CURSO DE PSICOLOGIA

NEUZA LOPES MOURA

Orientadora: Profª. MSc Simone Miranda Chaves

RESUMO
O processo de motivação dos indivíduos é complexo, já que não é possível motivar todos os trabalhadores a fim de elevar o desempenho de suas atividades. Este estudo tem por objetivo analisar se o ambiente em uma instituição pública estimula a motivação e o comprometimento no trabalho. Trata-se de um estudo de caso que utilizou escalas de atitudes para investigar a motivação e comprometimento no trabalho de 30 servidores públicos de um laboratório de saúde. Os resultados indicaram que a motivação para o trabalho não se torna efetiva se as ações no sentido de motivar são unicamente externas, sem considerar seus aspectos individuais e intrínsecos e que o comprometimento instrumental junto ao afetivo contribuem para a manutenção dos servidores à esta organização.

Palavras-chave: Motivação. Fatores motivacionais. Comprometimento no trabalho.

INTRODUÇÃO

Uma das questões mais complexas de ser entendida na relação homem-trabalho reside no estudo dos motivos que as pessoas encontram para trabalhar. Compreender a motivação humana tem sido, portanto, um desafio para psicólogos, e várias teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que faz com que as pessoas atuem em benefício do alcance de seus objetivos. Analisando as pesquisas a respeito do assunto, percebe-se que ainda há confusão e desconhecimento sobre a motivação no âmbito profissional, apesar de ser um assunto aparentemente muito discutido.
A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica "o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano" (MAXIMIANO, 2000, p. 347). O comportamento humano é sempre motivado.
O tema deste estudo é a motivação e o comprometimento no trabalho. Pretende-se discutir a influência de um ambiente de trabalho não-saudável na manutenção da motivação e comprometimento da força de trabalho, problemática que se reflete tanto nas empresas privadas quanto no serviço público.
Gondim e Silva (2004) afirmam que os dirigentes das organizações anseiam por subordinados motivados com o seu trabalho, com a equipe e com a instituição a que pertencem. A premissa é a de que altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade.
Diante do exposto, a delimitação do tema que norteia este trabalho é "Motivação e comprometimento no trabalho em uma instituição pública". E o questionamento que provocou a realização deste estudo é: "O ambiente existente em uma instituição pública favorece a motivação e o comprometimento no trabalho?".
Neste contexto, tem-se como objetivo geral analisar se o ambiente em uma instituição pública estimula a motivação e o comprometimento no trabalho. E como objetivos específicos: identificar os fatores motivacionais existentes na organização e identificar os fatores de comprometimento no trabalho. Para alcançá-los, foi utilizado uma escala adaptada a partir de instrumentos já validados, aplicada em uma instituição pública.
A escolha desse tema se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre o comportamento organizacional num setor que vem progressivamente oferecendo mais perspectivas de inserção ao profissional de Psicologia Organizacional e do Trabalho. A escolha da instituição se deu em função da pesquisadora já ter estagiado no local, em 1993, quando observou que as pessoas que ali trabalhavam, de um modo geral, apresentavam envolvimento e comprometimento em desempenhar suas funções.
Para auxiliar a compreensão do assunto, este artigo está estruturado da seguinte forma: na primeira sessão será abordado o conceito de motivação, relacionando-o com o trabalho, além de uma breve revisão sobre as teorias de motivação; a segunda sessão compreende a temática do comprometimento no trabalho; na terceira sessão, contempla a metodologia adotada para a elaboração da pesquisa; na quarta sessão a apresentação e análise dos resultados e, por fim, nas considerações são sintetizadas as idéias principais dos autores interpretados e articuladas com os principais resultados da pesquisa do presente estudo.