Existem áreas da vida que envolvem o desenvolvimento pessoal e a motivação é uma delas.

Esta força interior encontra-se em cada individuo a cada momento durante toda a vida e modifica-se, direccionando e intensificando os objectivos do homem.

Pode-se falar de auto motivação que é a capacidade de manter sempre presente na mente as situações em que se foi bem sucedido e se mantém longe do pensamento as situações menos boas.

Auto conhecimento e auto valorização são fundamentais para a auto motivação.

Para a falta de motivação, o trabalho de desenvolvimento pessoal é fundamental.

É importante que se conheçam e compreendam os pensamentos, bem como eles conduzem às emoções.

No fundo, deve aprender-se a cultivar os pensamentos positivos, eliminar os negativos e manter sempre o focus no que se está a executar.

Perder a motivação relaciona-se com a baixa auto-estima ou falta de confiança que depende do que se acredita. Para se ter sucesso é preciso acreditar.

Outra razão pela qual perdemos a motivação é a falta de foco. Se não se sabe o que se quer também não se pode saber se se quer alguma coisa.

Por ultimo, a falta de direção também tem influência na falta de motivação, pois há uma certa falta de saber em que direção rumar.

Outra das formas de desenvolvimento pessoal é a auto-ajuda, que leva também a motivarmo-nos a nós próprios, pois ajuda a pessoa a consciencializar-se pela vida e o que dela advém.

A auto-ajuda leva a uma maior confiança na vida e daí uma melhor auto-estima que produz uma melhor motivação por parte do individuo.