Silvane Mendes de Jesus

Sirlene Mendes Gomes

Resumo

A Motivação é fator essencial para que se manifeste a aprendizagem em sala de aula, pois os motivos podem iniciar, dirigir e integrar o comportamento de uma pessoa.

Também por meio da análise das teorias, ficou claro que o comportamento humano é causado por estímulos externos ou internos.

Portanto, este trabalho contribui para o campo de atuação dos profissionais da educação desde que entendam que motivar significa predispor o indivíduo à certo comportamento, sendo que para isso precisam conhecer seus alunos e utilizar de estratégias que atendam às expectativas de sua clientela.

Contudo, não significa que todos aprenderão tudo sem nenhuma dificuldade, pois cada aluno é um ser único e somos diferentes uns dos outros, além de existirem inúmeros fatores que influenciam na aprendizagem.

Desta forma o professor deve apresentar seus conteúdos ancorado aos conhecimentos de seus alunos, utilizando atividades significativas e ainda valorizando o empenho do educando fazendo-o perceber que é capaz.

Os eventuais fracassos devem ser analisados e se possível superados por meio de novas metodologias, fazendo com que todos reflitam sobre sua atuação, verificando se empenharam o suficiente para o sucesso pretendido.

A sala de aula deve ser um ambiente de reflexão, discussão e ação. Um espaço agradável e seguro que disponibiliza condições para os alunos manifestarem suas necessidades.

O professor é elemento importante no processo de motivação do aluno, pois sua figura pode transmitir segurança, reconhecimento e amizade e ainda, utilizando de sua criatividade, sensibilidade e competência pode implementar práticas educativas que favoreçam a participação do educando, enfatizando e valorizando o seu esforço.