FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE 

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  

PROFº ORIENTADOR: LAWTON BENOTI 

A MOTIVAÇÃO E O SEU PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES 

A motivação é peça fundamental para alcançar os objetivos propostos pela organização. Desta forma, essa questão tornou uma grande preocupação, porque nenhuma pessoa desmotivada trabalhará com determinação para atingir as metas da organização.

Por esse motivo, às empresas tentam motivar seus funcionários, através de vários fatores, dentre elas o estabelecimento de metas. De acordo com Bateman (2006, p. 424) “fornecer metas relacionadas ao trabalho é uma forma extremamente eficaz de estimular a motivação. São algumas das metas especificas, quantificáveis, desafiadoras e atingíveis para satisfazer tanto as equipes como os indivíduos, mas essas metas devem ser estabelecidas sem excluir as outras dimensões do desempenho organizacional”.

Assim, as empresas investem em novas tecnologias, informática, comunicação e qualificação do emprego, tudo isso para manter um nível de produtividade, são esses mecanismos utilizados para satisfazer o quadro de funcionários, além de oferecer prêmios.

A ciência administrativa mostra que as teorias motivacionais tiveram um efeito muito importante para o trabalhador e sua produtividade e os cuidados que as empresas dão a essa questão de motivação fizeram com que muitas criassem os PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QUT).

Para Bateman e Snell (206, p. 443) estes programas foram “projetados para criar um ambiente de trabalho que aumente o bem-estar do funcionário [...] satisfazer a ampla gama de necessidades dos funcionários”. Este programa é ligado aos objetivos da empresa, associados perfeitamente com as metas organizacionais e os interesses dos trabalhadores. Assim, o objetivo deste programa é a satisfação do empregado em conjunto com os resultados operacionais. 

Percebeu-se que a motivação tem um caráter individual e existia sempre que uma necessidade não é atendida, dirigindo as condutas do comportamento humano. Entender sobre este campo é muito difícil, visto à vastidão e à complexidade do assunto.

Assim, os crescentes estudos possibilitarão que novas melhorias sejam feitas nesta área por parte dos administradores e desta forma, os indivíduos se tornarão competentes, melhorando o contentamento com o local de trabalho, diminuindo o “sofrimento psíquico”.

Além disso, este estudo teve um efeito muito importante na atividade humana, pois tentou descobrir, por meio da motivação, a relação do homem com o seu trabalho. 

BIBLIOGRAFIAS

BATEMAN, Thomas S; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.