E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 

A mordomia do tempo requer que saibamos aproveitar bem a vida que temos, vivendo de maneira agradável a Deus, com temor, sabedoria e paciência, reconhecendo Ele em todos os nossos caminhos.  Antes de tudo, quando se refere à mordomia do tempo é preciso que se faça estas perguntas:  como? Onde? Quando? De que maneira gastamos nosso tempo? Com certeza DEUS nos deu o tempo, e devemos administra-lo com sabedoria  (Sl 31.15; At 17.26) .

 É de nossa inteira responsabilidade administrar o tempo que é de DEUS e para ELE deve ser dedicado; pois O tempo é uma dádiva de Dele, Sl 90.12. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. ISTO SIGNIFICA  dar utilidade a cada dia vivido , de modo que nunca tenhamos o senso de perda, como nos relata a palavra em Jr 8:20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos 

Mordomo: é um administrador dos bens alheios; a palavra mordomo significa aquele que administra os bens de outrem; é alguém colocado com a responsabilidade de administrar ( uma propriedade, mansão ETC) cuidando para que cada pormenor não seja esquecido;  Ele naturalmente responde pela seguintes áreas: finanças, compras, empregados, manutenção, alimentação; o bom mordomo  desfruta da confiança de seu patrão, e mesmo na ausência cumpre com fidelidade e responsabilidade o seu papel fazendo com excelência as tarefas que lhe foram confiadas; ASSIM TAMBÉM SOMOS NÓS OS MORDOMOS DO SENHOR Jesus AQUI NA TERRA; para maior comodidade e administração o homem tem divido o tempo em, anos, meses, dias ,horas, minutos e segundos na tentativa de maneja-lo melhor, mas mesmo assim ee tem falhado porque acha que o tempo é Dele; Deus é o senhor do tempo e através da sua soberania Ele faz tudo como quer: Dn 2:21;

O que a Bíblia diz sobre mordomia?

"É o reconhecimento da soberania de Deus, e a aceitação do seu senhorio sobre tudo que possuímos ( ou tudo aquilo que ele nos permitiu adquirir". Veja; Depois de completar a obra da criação, Deus colocou o homem para cuidar do jardim (Gn2:15) Sendo seu administrador; Ele confiou a nós a administração de tudo que temos ou possuímos, ou pensamos ter, mas a grande realidade é que tudo pertence a ELE.

A Mordomia é a doutrina bíblica que reconhece Deus como criador, senhor e dono de todas as coisas.

Gn 1:1 - Deus criou os céus e a terra.

Sl 24:1 – do senhor é terra e sua plenitude, o mundo e seus habitantes.

Ag 2:8 - Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exército

Gn 1:27 - Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança.

At 17:28 - Em Deus vivemos, nos movemos e existimos.

1 Co 6:19,20 - Não somos de nós mesmos, mas de Deus,através do seu Espírito Santo que em nós habita, porque Ele nos comprou por alto preço.

1 Pe 1:18-21 –não  Fomos resgatados por coisas corruptíveis como prata e ou ouro mas pelo sangue precioso de Cristo.

Por isso a Mordomia requer responsabilidade: quando uma pessoa entrega a sua propriedade a outra pessoa, com toda certeza um dia será exigido um relatório de prestação de contas de sua administração. Uma dia também Deus nos pedirá conta de tudo quando Ele tem nos dado. E responsabilidade exige compromisso e fidelidade; 1ª Co 4: 2 Além disso requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel; isto quer dizer que devemos tomar sério a nossa responsabilidade e administrar com sabedoria o que Deus tem nos confiado.

 "O TEMPO."

Charles Chaplin

Para você perceber o valor de "um ano", pergunte a um estudante que repetiu o ano.

Para você perceber o valor de "um mês", pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente.

Para você perceber o valor de "uma semana", pergunte a um editor de um jornal semanal.

Para você perceber o valor de "uma hora", pergunte aos namorados que estão esperando para se encontrar.

Para você perceber o valor de "um minuto", pergunte a uma pessoa que perdeu um trem.

Para você perceber o valor de "um segundo", pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.

Para você perceber o valor de "um milésimo de segundo", pergunte a alguém que ganhou uma medalha numa Olimpíada. Então: Valorize cada momento que você tem! Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva, por isso é chamado PRESENTE.

Aproveite ao máximo este presente dado por Deus, pois o tempo caminha para frente, jamais voltará atrás.

Faça sempre o melhor que puder para que jamais se arrependa dos seus atos.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.

Teus passos ficaram. Olhes para trás... Mas vá em frente, pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.

Enquanto você não valorizar a si mesmo, você não valorizará o seu tempo. Enquanto você não valorizar o seu tempo, você não fará nada com ele. 
( Frases e Pensamentos de M. Scott Peck) Mensagem sobre Tempo

 . A nossa vida na Terra é passageira       É como a sombra - 1 Cr 29:15/ Como um palmo na sua extensão - Sl 39:4 e 5/   Como mensageiros apressados - Jó 9:25/     Como um vapor - Tg 4:14 

1-COMO USAR O TEMPO? 

Podemos usá-lo de forma positiva ou negativa. 

