A ciência da psicologia é repleta de teorias sobre motivação e produtividade que são relevantes no mercado de trabalho hoje. Esse conhecimento pode ser usado para motivar uma equipe, para aumentar a produtividade e ter uma força de trabalho satisfeita, enérgica e dedicada.

Um grande psicólogo americano, Abraham Maslow, ficou muito conhecido por desenvolver uma hierarquia de necessidades de Maslow, chamada de Hierarquia de necessidades de Maslow, que também se aplica à motivação de equipes. Abraham Maslow surgiu com uma pirâmide que descreve cinco necessidades humanas psicológicas. No fundo, a seção mais ampla e maior da pirâmide, temos necessidades fisiológicas. Se não temos água, comida e abrigo, vamos morrer. Uma vez que temos as nossas necessidades físicas atendidas, no entanto, existem outras necessidades para uma vida feliz e saudável.

O sentimento de segurança vem em seguida, depois, uma sensação de ser parte de uma comunidade. Em outras palavras, precisamos uns dos outros. Depois disso, precisamos de autoestima e, finalmente, auto realização. A auto realização é simplesmente a realização de todo o potencial de uma pessoa.

Aplicações no local de trabalho

Ter as nossas necessidades satisfeitas é uma grande motivação para a lealdade e a produtividade prosseguirem. Todos nós queremos trabalhar em um lugar para obter nossas necessidades físicas atendidas: ganhar dinheiro para trocar por produtos, comida, etc. E os líderes podem utilizar o resto da pirâmide para inspirar suas equipes.

Funciona a partir do estímulo de um sentimento de segurança na equipe, deixando que eles saibam que o líder aprecia seus esforços. Se eles cometem erros, precisam receber um apoio de aprendizagem para ajudá-los a corrigir os erros e tentar novamente. Ao fazer isso, um líder evita que um trabalhador se sinta inseguro e se pergunte se ele pode ser demitido - o que irá diminuir sua motivação e produtividade.

O trabalho não é um evento social, mas as pessoas que trabalham em conjunto podem ser amigas, ou pelo menos afetuosas. Se você estiver gerenciando uma equipe de trabalhadores, sabe que seu comportamento irá reproduzir, e você pode garantir o tratamento adequado do outro simplesmente por ser agradável com as pessoas.

Você não pode construir a autoestima dos trabalhadores xingando ou elogiando o que eles fazem. A chave é oferecer tanto elogios quanto críticas construtivas. Se eles fizerem algo ruim, é importante explicar como eles podem fazer isso melhor. Para a auto realização, é preciso considerar que os trabalhadores veem os seus postos de trabalho.