A Moralidade e suas Implicações no Desenvolvimento Infantil

 

No contexto escolar da educação infantil, passamos por fatores importantes ligados às condutas morais em seus âmbitos sociais. Uma atmosfera moral está intrinsicamente relacionada às condutas e normas utilizadas, considerando os interesses individuais. Paradoxalmente, as consequências das transgressões permissivas, por sua vez, resultam em experiências desastrosas de seus próprios atos.

Piaget (1977) afirma que a fonte da moral infantil é dupla. As crianças se veem obrigadas a estabelecer em suas relações normas que surgem das necessidades internas das interações sociais.

A moral heterônoma é estabelecida pelo adulto, quando submete a criança, pressão para o cumprimento das regras estabelecidas. Porem à medida que criança cresce e estabelece relações entre seus pares, seu juízo moral passa a uma visão mais ampla e crítica, onde levantar-se- às queixas sobre os desrespeitos ou as mudanças de regras.

A tendência é que não nos comportamos com nossos iguais, mas esperamos que eles o façam conosco. Por isso a sequencia de um desenvolvimento moral exige uma reflexão continua e caracterizada por princípios morais suficientes distintos necessários as relações sociais. Muitas vezes os adultos, geram controvérsias sobre suas ações de moral, fixando normas a serem seguidas pelas crianças, mas ignoradas por eles mesmos. Implantar valores é principalmente, compreender e respeitar os valores que norteiam as regras estabelecidas.

O progresso moral é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento, onde a atmosfera moral influi nas normas e valores que são transmitidos para as crianças. Normas rígidas e excessivamente autoritárias, ou permissivas tendem a provocar efeito contrário.

 Concluem que o tipo de experiência que as crianças vivem, influem em sue desenvolvimento moral, poderíamos dizer que uma interação baseada na comunicação, e sua razão de ser, promovem e estimula o desenvolvimento, tornando a criança um indivíduo crítico, que assume suas responsabilidades em uma sociedade democrática.