1. O uso negativo do tempo. 

a) É utilizar o tempo para coisas que não edificam isto fará diferença negativa em nosso relacionamento com DEUS. 
b) Desperdiçar o tempo com coisas fúteis, 2 Tm 2.16; Tg 5.7-11; Ef 4.29. O tempo não volta. Cada minuto perdido é tempo desperdiçado e irrecuperável. “Cada minuto de vida nunca é mais, é sempre menos”. Maltratar quem você ama, desprezar aqueles que te querem bem, não aproveitar as oportunidades; lembre-se; Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida

2. O uso positivo do tempo. 
a)Ser equilibrado, Fazer o bem - Gl 6:10, Lembrar-se de Deus - Ec 12:1
b) Planeje seu tempo. “Tudo tem o seu tempo determinado”, Ec 3.1. Sempre que alguém aprende a planejar seu tempo, este alguém se destaca, em sua vida, espiritual,  profissional, emocional, financeira na obra de DEUS e no seu poder. 
c) Cultive a pontualidade.  Em todos os seguimentos de sua vida “Não sejais vagarosos no cuidado”, Rm 12.11. A pontualidade indica caráter, honestidade e compromisso, com DEUS e valorização do outro que está à espera. 
d) Procure remir o tempo. Isto Não significa diminuí-lo, nem aumentá-lo. Mas; Medi-lo de forma que você possa encaixa-lo devidamente em cada atividade dentro de seu devido tempo;  e para que você tenha êxito peça ajuda ao  ESPÍRITO SANTO  e tenha esse fruto lindo que ele tem para nos dar que é o Domínio pró-pio. O tempo deve ser utilizado em favor, de nós mesmos, para outras pessoas, no que é proveitoso (Comer, Dormir, Trabalhar, divertir, Se relacionar no lar ou na Igreja ou compartilhando o evangelho, etc...);  e também devemos nos lembrar de que em primeiro lugar o nosso tempo é para DEUS. Não devemos ser escravos do tempo, mas submeter o tempo a nosso favor para que recebamos no futuro o prêmio pelo bom uso de nosso tempo. Sabendo que o tempo representa vida. Gl 6.9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. O homem nunca pode reclamar que ele não teve tempo ou oportunidade pois a bilbia diz que o tempo e a oportunidade pertencem a todos, Ec 9;11.

Mordomia da Família

A primeira instituição a ser criada por Deus foi à família.  Quando a família se desestrutura a sociedade sofre as consequências.  Nunca a família sofreu tanto como em nossos dias, pois o pecado em suas mais diversas formas tem ocupado os lares sem sofrer nenhuma resistência. Por isso devemos consagrar a nossa família ao senhor;

O que significa consagrar nossa família?

Significa, em primeiro lugar, colocar a família à disposição de Deus e oferecer oportunidade para que ela seja usada segundo a Sua vontade. Significa também procurar viver de acordo com os princípios da palavra de Deus; cada membro deve buscar a desempenhar o seu papel à luz das escrituras sagradas. O pai, a mãe, o filho cada um cumprido o seu papel só assim a família se tornará família. Neste mundo em que as coisas espirituais têm-se tornado algo secundário, é preciso dizer como Josué:"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". (Js 24:15). Dentro de uma família cristã os pais devem exercer o seu papel, consagrando seus filhos para o serviço do Senhor.  Isso aconteceu com Ana e Elcana, pais de Samuel (1Sm 1:23-29). Os pais devem também, como ato de consagração, ensinar os filhos os caminhos do Senhor, desde a mais tenra idade (Dt 6).  Consagrar nossa família a Deus significa fazer da família um farol, uma luz na propagação do evangelho. Ser mordomo em nossa família, consagrala ao Senhor, também significa que o nosso lar será colocado à disposição do serviço do Senhor, para a realização de cultos e estudos bíblicos.  No primeiro século as igrejas de Cristo se reuniam nos lares dos crentes (Rm 16:1-3). Os pais se constituem no lar como alicerces morais, espirituais; e é de responsabilidade dos pais; serem provedores; disciplinadores e edificadores de seus filhos nos caminhos do senhor, filhos que não são ensinados, disciplinados e refreados pelos pais, mais tarde os envergonharão e causarão sofrimentos a si mesmos. PV 22;6

 

Mordomia do Corpo -   (1 Co 6:19,20)

O corpo é a estrutura física do homem.  Este foi criado por Deus com um cuidado especial.  Ao criar as demais coisas, Deus disse: "Haja..." Quando, porém, criou o homem, formou-o do pó da terra e soprou-lhe nas narinas, dando assim o fôlego da vida (Gn 2:7).  O salmista Davi disse: "Eu te louvarei porque de um modo admirável e maravilhoso fui formado".(Sl 139:14)

Deveres para com o corpo

•§                     Alimento saudável

•§                     Higiene do corpo, da casa e das roupas assim evitando doenças

•§                     Visitas ao médico em caráter preventivo - vacinas, por exemplo, exames preventivos, etc. 

•§                     Descanso

•§                     Usar trajes santos (Sl 96:9)

•§                     Lazer (Lc 2:52)

•§                     Fugir da prostituição (1 Co 6:15-18, Ef  5:1-4 e Cl  3:5)

•§                     Não fazer uso dos inimigos do corpo: fumo, bebidas, drogas...etc

Cuidar do nosso corpo é um dever.  Deus escolheu fazer dele o seu templo, sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, sabendo que o nosso corpo não é nosso, mas de Deus.

 Pr Alécio/ICVV PRESIDENTE OLEGÁRIO MG