir de:

MARKEWITZ, D.; DEVIDE, S.; DAVIDSON, E.A.; BRANDO, P.; NESPTAD, D.C. Soil moisture depletion under simulated drought in the Amazon: impacts on deep root uptake. New Phytologist, v.187, p.592-607.